5 formas inteligentes de usar o bicarbonato de sódio no dia a dia

Bicarbonato de sódio pode ser utilizado em diversos aspectos do cotidiano. Substância é facilmente encontrada em supermercados.

O bicarbonato de sódio faz parte do cotidiano de várias pessoas, estando presente em produtos alimentícios e em remédios. Essa substância ainda possui outras funções que podem ajudar no dia a dia. Assim, separamos 5 formas inteligentes de utilizar o bicarbonato de sódio dentro de sua rotina.

Vale lembrar que o bicarbonato de sódio é uma substância composta por sódio, hidrogênio, oxigênio e carbono. A substância é alcalina, ou seja, é oposto do ácido se levarmos em consideração o ph. Seu manuseio deve ser feito de maneira cautelosa.

Limpeza de fogão, chão e superfícies

O bicarbonato é um ótimo produto de limpeza, se adicionado com vinagre. Essa mistura pode limpar fogão, chão e superfícies como vidro e até rejuntes. Veja:

  • Meia xícara de bicarbonato de sódio;
  • Meia xícara de vinagre branco.

Aplique a mistura na superfície por meio de um borrifador, aguarde uns minutos e depois esfregue com uma bucha ou esponja. Caso queira, é possível adicionar uma colher de sopa de detergente para deixar a mistura mais forte.

Bicarbonato de sódio para desentupir pia

Ninguém gosta de ter uma pia entupida. Além do transtorno causado, ela ainda pode gerar prejuízos financeiros. O bicarbonato de sódio pode ser uma solução para melhorar essa situação:

  • Jogue meio copo de bicarbonato no ralo da pia;
  • Depois, acrescente 250 ml de vinagre e deixe reagir por alguns segundo;

Por fim, jogue alguns litros de água quente para ajudar a mistura a terminar de reagir e levar o conteúdo embora. Se precisar, repita o processo para que a limpeza fique completa.

Retirar óleo e caspa do cabelo

O bicarbonato se dá muito bem com a gordura, retirando-a em vários locais. No cabelo, isso não é diferente. Para quem tem cabelo oleoso ou tem muita caspa, a substância é recomendada. Ela absorve a gordura e ajuda a retirar aqueles pontinhos brancos do cabelo.

Ao mesmo tempo, é preciso ficar de olho na utilização do bicarbonato no cabelo. Quando a substância entra em contato com os fios, ela abre as cutículas. Assim, é recomendado que, depois de passar bicarbonato, a pessoa utilize produtos voltados para fechar cutículas. Em caso de dúvidas, consulte um cabeleireiro de sua confiança.

Lembrando que os dermatologistas também são os profissionais responsáveis pelo cuidado do cabelo. Se estiver inseguro, marque uma consulta para tirar todas as suas dúvidas. Até porque nosso texto tem caráter meramente informativo.

Bicarbonato de sódio para evitar chulé

O chulé é um cheiro desagradável e que incomoda muitas pessoas, com algumas tendo até vergonha de retirar o calçado por conta do mau cheiro. O cheiro é causado por bactérias que se desenvolvem em nossos pés e se alimentam de resíduos de pele e do suor.

Esses seres microscópicos gostam de locais fechados e úmidos. Ao adicionar bicarbonato no sapato e até passar um pouquinho na sola do pé, o local passa a ficar seco, sem deixar que haja desenvolvimento das bactérias.

Tirar manchas de roupas e paredes

Como é possível perceber ao longo do texto, o bicarbonato é muito poderoso no quesito limpeza. A substância também pode ser utilizada para retirar manchas de roupas e também de locais como paredes.

Geralmente, a fórmula utiliza um pouco de vinagre e água. Recomenda-se que a pessoa utilize pouco mais de meia xícara de bicarbonato para um quarto de xícara de vinagre e um litro de água. Depois, basta pegar uma esponja ou bucha para esfregar o local.

Leia também

você pode gostar também

Gastronomia: como empreender nessa área? Confira 5 dicas

A Gastronomia é um ramo profissional que está associado com atividades como o turismo, lazer, comércio de alimentos e outros setores da indústria. Assim, empreender nessa área é mais simples do que parece.

Como conciliar trabalho e estudo? Confira 7 dicas simples e práticas

Vai começar o cursinho preparatório para o concurso, mas trabalha o dia inteiro? Fique por dentro de sete dicas de ouro sobre como conciliar trabalho e estudo.

Você sabia que existe o Dia da Saudade? Conheça essa data comemorativa

A palavra saudade pode remeter a um episódio de alegria ou de tristeza. Seja como for, esse sentimento é tão importante que tem data comemorativa, o Dia da Saudade.

As cores de esmalte que mais combinam com cada signo

Bateu aquela indecisão na hora de escolher a tonalidade que vai passar nas unhas? Então, conheça as cores de esmalte que mais combinam com cada signo.

7 sinais de que você deveria mudar de profissão

Está insatisfeito com o seu atual emprego? Então conheça os sete sinais de que você deveria mudar de profissão e cogite uma transição de carreira.

Para que servem aquelas bolas laranjas nos fios de transmissão?

Fios de alta tensão geralmente possuem itens de segurança bastante chamativos para evitar acidentes que possam danificar os fios e causar maiores problemas.