7 hábitos simples que podem mudar a vida de qualquer estudante em 2022

Decidiu tentar um concurso público? Conheça sete hábitos simples que podem mudar a vida de qualquer estudante em 2022.

Se você está decidido a começar uma carreira pública de sucesso e quer se dar bem nas provas do concurso, é preciso ter dedicação, disciplina e foco. Por isso, selecionamos sete hábitos que podem mudar a vida de qualquer estudante.

Continue a leitura e coloque todos eles em prática no seu dia a dia. Com o passar do tempo, você vai notar que o seu aproveitamento nos estudos estará muito maior. E isso se traduz em uma aprovação mais próxima da realidade.

Veja os hábitos de estudo que vão mudar a sua vida

1) A sua rotina de estudos deve ser planejada

Esse é um dos principais hábitos que podem mudar a vida de qualquer estudante. Todo concurseiro deve ter duas qualidades essenciais, se quiser ser aprovado em um certame: planejamento e organização. E um grande aliado nessa hora é o cronograma de estudos.

Essa ferramenta permite ao candidato saber a quantidade de conteúdo que precisa ser estudado e o tempo disponível até a data das provas. Depois é só se planejar com base no seu cronograma de estudos, que deverá ser seguido com o máximo de comprometimento.

2) Faça uma coisa de cada vez, concurseiro

Outro dos hábitos que podem mudar a vida de qualquer estudante em 2022. Se você é daqueles que costumam estudar duas ou três matérias de uma vez, pois acha que dessa forma vai ter um melhor aproveitamento, repense essa prática.

O concurseiro deve fazer uma tarefa de cada vez. Estudar assuntos diferentes ao mesmo tempo só vai gerar fadiga mental e estresse. Por isso, é fundamental ter organização e planejamento, para que você tenha tempo hábil de estudar o que precisa, garantindo um bom rendimento nos estudos.

3) Alimentação balanceada e sono reparador

Quando falamos em hábitos que podem mudar a vida de qualquer estudante, ter uma dieta equilibrada é fundamental. Dessa forma, recomendamos que você se consulte com um nutricionista para que seja traçado um plano alimentar de acordo com suas necessidades nutricionais diárias.

Além disso, um sono de qualidade também é importante. É através dele que a memorização acontece, a elasticidade do cérebro aumenta, bem como o número de conexões neurais. Por isso, procure dormir por, pelo menos, sete horas todas as noites, fechado?

4) Atenção especial ao ambiente de estudos

Mais um dos hábitos que podem mudar a vida de qualquer estudante. Para você aprender com efetividade, o seu local de estudos deve ser propício. Ou seja, o ambiente deve ser organizado, bem-iluminado, silencioso, isento de poluição visual, limpo e arejado.

Além disso, os móveis devem ser confortáveis e oferecer uma ergonomia satisfatória para o concurseiro. O que não vale é estudar na mesa da cozinha, deitado na cama ou no sofá. Esteja certo que o seu aprendizado será prejudicado, se você tiver esse hábito.

5) Identifique o seu estilo de aprendizagem

Essa dica costuma ser negligenciada por muitos concurseiros. Quando o assunto é estudar para as provas de um certame, é essencial que o candidato utilize uma técnica de estudo na qual tenha mais afinidade.

Quando o estudante consegue identificar o seu estilo de aprendizagem, ele aprende com mais facilidade e rapidez. Existem diversas metodologias de estudo que podem ser usadas. O que não vale é estudar usando uma técnica diferente a cada dia. Aí não rola, concurseiro.

6) Pausas regulares são necessárias

Outro dos hábitos que podem mudar a vida de qualquer estudante em 2022. Mesmo que a data das provas esteja chegando ou que você esteja “enrolado” com o seu cronograma de estudos, é preciso fazer pausas regulares, todos os dias.

Lembre-se de que a sua mente precisa de um tempo para descansar e conseguir absorver as informações recém aprendidas. Dessa forma, evite estudar por longos períodos sem fazer intervalos regulares. Sugestão: a cada duas horas de estudo intenso, descanse por 15 minutos.

7) Lazer: o aliado da sua mente

Por fim, o último dos hábitos que podem mudar a vida de qualquer estudante. Se você é daqueles concurseiros que estudam dia e noite, até mesmo nos finais de semana, é melhor rever essa atitude, pois ela não é nada saudável para a sua saúde mental.

Momentos de lazer e descontração são essenciais para o candidato. Lembre-se de que a sua mente precisa relaxar para funcionar a todo vapor. Sendo assim, reserve um ou dois dias na semana para se dedicar a algum hobby que não tenha nenhuma relação com os estudos, combinado? Boa sorte.

Leia também


você pode gostar também

Validade de concursos: como esse prazo afeta os concurseiros?

Entenda como funciona a validade de concursos públicos e saiba como esse prazo afeta a vida de todo concurseiro aprovado.

Estas 5 profissões antigas voltaram à moda no país e ganharam relevância

Conheça cinco profissões antigas que voltaram a ganhar espaço e relevância no mercado de trabalho brasileiro.

Concurso INSS: veja 5 dicas infalíveis para aplicar durante os estudos

As dicas infalíveis para aplicar durante os estudos do concurso INSS permitem que o concurseiro tenha mais organização nas etapas de aprendizagem e revisão do conteúdo.

Veja 5 coisas que você não pode colocar no seu currículo em 2022

Está procurando emprego? Saiba o que não colocar no currículo em 2022 e aumente as chances de ser convocado para uma entrevista.

5 profissões que pagam bem aos que desejam ter jornada de 20 horas semanais

Se você sempre sonhou em ter um alto salário mas sem trabalhar demais, conheça cinco profissões que pagam bem e trabalham pouco.

Profissões de Humanas: veja os 5 cargos mais bem pagos do Brasil

Sonha em começar uma carreira que paga um alto salário? Conheça cinco profissões de Humanas que podem transformar isso em realidade.