Atualmente, existem diversas profissões para quem pensa em fazer curso técnico que podem ser promissoras e rentáveis, dependendo das habilidades do profissional. São diversas áreas carentes de mão de obra especializada e ideais para aqueles que desejam alavancar a carreira, mas que não têm condições financeiras de investir em uma faculdade no momento.
Se esse é o seu caso, continue conosco até o fim da leitura para conhecer as 10 profissões para quem pensa em fazer curso técnico que não correm o risco de cair na obsolescência no futuro e que possuem uma alta demanda de bons talentos em todas as regiões do Brasil. Afinal de contas, não é só quem possui diploma universitário que tem condições de arrumar um emprego bem remunerado, certo? Olha só.
Profissões para quem pensa em fazer curso técnico
1) Técnico em Edificações
Se você tem afinidade com o ramo da construção civil, facilidade com cálculos e com a interpretação de projetos arquitetônicos, que tal se tornar um Técnico em Edificações? A principal função desse profissional é garantir o bom andamento das obras de acordo com o cronograma previamente elaborado, e certificar que tudo esteja de acordo com a planta da edificação. Ele atua tanto no escritório quanto no canteiro de obras.
2) Técnico em Planejamento e Controle da Produção
Outra das profissões para quem pensa em fazer curso técnico. O setor industrial é um dos que mais contratam no Brasil. O Técnico em Planejamento e Controle da Produção é o responsável por gerir, com a máxima eficiência, todos os recursos operacionais de uma empresa, o que garante mais qualidade, economia e agilidade na execução das tarefas do cotidiano. Se você tem familiaridade com essa área, pode investir nela sem medo.
3) Profissões para quem pensa em fazer curso técnico: Técnico em Logística
Esse profissional elabora o planejamento e a distribuição de bens e serviços, tanto na cadeia produtiva quanto nos processos que envolvem a logística da organização e controle de estoque, ou seja, desde a compra dos insumos até a chegada ao cliente final. Quem tem afinidade com o ramo da logística empresarial, sabe trabalhar em equipe e acha que tem o perfil adequado para atuar nele, pode se arriscar.
4) Técnico em Segurança do Trabalho
Esse profissional precisa fazer uma minuciosa avaliação e análise do ambiente de trabalho em indústrias e obras civis em geral. O seu objetivo é evitar acidentes e doenças que possam ser oriundas da rotina ocupacional. O Técnico em Segurança do Trabalho ainda precisa identificar eventuais riscos de acidentes e implementar ações corretivas. Quem se identifica com essa promissora área, tem muita empresa contratando por aí.
5) Técnico em Administração
Essa também é outra das profissões para quem pensa em fazer curso técnico. O Técnico em Administração planeja, organiza e implementa ações que visam aumentar a competitividade de uma empresa, seja em relação aos seus colaboradores, fornecedores ou clientes. Se você se identifica com a rotina administrativa organizacional e acha que tem as competências necessárias para atuar nessa função, que tal investir nela para valer?
6) Técnico em Enfermagem
Esse profissional tem uma função essencial em clínicas, hospitais e centros de saúde. O Técnico em Enfermagem atua em todos os procedimentos necessários à prevenção e manutenção da saúde das pessoas. A sua principal missão é auxiliar os Enfermeiros nos cuidados com os pacientes. A demanda por esse profissional costuma ser bem alta em todo o Brasil. Se você tiver afinidade com esse ramo, trabalho não vai faltar, dependendo das suas habilidades e empenho.
7) Profissões para quem pensa em fazer curso técnico: Técnico em Mecânica
Esse profissional é o responsável pela manutenção preventiva e corretiva em todo o moderno maquinário de uma indústria ou fábrica, independentemente do segmento de atuação. Quem se identifica com essa área e está disposto a estudar bastante para se aperfeiçoar ainda mais nela, pode encontrar uma enorme demanda de trabalho.
8) Técnico em Recursos Humanos
Outra das profissões para quem pensa em fazer curso técnico. Esse profissional é o responsável por oferecer suporte e auxiliar na condução de todas as atividades relacionadas ao setor de Recursos Humanos (RH) de uma empresa. Ele é o responsável por todos os processos relacionados com a gestão, seleção, contratação e bem-estar dos colaboradores. Gosta realmente dessa área? Pode investir nela.
9) Técnico em Informática
Você tem afinidade com tecnologia, manja do funcionamento de hardwares e softwares operacionais, sabe dar manutenção corretiva e preventiva em computadores e, de quebra, consegue instalar e configurar redes responsáveis pelo bom funcionamento de sistemas em geral? Pode se tornar um Técnico em Informática e ganhar uma boa grana todos os meses, dependendo do seu nível de conhecimento.
10) Técnico em Contabilidade
A última das profissões para quem pensa em fazer curso técnico. Quem tem identificação com o ramo da Contabilidade e muita facilidade com números, pode se tornar um técnico dessa área e se dar bem. Esse profissional trabalha com análises de contas, balancetes e despesas, cálculos de impostos, além de registros e lançamentos de notas fiscais em sistemas contábeis próprios. O mercado de trabalho costuma ser bastante amplo.