5 dicas para turbinar o seu LinkedIn e conseguir emprego mais rápido

O LinkedIn oferece uma série de funcionalidades, dicas e técnicas que podem destacar o perfil dos profissionais em busca de emprego ou recolocação no mercado de trabalho.

O LinkedIn é a principal rede social para profissionais, desde os que estão integrados em empresas até quem está buscando novas oportunidades ou uma recolocação no mercado de trabalho. Para se destacar na plataforma é necessário mais do que um bom currículo, pois existem ferramentas e técnicas específicas para turbinar a sua página na rede.

Desde utilizar uma foto de perfil de qualidade até escrever descrições atraentes sobre as suas experiências profissionais, é fundamental que o profissional utilize os mecanismos de auto-promoção oferecidos pelo LinkedIn. Assim, é possível se destacar nas candidaturas e processos seletivos. Confira mais a seguir:

Como turbinar a sua página do LinkedIn?

1) Tenha uma boa descrição pessoal

Logo após as informações básicas do seu perfil, como nome completo, fotografia de perfil e de capa, existe um campo para escrever sobre você. Aproveite este espaço para criar um texto atrativo, conciso e informativo.

Mais do que responder perguntas padronizadas ou colar a descrição do seu currículo, busque informar sobre quem é você enquanto profissional e enquanto pessoa. Portanto, adicione dados sobre sua experiência profissional, formação acadêmica e alguns projetos que fez parte, mas diga também que tipo de pessoa você é.

Não deixe o texto egocêntrico e cheio de elogios a si mesmo, mas aproveite para explicar às pessoas quem é você no ambiente de trabalho. Mais do que suas conquistas, o LinkedIn e as empresas nessa plataforma valorizam profissionais que são capazes de se humanizar, mas também mostrar serviço.

2) Escolha a foto de perfil ideal

Nada de foto de crachá, mas também não coloque uma selfie na festa da firma. Opte por uma foto profissional, e sorrir está liberado, porque mostra carisma e cria simpatia. Se possível, escolha um fundo neutro e uma roupa que seja profissional na hora de criar a sua foto de perfil.

Lembre-se: a primeira impressão é a que fica e a sua foto de perfil tende a ser a primeira informação visualizada no LinkedIn.

3) Mantenha as suas informações atualizadas

Fez um novo curso? Saiu do seu antigo emprego? Começou uma pós-graduação ou especialização? Então, coloque tudo isso no seu perfil. Não deixe com que a sua página vire um currículo abandonado.

Adicione na sua rotina de busca por empregos estar atualizando e modificando as informações. Caso nada de novo tenha acontecido, pense em como você pode melhorar as descrições que foram publicadas, adicionando links ou imagens.

4) Construa uma rede de contatos

No LinkedIn, o networking é fundamental para se destacar. Portanto, visite as páginas de seu interesse e, também, a das empresas em que gostaria de trabalhar, para conhecer quais usuários estão conectados na rede social.

Adicione essas pessoas ao seu perfil, envie solicitações atrativas e também se conecte com conhecidos que estão conectados com pessoas que você adicionou anteriormente. Assim, você consegue ser visto por mais pessoas e expandir sua rede de contatos para futuras oportunidades.

5) Faça publicações autorais

Mais do que uma página profissional, o LinkedIn é uma rede social, então socialize. Aproveite para publicar suas conquistas e feitos, como a participação em curso, uma palestra que ofereceu ou até mesmo o feedback positivo de um companheiro de trabalho.

Desse modo, as pessoas podem te conhecer para além das informações do seu perfil e do seu currículo, estreitando os laços com a sua rede de contatos e tornando-se mais atrativo para os recrutadores. Através das postagens, as empresas podem descobrir mais sobre você, entender que tipo de profissional estão contratando e ficar de olho na sua evolução.

Leia também


você pode gostar também

Pagam bem: 5 profissões para quem não quer trabalhar com atendimento

Se você é uma pessoa introvertida e não gosta de lidar com público, conheça cinco profissões para quem não quer trabalhar com atendimento.

5 filmes da Netflix para se inspirar e ter motivação nos estudos

Se você anda meio sem inspiração para continuar estudando para as provas do concurso, conheça cinco filmes da Netflix que podem te motivar.

Concurso INSS: o que levar em conta na hora de estudar leis? Veja 5 dicas

Vai prestar o concurso INSS e precisa ser aprovado? Conheça cinco dicas incríveis sobre como estudar leis.

Conheça 7 tipos de aprendizagem e suas vantagens durante os estudos

Está começando a estudar para um concurso público? Conheça os sete tipos de aprendizagem e as vantagens de cada um deles.

Validade de concursos: como esse prazo afeta os concurseiros?

Entenda como funciona a validade de concursos públicos e saiba como esse prazo afeta a vida de todo concurseiro aprovado.

Estas 5 profissões antigas voltaram à moda no país e ganharam relevância

Conheça cinco profissões antigas que voltaram a ganhar espaço e relevância no mercado de trabalho brasileiro.