3 truques para tomar decisões difíceis de maneira inteligente

Fique por dentro de três dicas incríveis sobre como tomar decisões difíceis de maneira inteligente, para se dar bem em todos os âmbitos da vida.

Você já reparou como um fluxo constante de decisões fazem parte do nosso dia a dia? Algumas são mais simples, já outras precisam levar em consideração alguns fatores importantes. Com tantas decisões que precisam ser tomadas todos os dias, devemos tentar ter o máximo de assertividade na hora de decidir. Por isso, esse artigo vai te mostrar três truques infalíveis para tomar decisões difíceis de maneira inteligente. Confere aí.

Leia também

Confira as dicas estratégias para tomar decisões difíceis

1) Fique atento às suas emoções

Para tomar decisões difíceis de maneira inteligente é preciso se atentar para algo importantíssimo, para que as nossas escolhas sejam sempre assertivas: as emoções. Existe um velho ditado que diz: “Nunca tome decisões permanentes com base em emoções temporárias”. Ele ilustra bem o nosso contexto, certo?

Ou seja, você jamais deve tomar nenhum tipo de decisão (principalmente se ela for complexa e definitiva), se as suas emoções estiverem abaladas. Antes de tomar qualquer decisão difícil, observe a intensidade das suas emoções naquele momento e o impacto causado em suas atitudes. Pode até não parecer, mas isso é crucial.

A grande questão é que boa parte das pessoas não sabe ou não tem maturidade suficiente para reconhecer suas emoções. O resultado é a tomada de uma decisão difícil mal pensada ou na impulsividade. Sendo assim, sempre que precisar fazer uma escolha complexa, leve em consideração o seu estado emocional.

Se estiver com a cabeça quente, cansado, mal-humorado, triste, alegre demais ou dominado plenamente por qualquer outro tipo de emoção, respire bem fundo e não decida absolutamente nada naquele momento. Lembre-se de que muitas vezes as emoções falam mais alto e podem nos prejudicar.

2) Mensure as consequências de cada opção

Toda decisão que você tomar em sua vida (seja ela boa ou ruim), inevitavelmente vai trazer consequências. Sendo assim, na hora de tomar decisões difíceis de maneira inteligente, é preciso mensurar com bastante calma as consequências de cada opção disponível.

Por exemplo, suponha que você tenha três opções de escolha. Cada uma delas tem suas vantagens e desvantagens. O grande desafio para muita gente é mensurar as consequências de cada uma. Afinal, a sua decisão precisa ser inteligente e, sobretudo, trazer o máximo de benefícios para a sua vida pessoal ou profissional.

Dessa forma, procure não “enxergar” somente os prós de cada opção, antes de decidir, já que essa é a principal tendência das pessoas. Ao contrário, mantenha o seu foco nos contras de cada uma delas, já que eles é que podem ser prejudiciais no dia a dia.

Tenha em mente que você vai precisar “pagar o preço” pela sua decisão. Por isso, sempre recomendamos não se atentar somente para as consequências boas que ela pode trazer, já que isso é o esperado. Quando você também se atenta para as consequências negativas da sua escolha, você acaba decidindo de forma mais consciente. Em suma, olhe os dois lados da moeda, sempre.

3) Dê atenção às suas expectativas

Ter dificuldades para tomar uma decisão inteligente (principalmente sob pressão) é algo completamente natural e inerente ao ser humano. Se você está passando por isso, é porque a sua mente acha que uma determinada opção é mais prática e viável, mas o seu coração quer outra coisa.

Ou seja, existe um descompasso entre os dois. Nesse caso, preste atenção para o que você espera que poderá acontecer. Por exemplo, quando você pede conselhos profissionais para um coach de carreira, o que espera que ele lhe diga? Ou melhor: o que você não gostaria de escutar?

O fato é que o ser humano não é puramente racional. Por isso, dar atenção às suas expectativas pode lhe dar um direcionamento mais profundo acerca da decisão que realmente satisfaz a sua vontade. Dessa forma, atente-se às suas reais expectativas em relação a cada uma das opções disponíveis.

Muitas vezes, decisões complexas acabam drenando o nosso tempo e energia (física e mental), o que não é saudável. E as nossas expectativas em relação às escolhas são fundamentais para que possamos deixar as emoções de lado e agirmos sempre com base na razão, por mais difícil ou impossível que possa parecer.

Mesmo que a vida seja repleta de escolhas complexas, tomar decisões difíceis de maneira inteligente é completamente possível. Se você seguir à risca os nossos conselhos acima, poderá ser mais assertivo em suas decisões, seja no âmbito pessoal ou profissional. Boa sorte.

Leia também


você pode gostar também

Tem inglês fluente? Veja 5 profissões ideais para você e que pagam bem

Se você domina bem a língua inglesa, conheça cinco profissões que exigem inglês fluente e que pagam bem.

Dias contados: estes 11 carros vão SAIR de linha a partir de 2023

Os carros que vão sair de linha a partir de 2023 incluem modelos populares e de grande adesão dos brasileiros, como é o caso do Volkswagen Gol e do Fiat Uno.

Garçonete recebe gorjeta de R$ 15,5 mil e chora de tristeza depois. Saiba o motivo

Esta gorjeta acabou indo parar nas barras dos tribunais e envolve a garçonete, o cliente e o restaurante. Confira a matéria completa!

Concurso INSS: qual a nota mínima para ser aprovado nas provas?

As regras e normas do concurso INSS estão previstas no edital, onde os candidatos podem acessar as informações sobre qual a nota mínima para ser aprovado nas provas objetivas.

Pensão alimentícia: definição, principais regras e novas mudanças

Está estudando para um disputado certame da área jurídica? Conheça as particularidades da pensão alimentícia, que faz parte do conteúdo programático de vários editais.

Quer passar na prova teórica da CNH? Veja 5 dicas para se dar bem

Saiba como passar na prova teórica da CNH através de cinco dicas incríveis e aumente as chances do seu sonho se tornar uma realidade.