Ar-condicionado: veja para que servem as funções FAN e DRY

As funções do ar-condicionado podem confundir as pessoas por conta da disposição das palavras no controle remoto, principalmente quando se trata do FAN e DRY.

O ar condicionado é um aparelho que realiza o tratamento do ar no interior de espaços fechados. Neste sentido, existem diversas funções sobre esse dispositivo que muitas pessoas não entendem. Sobretudo, a disposição do FAN e DRY no controle remoto pode criar confusões nos consumidores.

No geral, o tratamento de ar realizado pelo ar condicionado afeta as condições de umidade, limpeza, temperatura e também de circulação dentro do ambiente. Por conta disso, esse eletrodoméstico possui funções relativas ao aquecimento, umidificação, renovação, ventilação e até filtragem do ar.

Alguns modelos especiais incluem a função de arrefecimento, desumidificação e pressurização. Basicamente, esses processos são alcançados por meio da tecnologia de condicionamento de ar que faz parte dos aparelhos AVA. Ou seja, aparelhos que trabalham no aquecimento e ventilação. Saiba mais a seguir:

Para que servem as funções FAN e DRY?

Em primeiro lugar, as funções FAN e DRY do ar condicionado afetam a qualidade e o estado do ar no ambiente, como explicado anteriormente. Neste sentido, a função FAN parte de uma palavra do inglês para designar o ventilador, enquanto substantivo, e o ato de ventilar, enquanto verbo.

Por isso, essa funcionalidade não causa mudanças diretas na temperatura do ambiente. Em outras palavras, a função FAN é para acionar o ar condicionado enquanto um ventilador, expelindo vento, mas sem climatizar. Além disso, alguns aparelhos permitem que o consumidor controle a velocidade do vento.

Por meio do Fan Speed, ou velocidade do vento, pode-se definir a intensidade e volume do ar expelido. Curiosamente, o Fan Speed funciona também para outras funções, pois quando o aparelho está climatizando é possível controlar a intensidade e quantidade de vento frio saindo o dispositivo.

Por outro lado, a função DRY refere-se à retirada de umidade do ambiente. Basicamente, parte da palavra em inglês para secar, ou seca enquanto adjetivo. Neste caso, o ar-condicionado atua retirando a umidade local para que o ambiente fique mais fresco, pois o ar se torna refrescante no momento da redução.

Em alguns dispositivos, essa função não está disponível explicitamente no controle, mas pode ser ativada no menu de modos do aparelho. Comumente, o ícone que aparece para essa funcionalidade é o desenho de uma gota d’água.

E para que servem as outras funções do ar condicionado?

A princípio, a função mais comum do ar condicionado é a de climatizar o ambiente. Por meio do Cool, que significa frio quando traduzido do inglês, o usuário pode ativar o eletrodoméstico para resfriar o espaço.

No geral, é sinalizado por um desenho de um floco de gelo, para simbolizar o resfriamento. Porém, tende a aparecer de maneira preponderante nos controles remotos por conta da frequência no uso.

Em contrapartida, a função Heat é muito utilizada no inverno, e desempenha o papel oposto do Cool. A palavra no inglês significa calor, ou quente, e o uso no ar condicionado indica que o aparelho será utilizado como um aquecedor quando a funcionalidade for ativada pelo consumidor.

Contudo, o Heat está disponível em modelos específicos que possuem quente-frio como possibilidades. No geral, é mais comum que as residências em regiões mais frias tenham um aquecedor próprio e distinto, de alta potência para os dias de inverno.

Por fim, a função Auto refere-se à automatização do ar-condicionado. Neste caso, o aparelho ajustará por conta própria a temperatura do ambiente até um nível médio, agradável. Para isso, a velocidade do tempo e a temperatura da climatização serão regularizadas até alcançar o marco de 23 ºC,

Ainda que seja possível indicar que o ar-condicionado no modo refrigeração ou aquecimento chegue a 23ºC, existe uma diferença com o modo automático.

Sobretudo, a função Auto faz com que o ar-condicionado funcione sem considerar uma ação específica. Ou seja, pode baixar ou elevar a temperatura para além dos limites do modo Cool e Heat.

Leia também

você pode gostar também

Por que os palitos de pirulito têm um pequeno furinho na ponta?

Sempre fez questão de aprimorar os seus conhecimentos e tem a curiosidade aguçada, concurseiro? Então, descubra para que serve o furinho na ponta dos palitos de pirulito.

Entenda de onde surgiu o “sentido horário” dos relógios

Você já se perguntou por que o relógio gira em sentido horário? Este é um padrão que vem de relógios de sol antigos. Leia e entenda a seguir.

Afinal, qual é a verdadeira diferença entre poema e poesia? Entenda aqui

Apesar de parecerem idênticos, o poema e a poesia possuem algumas diferenças vitais, e que são de conhecimento essencial no mundo literário.

Grampeador tem função “secreta” que muitas pessoas ainda não conhecem

Embora todos nós usemos um grampeador de vez em quando, você provavelmente não conhece este tipo de uso secreto para ele.

15 nomes antigos que voltaram a ser populares no Brasil

Alguns dos nomes retrôs são muito populares hoje em dia no Brasil, sejam femininos ou masculinos. Confira alguns deles abaixo.

Como começar a empreender? Veja 7 dicas para ter um negócio de sucesso

Está querendo começar a empreender em 2023 e pretende alcançar o êxito profissional? Fique por dentro de sete dicas para ter um negócio de sucesso.