De acordo com um estudo realizado na Universidade de Edimburgo, na Escócia, existem profissões mais desafiadoras que trabalham a mente e estimulam a inteligência nos profissionais, independente da idade.
Com publicação recente no jornal científico Neurology, o estudo concluiu que essas carreiras tendem a exigir mais criatividade, principalmente por envolver análise de dados.
Na ocasião do estudo, foram acompanhados cerca de 1.066 voluntários, nascidos no ano de 1936, e aposentados atualmente. Os pesquisadores submeteram os voluntários a diversos testes para avaliar quesitos como memória, habilidades cognitivas e motoras.
Desse modo, concluíram que os indivíduos dessas três profissões possuem uma inteligência mais desenvolvida.
Quais são essas profissões?
1) Arquitetura e Urbanismo
Essa profissão exige amplo conhecimento espacial e noções de raciocínio lógico-matemático desenvolvido. Neste sentido, demanda que os profissionais exercitem as mentes constantemente, enquanto desenvolvem projetos e os transformam em realidade.
Entre as habilidades necessárias para ser um bom arquiteto encontram-se a organização, responsabilidade, agilidade, facilidade com números, domínio sobre técnicas de pesquisa e multidisciplinaridade. Sobretudo por ser uma profissão com diferentes exigências, desde pesquisar materiais até dimensionar grandes construções.
Outras características importantes referem-se à capacidade de abstração, pois é necessário transformar espaços em proporções específicas no papel, por exemplo.
Essa habilidade lógico-espacial é desenvolvida na medida em que há mais prática profissional, afiando a mente para identificar medidas, proporções e noções de profundidade em diferentes locais.
2) Engenharia Civil
Também associada ao raciocínio lógico-matemático, a Engenharia Civil exige profissionais capazes de criar soluções inteligentes para situações desafiadoras, agindo rapidamente e lidando com imprevistos.
Além disso, a liderança e a comunicação também se fazem presentes, de modo que seja necessário ter um relacionamento interpessoal positivo com outras pessoas.
Mais do que um domínio sobre cálculos e a área de exatas como um todo, é essencial ter um senso de observação apurado, sempre pensando para além das suas funções.
Neste sentido, a criatividade, flexibilidade e objetividade são essenciais para entregar projetos e participar de cada etapa dos processos.
3) Consultoria
A pesquisa também mostrou que pessoas que trabalham com negociações, atividades instrucionais ou empregos que oferecem consultoria ou assessoria de qualquer natureza também tendem a ser mais inteligentes. Sendo assim, diferentes profissões poderiam se encaixar nessa categoria, desde Contabilidade até Gestão de Recursos Humanos.
No entanto, o mais importante neste ponto é que o profissional que oferece consultorias precisa ser capaz de diagnosticar a situação de seus clientes, observando todas as pontas do negócio, identificando conflitos e entraves.
Dessa forma, habilidades como solução de problemas, empatia, observação analítica e objetiva, inteligência emocional e outras são fundamentais, trabalhando a mente constantemente.
Portanto, seja na área de vendas, atendimento, administração ou gestão de pessoas, a consultoria é uma profissão que estimula a mente porque exige uma inteligência ampla, tanto em relação aos funcionários quanto aos recursos. Neste caso, o conhecimento necessário e as habilidades ultrapassam a divisão de exatas e humanas.