Estes 5 alimentos podem “roubar” o cálcio do corpo e você não sabia

A saúde dos ossos sempre deve ser levada em consideração para evitar futuros problemas. Por isso, confira cinco alimentos que podem “roubar” o cálcio do corpo.

Para garantir que o corpo se mantenha saudável, é essencial identificar quais hábitos alimentares fazem sentido para o dia a dia. Equilíbrio deve ser colocado como prioridade, já que não existem “vilões” para a nossa alimentação. Problema sempre será o excesso no consumo. Mas e em relação ao cálcio no corpo, existem alimentos que podem prejudicar a absorção recomendada?

Leia também

A saúde dos ossos sempre deve ser levada em consideração para evitar futuros problemas, ainda mais quando é possível prevenir condições de enfermidade. Inclusive, determinados alimentos podem sim reduzir a absorção satisfatória do cálcio no corpo e, por isso, é importante evitar excessos no dia a dia.

Em nossa matéria, você confere cinco alimentos que, se consumidos com frequência e de maneira exagerada, podem “roubar” o cálcio do corpo. Lembrando que o texto a seguir tem caráter meramente informativo. O ideal é marcar uma consulta com nutricionista para obter prescrições e/ou dietas eficazes.

Alimentos que podem “roubar” o cálcio do corpo

Em linhas gerais, a grande recomendação é evitar o consumo de alimentos ricos em cálcio paralelamente aos ingredientes que dificultam a absorção do nutriente. Não adianta, por exemplo, ingerir uma refeição repleta de semente de linhaça se você for beber refrigerante logo em seguida, não é mesmo?

A chave sempre será o equilíbrio. Chá preto, alimentos industrializados e ricos em ferro, dessa forma, não poderão ser consumidos junto aos ingredientes que são conhecidos por possuírem muito cálcio. Até porque isso, de fato, poderia prejudicar a absorção do nutriente que é essencial para o corpo.

1. Refrigerante

Como esperado, o refrigerante pode afetar a absorção de cálcio por ser rico em fósforo. Isso faz com que ocorra o aumento da liberação do paratormônio. Se ele estiver elevado, o cálcio se movimenta rumo à corrente sanguínea.

E os ossos? Ficam à deriva e não recebem a atenção desejada. É claro que você pode consumir refrigerante, só seria interessante evitar o excesso e, além disso, não beber o produto paralelamente a outros ingredientes ricos em cálcio.

2. Café

Sim, o café também prejudica a absorção do cálcio no corpo. Refrigerantes e chás que possuem cafeína, dessa maneira, também devem ser consumidos com moderação pelo mesmo motivo. Tudo bem beber sua xícara de café, só evite o consumo exagerado para que a sua saúde continue em dia.

Lembre-se de consultar um nutricionista para identificar como o consumo da bebida está afetando o seu corpo de maneira geral.

3. Chocolate

O chocolate, assim como o refrigerante, também possui cafeína em sua composição. Coma o seu doce sem peso na consciência, mas fique atento à quantidade diária e opte por aqueles que contam com alto teor de cacau.

Mesmo que a absorção do cálcio continue sendo prejudicada, estes tipos de chocolate possuem ação antioxidante, o que ameniza os efeitos no corpo.

4. Sal

Sal é basicamente feito de sódio. Esse mineral é responsável, inclusive, por aumentar a eliminação de cálcio por meio da urina. É interessante ficar atento à quantidade de sal que você coloca nas refeições, optando por incluir outros temperos para complementar o sabor das receitas.

Dica de sucesso: você realmente precisa colocar sal nas saladas? Talvez, valha a pena reconsiderar isso.

5. Ferro de maneira exagerada

O ferro e o cálcio são absorvidos de maneira bem parecida. Não obstante, o primeiro mineral segue sendo importante para a formação de células sanguíneas e, além do mais, ajuda a transportar o oxigênio no corpo. O problema reside na quantidade.

Se há mais ferro do que cálcio no corpo, o que acontece? Ocorre uma certa desvantagem em relação aos segundo nutriente. Geralmente, é bem difícil que isso de fato aconteça porque, em grande parte de nossas refeições, existe mais cálcio do que ferro.

Leia também


você pode gostar também

Manutenção barata: 5 carros que gastam pouco na hora da revisão

Pretende comprar um veículo, mas não quer gastar muita grana na hora das revisões preventivas na concessionária? Conheça cinco carros com manutenção barata e acerte em cheio na escolha.

Novas profissões: confira 7 empregos que não existiam há duas décadas

A era digital abriu portas a profissões associadas a novas formas de viver e relacionar-se no mundo; confira algumas delas que não existiam há alguns anos atrás.

Ano de 2023 terá quantos feriados nacionais? E quais deles vão ser prolongados?

O ano de 2023 terá muitos feriados prolongados e apenas um caindo no meio da semana. Confira o calendário de feriados e programe suas folgas.

Estes são os 30 nomes mais bonitos do mundo, segundo a ciência

Um estudo realizado pela Universidade de Birmingham descobriu que existem nomes cujo som é harmonioso ao ouvido humano e assim listou os nomes mais bonitos que existem.

Confira as 5 causas mais comuns para as crises no relacionamento

As causas mais comuns para as crises no relacionamento podem ser responsáveis pelo fim de muitos, mas existem formas de contorná-las.

7 profissões que não precisam de faculdade e você ainda não conhecia

Se você almeja uma carreira de sucesso, mas não tem diploma universitário, conheças as profissões que não precisam de faculdade e que podem ser rentáveis.