Os documentários e conteúdos educativos são excelentes formas de associar o lazer com o estudo, principalmente na preparação para provas, exames e concursos. No caso dos estudantes que são mais visuais, por exemplo, obras ficcionais e científicas podem ajudar na fixação dos conteúdos, garantindo maior domínio sobre diversos temas.
O catálogo da Netflix é repleto de produções originais e obras de diversos autores, o que oferece ao público um grande número de opções para quem quer aprimorar os conhecimentos gerais sem necessariamente depender de livros ou aulas. Portanto, confira as cinco principais indicações do Concursos no Brasil:
Filmes para ampliar seus conhecimentos gerais
1) Oceanos de Plásticos (2016)
Esse documentário mostra as consequências das ações humanas nos oceanos, apresentando os efeitos do acúmulo de plástico nos diferentes corpos d’água no mundo. Neste sentido, a obra discute sobre o consumo, desperdício e descarte irregular desse material, e como está ameaçando a biodiversidade nos oceanos.
Além disso, apresenta projetos e tecnologias em desenvolvimento que estão correndo contra o tempo para reverter essa situação, sugerindo práticas sustentáveis para garantir a limpeza dos oceanos e a segurança das espécies.
2) Absorvendo o Tabu (2018)
Esse curto documentário com 26 minutos de duração foi o ganhador do Oscar em 2019, e retrata a história da criação de uma máquina para fazer absorventes biodegradáveis e de baixo custo em vilarejos indianos. Além disso, apresenta o processo de capacitação de mulheres e meninas para criar esse produto, trabalhando desde a produção até a venda.
Ao longo do documentário, as mulheres dos vilarejos também são ensinadas sobre saúde menstrual, com informações que as permitem lutar contra o tabu presentes nessas sociedades tradicionais. Assim, coloca a educação como uma ferramenta de transformação e emancipação para as mulheres em todo o mundo.
3) Escola d’Água (2018)
Este documentário acompanha um grupo de jovens em sua missão para preservar a água do mundo, garantindo a limpeza dos oceanos, mas também a distribuição de água potável e saneamento básico para comunidades remotas.
Neste sentido, retrata a experiência de jovens associados ao Swarovski Water School, um programa de investimento social inaugurado em 2008 que alcançou mais de meio milhão de pessoas através de escolas sustentáveis.
4) Privacidade Hackeada (2019)
O documentário apresenta uma reflexão sobre privacidade e segurança de dados na era da internet, acompanhando os escândalos causados pelo vazamento de dados do Facebook em 2018. Neste sentido, apresenta vários personagens em diferentes regiões do mundo e como se relacionam com a tecnologia atualmente.
Além disso, apresenta perspectivas profissionais sobre cibersegurança, tecnologia e inovação, oferecendo dicas de proteção de dados, mas também relatando os atuais problemas do setor. Dessa forma, investiga como funciona o mercado de dados globais que afeta democracias e cidadãos em todo o mundo.
5) Tome suas pílulas (2018)
Este documentário acompanha pacientes que passaram a vida inteira consumindo remédios estimulantes como a Ritalina, e a busca incessante pelo máximo desempenho em provas, exames, relacionamentos e também no trabalho.
Além disso, a produção faz uma reflexão crítica à alta demanda de resultados e à competitividade estimulada desde cedo, aumentando a exaustão das pessoas e causando enfermidades psicológicas graves.
Assim, aborda sobre a produtividade como catalisador de dependências químicas, apresentando as consequências do consumo desenfreado das chamadas pílulas de desempenho e pílulas de estudo.