Vai viajar? Confira 5 itens que não podem ser levados na bagagem de mão

Existem alguns itens que não podem ser levados na bagagem de mão e devem ser evitados para não causar transtornos durante o embarque.

A bagagem de mão sempre é um item útil quando se trata de organizar seus pertences sem que seja necessário utilizar uma mala muito pesada. Nela, é recomendado levar itens essenciais, mas existem itens que não podem ser levados na bagagem de mão, e devem ser de conhecimento de todos os viajantes.

Leia também

Este tipo de dúvida a respeito do que pode ou não ser incluído é comum, visto que a fiscalização das empresas antes do embarque pode variar. Tanto em voos nacionais quanto internacionais, é preciso se atentar a este detalhe.

Vale lembrar que a bagagem de mão é especificamente aquela que não precisa ser despachada durante o check-in. É possível levá-la para dentro do avião sem pagar nada, independente da tarifa. Este pertence deve ficar acomodado no bagageiro superior ou embaixo da poltrona à frente da sua.

Em 2019, o tamanho da bagagem de mão passou por uma padronização. Agora, as medidas são as seguintes:

  • Objeto pessoal como bolsa/mochila: 35 x 20 x 45 cm;
  • Mala de no máximo 10 kg: 35 x 25 x 55 cm.

Seja como for, para entender mais sobre o assunto, confira abaixo alguns itens que não podem ser levados na bagagem de mão.

5 itens que não podem ser levados na bagagem de mão

1. Armas

No geral, qualquer tipo de arma não pode ser transportada na maioria dos casos, sejam viagens terrestres ou aéreas. No caso dos aviões, é expressamente proibido portar armas de fogo, pressão, choque elétrico, químicas, sprays de pimenta, ácidos, neutralizantes e estilingues. Também não é permitido levar réplicas de brinquedo.

2. Objetos pontiagudos ou cortantes

Ainda na mesma categoria, objetos como estiletes, machados, picadores de gelo, equipamentos de artes marciais, tesouras, canivetes, facas e navalhas devem ficar de fora da bagagem. Outros instrumentos multifuncionais que tenham lâminas maiores que 6 cm não devem ser levados.

3. Substâncias explosivas

Neste caso, entram também na lista substâncias incendiárias ou inflamáveis. Isso inclui munições, explosivos, fusíveis, detonadores, espoletas, granadas, minas, cartuchos, dinamite, estopins, pólvora, líquidos inflamáveis, aerossóis, gases inflamáveis, isqueiros e repelentes em aerossol.

4. Ferramentas

Determinadas ferramentas de trabalho não devem ser transportadas na bagagem de mão. Este é o caso de pés de cabra, chaves, fendas e cinzéis com lâmina ou haste maior que 6 cm, serras, maçaricos, marretas, martelos, pistolas de prego, dispositivos de alarme, furadeiras e brocas.

5. Substâncias químicas

No caso das substâncias químicas, é proibido transportar cloro, baterias com líquidos corrosivos que possam derramar, ácidos, venenos, mercúrio, materiais infecciosos, radioativos e alvejantes líquidos.

Itens que podem ser transportados, mas causam dúvidas

Apesar da lista, existem alguns itens que podem ser transportados, mas por suas funções, são descartados por viajantes por via das dúvidas. Este é o caso de:

  • Aparelhos de barbear em cartucho;
  • Objetos com lâminas menores que 6 cm (canivetes, tesourinhas sem ponta, pinças, cortadores de unha);
  • Aerossóis de higiene pessoal ou uso médico (quatro frascos de até 300 ml ou 300 g por passageiro);
  • Termômetros;
  • Relógio de pulso com alarme;
  • Eletrônicos permitidos a bordo (a lista pode ser consultada com a companhia aérea).

Para voos internacionais, porém, existem restrições mais específicas. Não é permitido transportar em bagagens de mão líquidos e géis em embalagens de mais de 100ml. Igualmente, o limite máximo de líquidos é de 1 litro, em embalagens plásticas e transparentes.

É essencial que todos os líquidos ou géis estejam em embalagens plásticas, de modo que o agente de proteção possa inspecioná-los. Líquidos considerados perigosos não acessam áreas restritas de segurança, mesmo que tenham quantidade inferior a 100ml.

No caso de medicamentos com prescrição médica, alimentos de bebês e líquidos para dietas especiais só podem ser transportados em determinada quantidade, referente ao período total de voo. É preciso apresentá-las no momento da inspeção de segurança.

Leia também


você pode gostar também

Manutenção barata: 5 carros que gastam pouco na hora da revisão

Pretende comprar um veículo, mas não quer gastar muita grana na hora das revisões preventivas na concessionária? Conheça cinco carros com manutenção barata e acerte em cheio na escolha.

Novas profissões: confira 7 empregos que não existiam há duas décadas

A era digital abriu portas a profissões associadas a novas formas de viver e relacionar-se no mundo; confira algumas delas que não existiam há alguns anos atrás.

Ano de 2023 terá quantos feriados nacionais? E quais deles vão ser prolongados?

O ano de 2023 terá muitos feriados prolongados e apenas um caindo no meio da semana. Confira o calendário de feriados e programe suas folgas.

Estes são os 30 nomes mais bonitos do mundo, segundo a ciência

Um estudo realizado pela Universidade de Birmingham descobriu que existem nomes cujo som é harmonioso ao ouvido humano e assim listou os nomes mais bonitos que existem.

Confira as 5 causas mais comuns para as crises no relacionamento

As causas mais comuns para as crises no relacionamento podem ser responsáveis pelo fim de muitos, mas existem formas de contorná-las.

7 profissões que não precisam de faculdade e você ainda não conhecia

Se você almeja uma carreira de sucesso, mas não tem diploma universitário, conheças as profissões que não precisam de faculdade e que podem ser rentáveis.