4 regras de etiqueta que você quebra sem perceber

Muitas vezes, nosso comportamento vai totalmente contra ao conjunto de regras e nem nos damos conta disso. Saiba mais.

A etiqueta, muitas vezes vista como um conjunto de regras rígidas/formais, molda a maneira como interagimos uns com os outros. Embora possa parecer complexa de relance, ela conta com uma base simples: promover a cortesia, o respeito e a harmonia nas interações sociais.

continua depois da publicidade

Antes de mais nada, é importante frisar que a etiqueta correspondem a padrões de comportamento que não necessariamente precisam ser seguidos à risca. Tudo depende do contexto e da importância das regras para atingir objetivos específicos, no final das contas.

Mas a realidade é só uma: muitas vezes, nosso comportamento vai totalmente contra ao conjunto de regras e nem nos damos conta disso. São pequenos detalhes que podem, por exemplo, fazer a diferença em provas orais de concurso ou reuniões decisivas de trabalho.

Pensando nisso, reunimos algumas regras de etiqueta que são geralmente quebradas no dia a dia e você nem percebe isso na momento em que acontece. Compartilhe a matéria com amigos e familiares para que mais pessoas fiquem por dentro deste universo de regras e padrões.

continua depois da publicidade
Leia também

Regras de etiqueta que quebramos com muita frequência

1. Presente dado para o anfritrão

Quando somos convidados para uma reunião importante na casa de alguém, por exemplo, geralmente levamos um mimo para compartilhar com o anfitrião. Muitas pessoas acham que o presente realmente deve ser aberto e usado por todos os que estão no evento, certo?

Bom, errado. O agrado dado para o anfitrião deve ser experienciado somente por ele mesmo. É claro que fica à critério do presentado, mas compartilhar o mimo entre todos não é uma regra de etiqueta - a vontade do anfitrião deve ser respeitada dentro deste contexto.

continua depois da publicidade

2. Escolher o cardápio

É comum que selecionamos exatamente o que queremos comer em restaurantes, não é? Mas, de acordo com as regras de etiqueta, não é interessante fazer isso quando você for convidado por alguma pessoa - ainda mais se ela estiver pagando pela refeição.

Seguir o cardápio selecionado pelo anfitrião é a coisa mais respeitosa a ser feita.

3. Anúncio direto sobre idas ao banheiro

Não é necessário informar que você está indo ao banheiro quando se levantar de mesas de restaurantes, festas e demais eventos. De acordo com as regras de etiqueta, não há a necessidade de informar o que você irá fazer: basta pedir licença para se ausentar temporariamente.

continua depois da publicidade

Pode até parecer meio estranho, não é? Já que tende a ser interessante informar o que você vai fazer em vez de simplesmente levar da mesa e sair do nada. No entanto, algumas coisas não precisam ser ditas diretamente. O seu trajeto, por si só, "contará a história" necessária.

4. Sobre os cortes de alimentos durante alguma refeição

Para facilitar a vida, muitas pessoas optam por cortar todos os alimentos presentes no prato antes de levá-los à boca. Isso não é bem uma regra de etiqueta, já que o ideal é sempre separar e cortar apenas aquela porção que será ingerido de maneira imediata.

Cortar um pedaço de cada vez, e com calma, é considerada uma prática respeitosa e elegante, ainda mais se você estiver em uma reunião formal. Leve isso em conta quando for para um evento nas próximas semanas.

Compartilhe esse artigo

Leia também

Concursos em sua
cidade