Assistir aula, estudar, fazer simulados e fazer prova de concurso são atividades diárias na vida de um concurseiro. Há quem consiga conciliar todas elas, ter momentos de lazer e ainda manter um relacionamento de sucesso. Para isso, é preciso que você e seu parceiro ou parceira estejam alinhados nos seus objetivos.
A pessoa que se relaciona com um concurseiro tem que saber que o tempo dele será contado, pois cada minuto é precioso. Seja para descansar, para estudar ou para namorar.
O apoio e a compreensão são fundamentais dentro desse processo. Pensando nisso, o Concursos no Brasil listou 5 características de um relacionamento de sucesso. Confira a lista abaixo:
1. Apoia nos estudos
Conciliar os estudos para concurso com as várias outras atividades do dia a dia pode ser complicado. Por isso, é importante ter alguém que compreenda esses processos e te apoie nos estudos. Mantenha ao seu lado a pessoa que te incentiva a não desistir e está pronta para ajudar no que for necessário.
Se o seu parceiro ou sua parceira entende que a hora de estudar é sagrada e, nesse momento:
- Te dá espaço para se preparar;
- Não fica fazendo perguntas, nem tentando conversar;
- Evita fazer barulhos.
Então, saiba que o seu relacionamento é bem sucedido.
2. Escuta antes de falar
Conseguir a aprovação e ser chamado é mais difícil do que parece e pode ser muito cansativo. É possível que você fique cansado, chateado e até pense em largar o sonho do funcionalismo de lado. Nesses momentos, é importante ter alguém com quem conversar, desabafar e se apoiar.
Uma pessoa que escuta o que você tem a dizer sem te cortar ou trazer críticas logo de cara deve ser mantida por perto. O parceiro ou a parceira deve saber que, às vezes, o concurseiro só precisa de alguém em que ele possa confiar para se deixar vulnerável. Num relacionamento de sucesso, ouvir o que o outro tem a dizer é fundamental.
3. Se sente feliz pelas realizações da pessoa amada
Comemorar que passou no concurso público é muito melhor ao lado de quem a gente ama. Compartilhar essa alegria é uma força a mais para continuar perseguindo a carreira pública. Então, o concurseiro deve perceber se seu parceiro ou parceira também fica feliz junto.
Se a resposta for sim, você está num relacionamento que vale a pena. Celebrar as vitórias, mesmo que pequenas, mostra que a pessoa se importa com o que você faz e quer ver você crescer. É importante que isso seja recíproco, pois, dessa forma, os dois conseguirão atingir o sucesso juntos.
4. Respeita o tempo e os limites da pessoa
É quase impossível acelerar o processo de passar num concurso. Para alguns, acontece mais rapidamente. Para outros, demora um pouco mais. Isso depende muito do tipo de certame que você está prestando, das horas de estudo, do apoio que recebe em casa. E quem está ao lado de um concurseiro precisa ter isso sempre em mente.
Veja se essa pessoa entende as etapas ou se fica constantemente te cobrando resultados. Dentro de um relacionamento de sucesso, os parceiros precisam respeitar o tempo um do outro e entender que são diferentes, mas podem se complementar. Para isso, a pessoa precisa:
- Compreender seus limites;
- Saber que, em alguns momentos, será necessário trocar o lazer pelos estudos;
- Não ficar reclamando que você vive sem tempo;
- Te colocar pra cima mesmo quando você é reprovado.
5. Tem conversas transparentes
Uma boa forma de fazer a manutenção dentro do seu relacionamento é tendo conversas frequentes e transparentes. A pressão de passar num concurso público é muito alta e ter com quem falar é necessário. Talvez você seja uma pessoa mais reservada e prefira guardar a tensão toda para si.
Mas é preciso lembrar que o outro não lê mentes e não vai poder te ajudar sem saber o que está acontecendo. Se você é desses não gosta de desapontar ninguém e por isso nunca diz não a um convite do seu parceiro, saiba que é melhor ser sincero. É possível que essa pessoa não perceba que você precisa de mais tempo para estudar, por exemplo.
Chame seu parceiro ou sua parceira para conversar. Fale sobre suas necessidades, inclusive àquelas relacionadas a concursos. Explique o seu lado, inclua essa pessoa na sua realidade de concurseiro e esteja disposto a ouvir o que ela tem a dizer também. Assim os dois lados podem ver onde precisam melhorar e chegar num relacionamento de sucesso.