Em primeiro lugar, os 15 países que falam a Língua Portuguesa além do Brasil são agregados por conta da colonização de Portugal. Ou seja, passaram pelo processo de invasão e domínio de longa duração por parte do país europeu. Como consequência, adquiriram uma série de costumes, o que inclui a linguagem.
Neste sentido, a Língua Portuguesa nessas nações varia de acordo com um conjunto de valores. Porque a colonização portuguesa impôs costumes europeus em comunidades com tradições próprias, o idioma foi adaptado com as línguas tradicionais dos povos nativos.
Além disso, a presença posterior de imigrantes, como aconteceu no Brasil, causou ainda mais mudanças na Língua Portuguesa europeia. Por conta disso, os sotaques, dialetos e regionalidades surgem, o que explica a diferença do português brasileiro com o português lusitano.
Mais ainda, é essa diferenciação causada pela adaptação cultural que cria tantas formas de se comunicar com um mesmo idioma. Sendo assim, a Língua Portuguesa falada no Sul do Brasil não é a mesma do Nordeste, ainda que tenha diversas semelhanças. Saiba mais a seguir:
Quais são os 15 países que falam a Língua Portuguesa além do Brasil?
A Comunidade dos Países da Língua Portuguesa (CPLP) é uma organização internacional formada por países de origem lusófona do mundo. Neste sentido, garante o aprofundamento da relação e da cooperação entre os membros, por meio da unificação causada pelo idioma.
Com criação em julho de 1996, é financiada principalmente por meio do orçamento de um Secretariado Executivo, mas custeado com contribuições obrigatórias de cada nação que participa da Comunidade. Sendo assim, os 15 países que falam a Língua Portuguesa, membros da CPLP são:
- Brasil, na América
- Angola, na África
- Cabo Verde, na África
- Guiné-Bissau, na África
- Guiné Equatorial, na África
- Moçambique, na África
- São Tomé e Príncipe, na África
- Timor-Leste, na Ásia, na África
- Portugal, na Europa, na África
Além desses países, existem outros locais em que a Língua Portuguesa é falada. Porém, não é o idioma oficial, pois se tratam de nações que passaram pela colonização portuguesa ou possuem proximidades culturais com as regiões que utilizam essa linguagem. São eles:
- Macau, na China;
- Damão e Diu, na União da Índia;
- Goa, na Índia;
- Malaca, na Malásia;
- Ilha das Flores, na Indonésia/
- Batticaloa, no Sri Lanka;
- Ilhas ABC, no Caribe;
- Uruguai;
- Venezuela;
- Paraguai;
- Guiana;
Qual é a origem da Língua Portuguesa?
De acordo com a definição, a Língua Portuguesa é uma língua indo-europeia romântica, flexiva e ocidental. Desse modo, surgiu por conta do Galego-português, um idioma falado especificamente no Reino da Galiza, e também no norte de Portugal.
Porém, a criação do Reino de Portugal a partir do ano de 1130, e a consequente expansão para o sul após o período da Reconquista também causou a difusão do idioma. Sendo assim, as terras conquistadas passaram a adotar a Língua Portuguesa por consequência do domínio imperial ao longo do séculos.
A partir do período das Grandes Navegações, entre o século XV e o início do século XVII, houve uma propagação ainda maior da Língua Portuguesa no mundo, em especial nas nações da América e da África. Além da utilização nas regiões invadidos por europeus, diversos governantes locais passaram a adotar o idioma para dialogar com outros líderes colonizadores.
Por conta disso, estima-se que a Língua Portuguesa também influenciou outros idiomas, tanto na Ásia quanto em outros pontos da América do Sul. Apesar disso, estima-se que somente o Brasil e Portugal possuam o português como língua primária, ainda que as regiões citadas anteriormente tenham o idioma como língua oficial.
Atualmente, a Língua Portuguesa possui cerca de 250 milhões de falantes nativos. Ademais, é um dos idiomas oficiais da União Europeira, do Mercosul, da União das Nações Sul-Americanas e outras importantes organizações internacionais.