Fique atento: 7 eletrodomésticos que mais gastam energia elétrica na sua casa

A economia da eletricidade exige algumas mudanças de comportamento que não sacrificam o estilo de vida e conforto das famílias.

Com a conta de luz cada vez mais alta, algumas dicas para economizar energia elétrica são bem-vindas. Dessa maneira, é importante atenção a alguns aparelhos com consumo elevado, como trocar modelos de lâmpada. Sendo assim, confira 7 eletrodomésticos que mais gastam energia elétrica na sua casa.

Leia também

No geral, economizar na conta de energia elétrica diante de tantas bandeiras e tarifas extras permite usar o dinheiro para outras demandas, como na compra de bens de consumo e em outras contas familiares.

A conta de energia elétrica não tem cobrança de taxas extras desde o final da bandeira de escassez hídrica, que durou desde setembro de 2021 até meados de abril deste ano. De acordo com a Aneel, a bandeira verde é usada quando há condições favoráveis de geração de energia.

A classificação é realizada conforme produção de energia elétrica, que podem aumentar com a falta de chuva, por exemplo. Para o mês de novembro, a Aneel manteve a bandeira verde, que estava prevista desde abril de 2022.

7 eletrodomésticos que mais gastam energia elétrica

Hoje em dia, são muitos os aparelhos que compõem uma casa. Muitos deles foram criados com objetivo de dar mais comodidade e poupar o trabalho. No entanto, seu uso constante encarece a conta de energia elétrica. Caso queira diminuir o valor da conta, preste atenção nos seguintes eletrodomésticos:

  1. Chuveiro e torneira elétrica;
  2. Ar-condicionado;
  3. Computador;
  4. Fogão elétrico (cooktop);
  5. Geladeira e Freezer;
  6. Máquina de lavar roupa;
  7. Forno de micro-ondas.

Mesmo quando estão desligados, muitos equipamentos costumam gastar bastante energia apenas por estarem conectados. Assim, o ideal é deixá-los sempre desplugados, como no caso de carregador de celular, televisão, aparelhos de som e forno de micro-ondas.

Vale lembrar que, para novembro de 2022, a Aneel definiu que a conta de luz continuará cobrando apenas o nível de energia utilizada ao longo do mês.

Dessa forma, não há cobrança de tarifa extra, onde será mantida bandeira verde novamente. Isso quer dizer que a situação dos reservatórios hídricos está boa, segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico.

Como economizar energia elétrica?

Caso queira diminuir o valor da conta, listamos algumas boas dicas:

  • Lâmpadas acesas: muitas vezes, as pessoas têm mania de deixas as lâmpadas acesas, mesmo sem necessidade, durante o dia. Então a primeira dica é aproveitar a luz natural o máximo que puder;
  • Aparelhos com melhor desempenho: os aparelhos mais antigos costumam consumir mais energia, com menor desempenho. Assim, é interessante investir em eletrodomésticos mais modernos, com um aproveitamento maior;
  • Lâmpadas fluorescentes ou de LED: elas podem ser mais caras no mercado, mas oferecem maior durabilidade e desempenho. Conforme a Associação Brasileira de Importadores de Produtos de Iluminação, as lâmpadas fluorescentes e de LED reduzem os gastos com energia elétrica em até três vezes. Ambas tem uma duração que pode chegar ao dobro do tempo enquanto consomem metade da energia das lâmpadas tradicionais;
  • Banhos longos: o chuveiro elétrico é um dos principais vilões do consumo da energia elétrica. Em razão disso, é importante estipular um tempo máximo para o banho;
  • Uso do ar-condicionado: evite deixá-lo ligado durante todo o dia. Assim, programe-o para desligar no meio da noite, quando já o tempo já está mais fresco.

Leia também


você pode gostar também

Confira 9 profissões incríveis para quem é apaixonado por animais

Você gosta de bichos? Então, conheça nove profissões para quem é apaixonado por animais e decole rumo ao sucesso em sua carreira profissional.

Veja os Signos que não abrem mão da liberdade no dia a dia

Alguns signos do zodíaco precisam se sentir mais livres no dia a dia e nas relações, portanto não abrem mão do seu próprio tempo sozinhos.

Veja 3 truques infalíveis para cortar cebola sem chorar

A cebola cortada libera um tipo de ácido que acaba levando às lágrimas quem está cortando o alimento. Saiba o que fazer para evitar o choro.

É possível aumentar o limite de Pix no app do Nubank; veja como

Banco digital criou uma nova funcionalidade, permitindo que clientes façam ajustes em limites diários de transações feitas via Pix.

Estes 5 comportamentos comuns no trânsito podem render multa

Alguns motoristas têm atitudes que acabam gerando multas e notificações no trânsito. Veja os erros mais comuns e não reproduza mais.

15 palavras parecidas, mas com significados bem diferentes

As palavras parecidas que possuem significados bem diferentes fazem parte de uma categoria gramatical chamada parônimas, mas nem todos conhecem os usos e regras.