5 passos para ser mais confiante no trabalho e em relacionamentos

A confiança é fator primordial para algumas pessoas se darem melhor em relacionamentos e ambientes como o de trabalho e até mesmo o de estudo.

Muitas pessoas enfrentam problemas de confiança que são determinantes para o seu desempenho enquanto profissionais ou até mesmo companheiros afetivos em uma relação amorosa. E os motivos responsáveis por isso são muitos e às vezes se manifestam de maneira inconsciente.

Geralmente a falta de confiança é um sentimento que acompanha as pessoas em diversas áreas da vida, se estendendo ao trabalho, às relações afetivas e na maioria das vezes acaba gerando muita ansiedade e insegurança em quem não se sente confiante.

Nesse sentido, pessoas que enfrentam problemas de confiança não conseguem às vezes se destacar, justamente por se sentir inferior ou por não conseguir administrar a própria insegurança. Na via contrária estão as pessoas que se sentem mais confiantes, sendo notadas em todos os lugares pela sua postura, o que geralmente as fazem ser admiradas por outros.

Pensando em todo o atraso que a falta de confiança traz para a vida das pessoas e no intuito de trazer um pouco mais de segurança, elaboramos uma lista com 5 passos para ser mais confiante no trabalho e em relacionamentos.

Causas da falta de confiança

Pessoas menos confiantes geralmente assim o são por algum evento traumático do passado. Nesse sentido, experiências ruins durante a vida, o próprio temperamento individual, os relacionamentos, a infância e suas experiências, dentre outros, são fatores que acabam ajudando as pessoas a se sentirem menos confiantes.

Assim, muitas experiências negativas ao longo dos anos ou um período prolongado de estresse acabam cooperando para níveis menores de confiança. A ausência de autoconhecimento também traz problemas dessa ordem. Uma vez que a pessoa não se conhece ou não tenta se conhecer, é impossível determinar comportamentos ruins e que podem gerar algum atraso e insegurança diante das situações diárias.

5 passos para ser mais confiante no trabalho e em relacionamentos

1 – Saiba que ninguém é perfeito

Cometer erros ao longo do tempo é comum. Aliás, é mais comum do que às vezes as pessoas possam imaginar, entretanto, errar é um bom começo para aprender a fazer as coisas importantes com um outro olhar.

Portanto, basta um pouco de autocrítica, reflexão e perseverança para saber que nem sempre é possível viver uma vida de acertos. Nesse sentido, é melhor não se manter preocupado excessivamente, pois em algum momento acontecerá algum evento inesperado que acabará com todo o planejamento traçado.

2 – Aceite elogios

Ser elogiado é sempre bom para a nossa autoestima. Nesse sentido, um dos passos para ser mais confiante no trabalho e em relacionamentos é aceitar elogios. Portanto, ao receber um elogio o melhor a fazer é agradecer. Em seguida, tente elogiar de volta a pessoa que lhe proferiu boas palavras. Este exercício pode ser de muita ajuda para tornar as pessoas mais confiantes, principalmente no ambiente de trabalho.

3 – Seja você

Muitas pessoas às vezes acabam pensando em como vão agradar as outras a partir de suas próprias atitudes, ou então se prendem muito ao pensamento alheio, de modo que essa atitude acaba prejudicando o crescimento individual.

Pensar em como as pessoas vão reagir ou até mesmo em como agrada-las pode acabar desencadeando problemas. Pensar sempre em agradar as pessoas é sinal de insegurança e pode afetar a confiança de cada um.

Nesse sentido, o mais adequado a fazer é manter suas convicções e pensamentos próprios. Não dar importância a reação dos outros é sinal de fortalecimento individual e acaba trazendo mais respeito a você próprio.

4 – Tenha um propósito de vida

Saber o que quer da vida traz confiança na medida em que a pessoa se sente mais segura de suas próprias vontades e desejos. Nesse sentido, é importante refletir sobre os propósitos que guiam cada um nessa jornada de autoconhecimento e descobertas maravilhosas.

5 – Mude a linguagem

Pessoas confiantes geralmente transmitem a confiança na maioria de suas atitudes perante os outros. O modo de falar é importante nas relações amorosas e também nas profissionais, sendo importante saber se colocar diante de muitas situações.

Nesse sentido, o modo como as pessoas falam faz toda a diferença nas relações. Pessoas confiantes geralmente se mostram mais proativas e usam palavras que demonstram força e presença. Tente ao invés de falar que não consegue fazer tal coisa, assumir um discurso mais otimista.

Leia também

você pode gostar também

Por que os palitos de pirulito têm um pequeno furinho na ponta?

Sempre fez questão de aprimorar os seus conhecimentos e tem a curiosidade aguçada, concurseiro? Então, descubra para que serve o furinho na ponta dos palitos de pirulito.

Entenda de onde surgiu o “sentido horário” dos relógios

Você já se perguntou por que o relógio gira em sentido horário? Este é um padrão que vem de relógios de sol antigos. Leia e entenda a seguir.

Afinal, qual é a verdadeira diferença entre poema e poesia? Entenda aqui

Apesar de parecerem idênticos, o poema e a poesia possuem algumas diferenças vitais, e que são de conhecimento essencial no mundo literário.

Grampeador tem função “secreta” que muitas pessoas ainda não conhecem

Embora todos nós usemos um grampeador de vez em quando, você provavelmente não conhece este tipo de uso secreto para ele.

15 nomes antigos que voltaram a ser populares no Brasil

Alguns dos nomes retrôs são muito populares hoje em dia no Brasil, sejam femininos ou masculinos. Confira alguns deles abaixo.

Como começar a empreender? Veja 7 dicas para ter um negócio de sucesso

Está querendo começar a empreender em 2023 e pretende alcançar o êxito profissional? Fique por dentro de sete dicas para ter um negócio de sucesso.