Como manter a memória ativa? Veja 7 dicas que realmente funcionam

A memória é um recurso que pode ser exercitado ao longo da vida, através de dicas e ferramentas simples que desaceleram a degradação natural dessa função cerebral.

Do ponto de vista biológico, a memória é o mecanismo cerebral que permite adquirir, armazenar, processar e recuperar informações disponíveis, tanto internamente quanto externamente. Nesse sentido, envolve o processamento de experiências, demandando grande energia mental.

Como consequência, é natural que a memória se degrade com o tempo, assim como outras funções orgânicas conduzidas pelo cérebro. Apesar disso, existem práticas que podem ajudar a desacelerar esse processo e manter a memória ativa, também prevenindo enfermidades como Alzheimer. Confira-as a seguir:

7 dicas para manter a memória ativa

1) Faça atividades físicas

A atividade física estimula a formação de novos neurônios, e também desenvolve as respostas cardiovasculares, o que auxilia no bom fluxo sanguíneo para o cérebro. Ademais, estima-se que o exercício regular aumente o volume do hipocampo, responsável pelo armazenamento e processamento de memórias.

No geral, práticas como corrida e natação, combinadas com exercícios como musculação ou pilates são catalisadores de mudanças positivas no organismo. A princípio, uma hora de exercício por dia pode trazer grandes benefícios para o corpo e a mente.

2) Exercite a sua mente

Além das práticas para o corpo, uma forma de manter a memória ativa é exercitar o cérebro. Sobretudo, jogos como xadrez, sudoku ou palavras cruzadas estimulam o raciocínio lógico, a memória, os cinco sentidos e outras funções básicas para manter o sistema nervoso em atividade.

Nesse caso, até os jogos de videogame ou jogos digitais podem ajudar, desde que não haja excesso e estímulos que causem fadiga mental.

3) Realize leituras

A leitura é uma das principais ferramentas para exercitar a mente, pois demanda diferentes habilidades como interpretação, cognição, memória e imaginação.

Desse modo, uma forma de manter a memória ativa é utilizar leituras desafiadoras, como em outros idiomas, para estimular o cérebro a encontrar novas formas de criar sentido.

4) Tenha uma alimentação balanceada

O alimento é o combustível do corpo e da mente, pois é através das substâncias e nutrientes que conseguimos abastecer o organismo para continuar trabalhando corretamente.

Nesse sentido, uma dieta balanceada, com carboidratos, fibras, proteínas e gorduras boas permite com que o cérebro atue de maneira equilibrada.

5) Opte por boas noites de sono

No geral, o sono é o momento em que o cérebro consolida todos os processos realizados ao longo do dia, incluindo o que diz respeito à memória.

Portanto, um sono tranquilo, com horas suficientes e sem interrupções permite com que a mente armazene as informações adquiridas e garante a funcionalidade desse órgão no dia seguinte.

6) Evite o estresse

O estresse é um dos maiores inimigos da memória e de um cérebro saudável, pois degrada as funções orgânicas enviando uma série de sinais de perigo, atenção e cansaço. Como consequência, surge a dificuldade de se concentrar, retendo informações e novas experiências.

7) Visite o médico regularmente

Além de todas essas dicas, as visitas regulares aos médicos permitem a identificação precoce de possíveis problemas à memória e à saúde cerebral. Portanto, consultas anuais e exames rotineiros são fundamentais para garantir a longevidade das funções mentais.

Leia também

você pode gostar também

13 plantas que podem trazer proteção espiritual e sorte para dentro de casa

Existem plantas que quando dentro de casa, podem trazer proteção espiritual e sorte. Confira as espécies mais indicadas para fazer aquela limpeza no ambiente.

‘Venho por meio deste’: Usar essa expressão em correspondências é correto?

"Venho por meio deste" é uma expressão consideravelmente popular quando se trata de enviar correspondências. Mas a estrutura é ou não correta?

O que a inicial do seu nome diz sobre a sua personalidade? De N a Z

Se você é daqueles concurseiros que procuram maneiras de aprimorar ainda mais o autoconhecimento, chegou a hora de descobrir o que a letra inicial do seu nome revela sobre a sua personalidade.

8 profissões com vagas sobrando por falta de mão de obra

As profissões com vagas sobrando por falta de mão de obra são oportunidades para crescimento no mercado de trabalho aos profissionais que estão procurando uma boa remuneração e benefícios compatíveis.

15 nomes que têm origem germânica e você não fazia ideia

Está pensando em ter filhos no futuro, concurseiro? Então, chegou a hora de conhecer 15 nomes que têm origem germânica.

5 utilidades do limão que você não sabia que existiam

Descubra como o limão pode ser um grande aliado em diversas situações do dia a dia com estas 5 utilidades que talvez você ainda não conheça!