Ciência explica: 4 maneiras de ser mais feliz no trabalho

Ser feliz pode parecer um desafio nos dias atuais, mas evidências científicas revelam que é possível administrar a felicidade tanto na vida quanto no trabalho.

O trabalho é uma parte importante da nossa vida, mas nem sempre é fácil encontrar satisfação e alegria nele.

continua depois da publicidade

Muitas vezes, enfrentamos estresse, frustração, tédio ou desmotivação em nossa rotina. 

Felizmente existem algumas estratégias, baseadas em evidências científicas, que ajudam a aumentar o seu bem-estar e a sua felicidade no âmbito profissional, confira abaixo.

4 formas de ser mais feliz no trabalho

Leia também

1. Tenha um trabalho significativo 

Uma das principais fontes de felicidade no trabalho é sentir que o seu esforço tem um propósito, um impacto positivo na sociedade ou na vida de outras pessoas. 

continua depois da publicidade

Conforme um estudo conduzido por Amy Wrzesniewski, da Universidade de Yale, você será mais feliz em um cargo se achar que ele é significativo. 

Os pesquisadores analisaram dados de mais de 6 mil trabalhadores nos Estados Unidos e o resultado foi surpreendente. 

Aqueles que consideravam sua profissão como uma vocação, tinham mais satisfação, comprometimento e desempenho do que aqueles que viam o seu trabalho como apenas uma fonte de renda.

Em outras palavras, foi visto que funcionários que encontram significado no que fazem não só são mais felizes, mas também têm uma vida melhor em várias áreas. 

continua depois da publicidade

Eles também tendem a ser mais produtivos em todos os sentidos, bem como são mais criativos, dedicados e esforçados. 

Além disso, são mais inclinados a ajudar colegas e a empresa, têm melhor saúde mental e física, e são menos propensos a querer sair do emprego ou se sentirem inseguros nele. 

Consequentemente, empresas com colaboradores que têm um propósito claro tendem a ser melhores em geral.

2. Conecte-se com as pessoas 

Outra forma de ser mais feliz no trabalho é cultivar bons relacionamentos com os seus colegas, chefes, clientes e parceiros. 

continua depois da publicidade

Ter uma rede de apoio social neste ambiente pode reduzir o estresse, aumentar a confiança, a cooperação e motivação. 

Além disso, interagir com pessoas que você ainda não conhece bem pode trazer benefícios para o seu humor e para a sua inovação. 

Um estudo da Universidade de Chicago mostrou que, quando as pessoas se relacionavam com estranhos, eram mais propensas a ter felicidade e experiências proveitosas. 

Portanto, não se isole no trabalho, mas busque se comunicar, se aproximar e se ajudar com as pessoas que fazem parte do seu contexto profissional.

3. Defina e alcance metas

Sentir-se bem consigo mesmo vem de alcançar objetivos, fazer progresso em seu trabalho e ter vontade própria para chegar lá. 

Quando você cumpre suas metas, isso traz felicidade porque você pode se sentir orgulhoso do que realizou.

Além de ter um grande objetivo na vida profissional, é importante definir metas menores que você possa alcançar logo e sentir-se realizado. 

Pode ser terminar um curso sobre algo que você quer aprender mais, fazer mais conexões no trabalho, entregar um projeto no prazo ou ajudar um colega.

Segundo um estudo de 2002 de Locke e Latham, estabelecer metas afeta sua motivação e emoções positivas. 

Porém, é fundamental escolher metas que estejam alinhadas com seus valores e sonhos, e que o motivem internamente, em vez de apenas por recompensas externas, como dinheiro ou promoções.

4. Use o que você tem de melhor 

Por fim, você deve usar os seus talentos, as suas forças e as suas paixões no seu dia a dia para ser mais feliz no trabalho. 

Pesquisadores da Universidade de Michigan revelaram em uma investigação científica que as pessoas que usavam as suas forças de caráter no ambiente laboral tinham mais emoções positivas, mais satisfação e mais desempenho do que as que não usavam.

As forças de caráter são traços positivos da personalidade, como a criatividade, a curiosidade, a bondade, a persistência, o humor, entre outros. 

Compartilhe esse artigo

Leia também

Concursos em sua
cidade