7 estratégias para acabar com a procrastinação e ser mais produtivo

Se você é um concurseiro que vive enrolando para começar a estudar, conheça sete estratégias para acabar com a procrastinação e ser mais produtivo.

O dia das provas do concurso está chegando e você ainda está inventando desculpas esfarrapadas para não começar a estudar para valer? Esse problema é mais comum do que se imagina. Por isso, selecionamos sete estratégias para acabar com a procrastinação de vez.

Leia também

Leia esse artigo até o final e procure colocar em prática todas as dicas abaixo, em seu dia a dia. Afinal de contas, a sua rotina de estudos não pode ser prejudicada por esse hábito tão nocivo a qualquer concurseiro que deseja ser aprovado, não é?

Veja o que fazer para parar de procrastinar

1) Desenvolva a autoconhecimento

Essa é uma das principais estratégias para acabar com a procrastinação. O concurseiro pode recorrer ao auxílio de psicólogos, terapeutas ou psiquiatras para desenvolver o autoconhecimento. Quanto mais ele se conhecer, melhor controle emocional poderá ter.

Conhecer suas próprias emoções e, principalmente, quando sentir vontade de procrastinar com os estudos, pode levar o concurseiro a se questionar os motivos pelos quais está fazendo aquilo consigo próprio, o que está deixando o seu objetivo (aprovação) ainda mais longe.

2) Estipule metas diárias

Mais uma das estratégias para acabar com a procrastinação. O concurseiro que tem esse péssimo hábito precisa criar metas diárias de estudo. Se ele tiver uma meta para cumprir, se sentirá muito mais motivado em alcançá-la.

O resultado? A procrastinação indo embora aos poucos e dando lugar para a motivação. Mas lembre-se de que as suas metas precisam ser realistas, caso contrário, vai causar frustração e te fazer procrastinar ainda mais, fechado?

3) Evitar distrações pode acabar com a procrastinação

Aquele concurseiro que deseja acabar com a procrastinação e ser mais produtivo nos estudos, precisa eliminar todo tipo de distração (especialmente as digitais), já que elas consomem um tempo valioso e não agregam nenhum valor no processo de aprendizagem.

Dessa forma, desative todas as notificações do seu celular ou deixe-o no modo silencioso e evite estudar em um ambiente com trânsito intenso de pessoas, barulhento ou com muita poluição visual. Em suma, evite qualquer coisa que possa “roubar” a sua atenção dos estudos.

4) Planejamento e organização são fundamentais

Outra dica interessante para o concurseiro acabar com a procrastinação e ser mais produtivo é ter planejamento e ser uma pessoa organizada. Vai começar a estudar para um concurso público? Elabore um cronograma de estudos que seja realista.

Além disso, é preciso que você tenha organização para dar conta de seguir o seu cronograma de estudos, que foi previamente criado. Caso contrário, a sua aprovação ficará mais longe. Começar o dia sem saber o que tem para estudar e, muito menos, o que já estudou, não é saudável.

5) Foque naquilo que é mais importante

Essa também é uma das estratégias para acabar com a procrastinação. O concurseiro precisa ter em mente aquilo que é mais importante para ele naquele momento, em sua rotina de estudos, e manter 100% do seu foco nisso, haja o que houver.

Se você não tiver foco em seu objetivo (aprovação no concurso), sem sombras de dúvidas, vai procrastinar ainda mais em sua fase de preparação para as provas. Por isso, concurseiro, mantenha o foco naquilo que mais importa para você e esqueça todo o resto, combinado?

6) Definir prioridades pode acabar com a procrastinação

Para acabar com a procrastinação e ser mais produtivo, você precisa estabelecer prioridades em seu cronograma de estudos. Quer um bom exemplo? Começar pela matéria mais difícil ou que você tenha pouca familiaridade, é sempre uma escolha sensata e inteligente.

Então, para evitar que você fique procrastinando com os estudos, antes de colocar a mão na massa, defina quais são as suas prioridades daquele dia e foque exclusivamente nelas. Adquirindo esse hábito, o seu cérebro vai entender que precisa concluir a tarefa que foi definida como prioridade.

7) Pausas produtivas são importantes

Se manter focado em uma única atividade, por um longo período de tempo, pode ser exaustivo para quem está acostumado a procrastinar com os estudos o tempo inteiro. Por isso, para acabar com a procrastinação e ser mais produtivo, é essencial que o concurseiro faça pausas produtivas.

Por exemplo, para cada duas horas de estudo intenso, que tal fazer um intervalo de 20 minutos? Outra dica interessante é usar a Técnica Pomodoro, que consiste na realização de blocos de tarefas com intervalos de cinco minutos entre cada um deles.

Por mais que você tenha muita coisa para estudar, é importante oferecer ao seu cérebro um momento descanso e relaxamento, para que a sua memorização seja ainda mais efetiva.

Leia também


você pode gostar também

Concurso INSS terá curso de formação em nova etapa

A nova etapa do concurso INSS é caracterizada por um curso de formação, com treinamento específico dos candidatos e avaliação do desempenho ao longo do processo.

35 nomes estranhos que já foram registrados no Brasil

Se você curte tudo aquilo que é fora do comum, conheça alguns nomes estranhos que já foram registrados no Brasil.

5 empregos bizarros que ninguém conhecia, mas pagam muito bem

Se você está pensando em uma transição de carreira, conheça cinco empregos bizarros que pagam muito bem e que têm uma alta demanda no mercado.

Você é super inteligente? Veja 4 características que definem a condição

A super inteligência é multidimensional, e pode ser despertada em diversas áreas do conhecimento humano.

Estas 19 cidades já mudaram de nome no Brasil e você não sabia

Várias cidades brasileiras mudaram de nome ao longo dos séculos e décadas, sendo a alteração mais recente datada de 2021.

7 profissões mais bem pagas para quem é organizado e ama rotinas

Se você faz questão de ter uma rotina diária e deixa a organização fazer parte da sua vida, conheça sete profissões para quem é organizado.