Você sempre sonhou em fazer sucesso na profissão que escolheu exercer? Além das habilidades técnicas pertinentes a ela, é necessário se valer de algumas qualidades comportamentais para se alcançar esse importante objetivo. Por isso, conheça sete características que definem todo bom profissional e decole em sua carreira.
1- Responsabilidade
A responsabilidade deve fazer parte da vida de qualquer profissional que está no mercado. Um indivíduo que não tem nenhum compromisso com o seu trabalho e age como se fosse insubstituível, está fadado ao fracasso.
Cada vez mais, as empresas estão em busca de colaboradores engajados e bem alinhados com os objetivos organizacionais. Dessa forma, esteja sempre aberto para assumir novas responsabilidades no dia a dia.
2- Resiliência
Chamamos de resiliência a capacidade de adaptação às mudanças ou às situações desfavoráveis do cotidiano, sem sofrimentos. Essa é uma das características que definem todo bom profissional que deseja prosperar na carreira.
Quanto mais resiliente você for dentro do ambiente de trabalho ou no exercício da sua profissão, mais chances tem de se destacar no mercado. O mundo está em constante mutação, por isso, um profissional que não é resiliente ou tem resistência às mudanças, tende a fracassar em pouco tempo.
3- Autoconfiança
Você é daqueles que são movidos pela insegurança até para tomar decisões corriqueiras no dia a dia em seu trabalho? É melhor tomar cuidado. A autoconfiança também é outra das qualidades que definem todo bom profissional de sucesso.
Confiar em si mesmo demonstra, acima de tudo, maturidade e conhecimento da sua capacidade intelectual. A autoconfiança se traduz em reconhecer os seus próprios limites e, ao mesmo tempo, se permitir correr riscos calculados. Essa é umas habilidades comportamentais mais exigidas pelas organizações.
4- Otimismo
Se você é um pessimista nato e vive de mau humor pelos cantos, provavelmente não será um profissional de referência em sua área de atuação. Ter otimismo significa encarar as mazelas e os desafios da profissão de cabeça erguida, sempre acreditando que tudo dará certo no final.
Essa característica, pertinente a todo bom profissional, também pode ser contagiante dentro do ambiente de trabalho. Mas não estamos falando para você viver achando que tudo é um mar de rosas, mas sim em estar sempre com os pés no chão e mantendo o positivismo, em todos os aspectos. O bom senso é um grande aliado do otimismo.
5- Foco
Outra das características que definem todo bom profissional é o foco. Se você não consegue manter o foco em seus objetivos e muito menos nas tarefas do trabalho, é bem possível que o fracasso dê as caras em sua vida. O foco é o principal aliado da produtividade. Sem ele, nada vai adiante.
A falta de foco leva à procrastinação e, consequentemente, ao atraso na conclusão das atividades diárias. Sem mencionar que, um profissional que não consegue manter o foco em seu trabalho, também atrapalha toda a concentração dos seus colegas de equipe. Com isso, a empresa não vai alcançar os resultados esperados.
6- Proatividade
A proatividade também faz parte da nossa lista de características que definem todo bom profissional. Uma pessoa proativa é aquela que age de forma preventiva, ou seja, é agir sem ter sido solicitado.
Essa habilidade comportamental dentro do ambiente de trabalho se traduz em problemas resolvidos em bem menos tempo. Muitas vezes, a proatividade também evita muita dor de cabeça e, por vezes, até prejuízos no dia a dia.
A proatividade é uma característica extremamente valorizada por empresas que têm uma gestão participativa. Ou seja, todas as tomadas de decisões são compartilhadas com as equipes. Por isso, quanto mais proativo um profissional for, melhor será para ele e para a organização na qual presta serviço. Pode acreditar nisso.
7- Inteligência emocional
Por fim, mas não menos importante, outra das características que definem todo bom profissional é a plena capacidade de dominar as suas próprias emoções, conhecido como inteligência emocional. Trata-se de uma habilidade importantíssima dentro de qualquer negócio que deseja alcançar os seus objetivos e ganhar uma maior visibilidade no mercado.
Situações estressantes dentro do ambiente de trabalho são bastante comuns. Por isso, ter inteligência emocional significa uma maior capacidade intelectual de lidar com situações pouco favoráveis ou com uma carga emocional muito intensa. Se você cultivar essa habilidade dentro de si, provavelmente vai ter uma carreira de sucesso.
Agora que você conhece as sete características que definem todo bom profissional, chegou a hora de desenvolvê-las da melhor forma possível e prosperar na profissão escolhida. Boa sorte.