5 coisas que podem danificar o seu liquidificador e você não sabia

O eletrodoméstico é item obrigatório em milhares de lares brasileiros, entretanto, seu mal uso pode acabar prejudicando o seu funcionamento e a durabilidade do liquidificador.

O liquidificador é um eletrodoméstico queridinho dos brasileiros e sua presença está garantida na maioria das milhares de casas no país. Sua praticidade é ponto alto e seu modo de funcionamento traz muitos benefícios na cozinha, entretanto existem algumas coisas que podem danificar o liquidificador e a maioria das pessoas não imagina.

Ao contrário do que muitos pensam, não basta apenas jogar os ingredientes no liquidificador e bater. O uso do eletrodoméstico requer cuidados que evitem danos maiores, como curtos-circuitos e choques elétricos, além de desgaste do motor, sujeira e cortes nos dedos ao manusear algumas partes.

Nesse sentido, o uso adequado do liquidificador inclui não forçar seu funcionamento. Acompanhe a seguir 5 coisas que podem danificar o seu liquidificador e você não sabia.

Coisas que podem danificar o seu liquidificador

1 – Cuidado com líquidos quentes

O copo de plástico do liquidificador nem sempre suporta o calor e acabam trincando. Por isso, para que a jarra dure mais tempo, é preciso tomar alguns cuidados, como não colocar líquidos em temperaturas superiores a 80° C e manter a tampa aberta para esfriar um pouco o líquido antes de batê-lo.

Alguns modelos, entretanto, suportam altas temperaturas sem causar manchas ou danos maiores.

2 – Não sobrecarregue o liquidificador

A sequência certa dos ingredientes deve começar pelos líquidos, e depois os ingredientes sólidos. Dessa maneira, os sólidos são puxados para baixo. Fique de olho também na potência do liquidificador, pois se for muito baixa o motor pode queimar.

3 – Não amole as lâminas

Essa é mais uma coisa que pode danificar o liquidificador. Nunca tente fazer isso, pois pode danificar o liquidificador e fazer com que ele perca seu desempenho. A dica para deixar as lâminas do aparelho mais afiadas é colocar uma pedra de gelo e triturar na função “Pulsar”.

4 – Use o lado certo da esponja para limpar o liquidificador

Usar o lado mais áspero da esponja é prejudicial para o seu liquidificador. Isso risca a jarra e faz com que ela perca a sua transparência, dando aspecto de velho ao eletrodoméstico. Use sempre o lado macio da esponja e evite o surgimento de arranhões, que acabam ajudando a acumular sujeira.

Outra dica de limpeza, neste caso, é colocar um pouco de água e detergente no copo do liquidificador e usar a função pulsar para distribuir a mistura por todo o copo do liquidificador. Depois basta enxaguar com água.

5 – Não use para fazer pães e bolos

O liquidificador não é o eletrodoméstico mais indicado para bater massas de pães e de bolos. Isso porque a massa é densa a ponto de atrapalhar o motor da maioria dos modelos domésticos de liquidificadores. Portanto, não tensione ao máximo o liquidificador se quiser que ele dure por mais tempo e evite esse tipo de receita.

Em caso de limpeza do eletrodoméstico, nunca coloque a base do aparelho embaixo da água, pois isso por danificar o motor. Para limpar, basta um pano úmido com detergente neutro para tirar a sujeira da base do liquidificador.

Leia também

você pode gostar também

11 profissões que você nem sabia que já existiram

Conheça um pouco mais sobre as profissões que você nem sabia que já existiram e que só são relembradas em documentários da TV ou nos livros escolares.

Oscar 2023: lista completa de indicados e onde assistir cada filme

Você sempre foi fã das novidades do mundo do cinema? Então, conheça os filmes indicados ao Oscar 2023 e saiba onde assistir a cada um deles.

Mal ou mau: qual a diferença? Veja exemplos

Uma das maiores dificuldades dos falantes da língua portuguesa é descobrir quando usar corretamente os termos mau ou mal. Para sanar esta dúvida de uma vez por todas, confira algumas dicas para exercitar as palavras.

Recebeu uma multa que não é sua? Veja o que fazer e como recorrer

Se você foi multado, mas a pena foi aplicada de forma equivocada ou indevida, é possível entrar com recurso e regularizar a situação.

Tire estes aparelhos da tomada para Economizar Energia

Economizar energia elétrica pode ser mais simples do que se pensa; veja quais eletrônicos devem ficar fora da tomada.

Por que os palitos de pirulito têm um pequeno furinho na ponta?

Sempre fez questão de aprimorar os seus conhecimentos e tem a curiosidade aguçada, concurseiro? Então, descubra para que serve o furinho na ponta dos palitos de pirulito.