Milhares de concurseiros se esforçam para aprender o conteúdo exigido pelas provas do edital, mas acabam percebendo que a evolução do aprendizado não foi satisfatória. Sabe por que isso acontece? Exatamente pela falta do uso do modo focado e difuso que trabalham em sintonia e fazem parte do funcionamento do seu cérebro. Continue a leitura que vamos te explicar do que se trata, para que você aprenda a estudar da forma correta.
O que é o modo focado?
Essa abordagem é primordial para que todo o processo de aprendizagem seja bem mais eficiente no dia a dia, já que envolve a resolução de problemas. O modo focado é bastante usado na hora de aprender diversos tipos de assunto e a concentração é a sua principal premissa.
Quando o nosso cérebro está usando o modo focado, os pensamentos possuem uma maior clareza e objetividade, já que ele faz o uso de uma metodologia racional, analítica e sequencial.
O principal objetivo é adotar um padrão de pensamento bem mais eficiente, o que pode turbinar o seu aprendizado.
Como funciona o modo focado?
As principais características que permeiam o modo focado do nosso cérebro são:
- Avaliar;
- Controlar;
- Equacionar;
- Decidir;
- Investigar;
- Planejar;
- Diagnosticar;
- Mapear.
Geralmente, costumamos usar o modo focado para aprender, ter uma maior concentração (foco) e compreensão do conteúdo.
Por exemplo, se você precisa encontrar uma solução para um determinado problema matemático ou resolver uma questão de qualquer área do conhecimento, se o seu cérebro estiver no modo focado, as chances de você conseguir serão maiores.
O motivo é simples. Quando o seu cérebro está mais focado em resolver algo, ele procura formas mais rápidas e, muitas vezes, usa alternativas já conhecidas e semelhantes para encontrar a solução. Para ele, é como se existisse um único caminho, entende?
Como aplicar o modo focado?
Siga as nossas dicas abaixo para deixar a sua mente sempre mais focada:
- Aplicar a escuta ativa;
- Criar mapas ou conexões mentais;
- Colocar em prática todas as características do modo focado;
- Fazer e responder perguntas;
- Livrar-se de todos os tipos de distrações;
- Não desviar o pensamento enquanto estiver concentrado nos estudos.
O que é o modo difuso?
O pensamento humano é poderoso. Por isso, ele consegue fluir livremente por diversas áreas até encontrar uma solução para as questões do cotidiano. O modo difuso nada mais é do que o processo de relaxamento ou repouso neural, ou seja, é quando o nosso cérebro está no “modo relaxado”.
Além disso, o modo difuso permite uma visão panorâmica de uma determinada situação, faz conexões neurais de maneira inconsciente, aborda novos conceitos e amplia a nossa capacidade de criação.
Mas como funciona o modo difuso?
As principais características que faz menção ao modo difuso do nosso cérebro são:
- Contemplar;
- Cantar;
- Meditar;
- Exercitar;
- Dançar;
- Andar;
- Jogar;
- Ler.
O mais interessante é que o modo difuso funciona usando uma parte do subconsciente humano para encontrar saídas ou soluções viáveis por meio dos conhecimentos que você adquiriu ao longo da vida. O modo difuso literalmente “pula” de ideia em ideia, sempre baseando em conceitos já previamente definidos em sua mente.
Para o concurseiro entrar no modo difuso é preciso que a sua mente esteja totalmente relaxada e livre de preocupações.
Depois dessa sessão “detox”, ele deve direcionar o seu cérebro para o modo focado. Em suma, a melhor forma de ativar o modo difuso é deixar o que te preocupa (ou o problema) de lado por um determinado período de tempo.
Como aplicar o modo difuso?
Agora que você conheceu o método difuso, saiba como colocá-lo em prática e aprimore o seu aprendizado para as provas do concurso:
- Faça pausas regulares durante os estudos (recomenda-se uma pausa de 15 minutos a cada duas horas);
- Nos intervalos dos estudos, faça uma pequena caminhada pelo jardim e sempre respirando profundamente, para oxigenar o cérebro;
- Não seja sedentário, já que a falta de atividades físicas aeróbicas pode prejudicar o seu desempenho nos estudos;
- Adquira o hábito da leitura constante, já que esse processo estimula mais o cérebro;
- Pratique meditação.
Entendeu agora a diferença entre modo focado e difuso? Vale ressaltar que é fundamental saber gerir o seu tempo entre ambos os modos. Lembre-se de que o modo difuso pode encontrar uma solução para um problema criado no modo focado. Dessa forma, tire o máximo de proveito da sua mente com esses dois aliados.