Ser feliz no trabalho é uma busca que muitos de nós empreendemos. Felizmente, estudos científicos têm apontado várias maneiras de alcançar esse estado de satisfação e bem-estar.
Isso ocorre porque a infelicidade no âmbito profissional pode se refletir em nossa vida como um todo.
Com efeito, saber quais são as estratégias que proporcionam benefícios à saúde mental no ambiente de trabalho pode ser fundamental para uma rotina leve e gratificante.
4 segredos para ser mais feliz no trabalho
1. Organize seu espaço
Ao fazer isso, você criará um ambiente mais agradável que pode aumentar seu conforto e felicidade.
Um estudo publicado no Journal of Experimental Psychology revelou que funcionários encorajados a personalizar seus espaços de trabalho podem ser até 32% mais produtivos do que os que não personalizam.
A personalização do espaço de trabalho não só reflete a identidade do trabalhador, mas também pode contribuir para uma maior eficiência e satisfação no trabalho.
2. Priorize as tarefas difíceis
No trabalho, é essencial lembrar que, apesar da importância dos intervalos para descanso e lazer, o foco principal deve ser a conclusão das tarefas.
Uma pesquisa da Penn State University sugere que, ao se deparar com duas tarefas de níveis de dificuldade distintos, é mais eficaz iniciar pela mais desafiadora para assegurar que ambas sejam concluídas com sucesso.
Essa abordagem, além de ajudar a otimizar o desempenho e garantir que os objetivos sejam alcançados de maneira eficiente, pode trazer mais satisfação e motivação para a rotina no trabalho.
3. Encontre um sentido no que faz
Sentir que o trabalho tem um propósito e gera impacto positivo é essencial para a felicidade no ambiente profissional.
Um estudo de Amy Wrzesniewski, da Universidade de Yale, revelou que trabalhadores que veem seu trabalho como uma missão de vida são mais satisfeitos e produtivos.
A análise de dados de milhares de trabalhadores mostrou que aqueles com uma visão vocacional do trabalho superam em comprometimento e desempenho aqueles que trabalham apenas por remuneração.
Essa percepção de significado não só eleva a felicidade dos funcionários, mas também melhora sua saúde mental e física, criatividade e disposição para colaborar.
Com efeito, empresas que nutrem essa visão de propósito entre seus colaboradores tendem a ser mais bem-sucedidas.
4. Demonstre gratidão
A gratidão no local de trabalho pode levar a níveis mais altos de felicidade e bem-estar emocional, conforme descoberto por uma pesquisa publicada na revista Frontiers.
Esse hábito não só beneficia as organizações, mas também melhora o bem-estar individual. Sentir-se grato pode intensificar experiências positivas, reduzir o estresse, fortalecer conexões e aumentar a resiliência.
Além disso, manter um registro de gratidão pode elevar a satisfação geral, tanto profissional quanto pessoal, promovendo um clima positivo e colaborativo.
Adicionalmente, valorizar as contribuições dos colegas pode fortalecer os laços da equipe e fomentar a produtividade.
Bônus: Mantenha conexões significativas
Por fim, a verdadeira satisfação no trabalho vai além de encontrar o emprego perfeito; reside nas relações que cultivamos.
Pesquisas mostram que a felicidade profissional está mais ligada às pessoas com quem trabalhamos do que às tarefas que realizamos. Relacionamentos fortes no trabalho aumentam a satisfação, o envolvimento e a produtividade.
Isso significa que alinhar nossos valores e objetivos com colegas que compartilham nossa visão cria um senso de pertencimento e camaradagem.