Muitas vezes, as obrigações do cotidiano são cansativas e desgastantes para qualquer concurseiro. Mas para que você consiga planejar uma rotina mais saudável e feliz, selecionamos cinco valiosas dicas que podem deixar o seu dia a dia mais prazeroso e produtivo.
Fique de olho em todas elas e não deixe de colocá-las em prática. Afinal, a sua aprovação no certame depende de uma rotina repleta de bem-estar e qualidade de vida, certo? Então, bora lá conferir essa parada.
Veja 5 dicas para manter uma rotina de estudos saudável e feliz
1. Preveja imprevistos no cronograma de estudos
Para que o concurseiro tenha uma rotina mais saudável e feliz, ele precisa ser precavido quanto ao seu cronograma de estudos. Às vezes, os imprevistos podem aparecer e atrapalhar a sua produtividade durante a fase de preparação para as provas.
Por isso, é fundamental que o candidato reserve um tempo em seu plano de estudos para os imprevistos que porventura possam acontecer. Afinal, estar preparado para eventuais contratempos é uma atitude sensata e inteligente.
Um concurseiro que se antecipa aos problemas ou consegue prever possíveis imprevistos durante o seu cronograma de estudos, pode ter uma rotina muito mais saudável e feliz. Lembre-se de que nada pode atrapalhar o seu aprendizado.
2. Reserve ao menos 1 hora do dia para hobbies
Para que qualquer concurseiro planeje uma rotina mais saudável e feliz, ele precisa reservar algum tempo em sua agenda para praticar um hobby diário. Pode até não parecer, mas esse hábito faz muito bem para a sua mente e até pode maximizar o seu aprendizado.
Por isso, que tal reservar uma hora por dia para praticar um hobby de sua preferência? Não importa o que seja, desde que não tenha relação com os estudos e não te faça sentir na obrigação de praticá-lo, está valendo.
Lembre-se de que estudar várias horas por dia pode ser bem desgastante. Por isso, quando o concurseiro reserva um tempo para o seu hobby favorito, automaticamente, a sua mente fica bem mais receptiva ao aprendizado, já que esse descanso aumenta a elasticidade do cérebro.
3. Limpeza “purifica”: reserve tempo diário para organizar a casa
Não existe nada mais desagradável do que estudar em um ambiente bagunçado e sujo, não é mesmo? Por isso, se você deseja ter uma rotina mais saudável e feliz, também deve reservar um tempinho para organizar a sua casa. Basta um pouco de organização que dá tempo de tudo.
Aquele “cheirinho” de limpeza pode aguçar o seu aprendizado ainda mais. Sem mencionar que estudar em um ambiente com muita poluição visual (ou sujo demais) pode prejudicar bastante a produtividade até do concurseiro mais inteligente.
Antes de começar a estudar, o ambiente precisa estar limpo e bem organizado. A limpeza pode aumentar a sua concentração e fazer a sua mente assimilar o conteúdo que precisa em um intervalo de tempo menor.
4. Rituais matinais: banho, café da manhã e tempo de leitura
Para que o concurseiro consiga planejar uma rotina mais saudável e feliz, ele precisa começar o seu dia com o pé direito. Dessa forma, que tal criar uma espécie de ritual matinal? Você pode começar tomando um bom banho morno assim que se levantar.
Depois, saboreie o café da manhã com bastante calma, sempre mastigando bem os alimentos. Após o desjejum, é hora de “acordar” a mente com uma boa leitura de 30 minutos, aproximadamente.
O seu cérebro vai ficar muito mais preparado para aprender com esses três hábitos simples, porém, bastante eficazes. Sem mencionar que um banho relaxante, um café da manhã nutritivo e a leitura diária, podem ser o trampolim para que o seu dia seja ainda mais produtivo nos estudos.
5. Rotina mais saudável e feliz: não faça nada antes de dormir e evite desgastes
Por fim, para que você planeje uma rotina mais saudável e feliz, recomendamos que não faça nada que cause excitação mental antes de dormir, já que isso pode dificultar o sono de qualidade. Chegou a hora de dormir? Evite mexer no celular, tablet ou computador, pelo menos duas horas antes.
Lembre-se de que o seu cérebro precisa “desacelerar” para que você consiga ter um sono reparador e levante com a máxima disposição no dia seguinte. Além disso, evite situações que possam gerar um alto nível de estresse, antes de ir para a cama.
Ou seja, brigas, discussões acaloradas e preocupações em excesso não devem existir, pelo menos antes do concurseiro pegar no sono. Afinal, nada pode perturbar a sua mente, já que dormir bem é algo sagrado, certo?