SPC e Serasa: confira quais são as principais diferenças

As duas são empresas distintas, mas acabam gerando confusão e muitos consumidores não sabem as diferenças entre SPC e Serasa. Confira.

Consumidores sempre ouviram falar em empresas como o SPC e a Serasa e isso pode ter gerado confusão em algum momento. Muitos pensam ser a mesma coisa e não acabam não sabendo as principais diferenças entre elas.

De fato, as duas são classificadas como bureaus de crédito, empresas que usam informações dos consumidores, classificando-os em níveis de inadimplência e adimplência, para pessoas físicas e jurídicas. Assim, esses bancos de dados são lugares em que as instituições financeiras avaliam se os clientes e consumidores são bons pagadores ou não.

Nesse sentido, os consumidores são classificados de acordo com o score, que é uma ferramenta que serve para identificar bons e maus pagadores, avaliando a chance de pagamento de cada pessoa geralmente durante os próximos 12 meses.

SPC e Serasa: principais diferenças

O que é Serasa?

Serasa é uma empresa privada, especializada em análises e informações de crédito. É uma empresa conhecida por ser um bureau de crédito, com informações enviadas por lojas, bancos e instituições financeiras.

O banco de dados da Serasa reúne muitas informações sobre o perfil de crédito de milhões de brasileiros. Diariamente a Serasa atende mais de 6 milhões de consultas feitas por mais de 500 mil clientes. Dentre os serviços da empresa, ela é responsável por oferecer soluções de crédito, certificação e consulta de dados para companhias de todos os segmentos.

A Serasa criou uma ferramenta muito útil para os brasileiros que estão com o nome negativado. O Serasa Limpa Nome é uma ação voltada para os negativados e age como intermediadora entre consumidores e instituições credoras. Assim, o objetivo da Serasa é firmar parcerias com as empresas, facilitando algumas condições de negociação e quitação de dívidas.

Consultas na Serasa

O consumidor interessado em checar sua situação no mercado, pode fazer por meio do CPF. Basta acessar o site da Serasa e consultar gratuitamente o CPF. Caso seja o primeiro acesso, é necessário informar alguns dados pessoais e as dívidas encontradas no nome do consumidor serão indicadas pelo sistema.

O que é o SPC Brasil?

O Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) é um órgão que oferece os dados de consumidores para os lojistas. Assim, quem sustenta o SPC Brasil são as associações comerciais, que fornecem informações por meio de várias instituições com parceria em cada estado do Brasil.

Nesse sentido, é assim que comerciantes avaliam o risco de inadimplência e evitam o prejuízo em parcelamento ou créditos. Sempre que constar uma conta não paga, cabe ao lojista avisar o SPC e incluir o consumidor como um mau pagador, o que é um impedimento para a pessoa negativada em contrair mais dívidas.

Todavia, a diferença entre as duas empresas é que os dados do SPC são coletados através de dados de lojistas que estão credenciados e os dados da Serasa são distribuídos por algumas instituições financeiras.

Consultas no SPC

Para consultas sobre o score e cadastro positivo, o consumidor deve entrar no site do SPC Brasil e realizar o procedimento necessário. É preciso acessar o site do SPC Brasil e se cadastrar usando o número do CPF e gerar uma senha de acesso.

Após a confirmação do cadastro, feita por e-mail, será gerado um token de acesso que permitirá ver todas as pendências pessoais que constam no sistema.

Leia também

você pode gostar também

Conheça 9 profissões que não precisam de diploma

Não pôde concluir os estudos e vai começar a procurar emprego? Conheça nove profissões que não precisam de diploma e que costumam ter uma grande demanda.

Saiba como aumentar sua produtividade em 7 passos

Procura uma forma de aumentar a produtividade nos estudos para as provas do concurso? Fique por dentro de sete dicas incríveis e turbine as suas chances de aprovação.

Síndrome de Burnout: qual é a causa? Descubra como evitar

A Síndrome de Burnout é um distúrbio emocional relacionado com o excesso de trabalho, sendo considerada uma doença ocupacional por especialistas da área de saúde.

9 profissões com bons salários que não exigem nível médio

Sempre sonhou em ganhar bem, mas não quis levar os estudos adiante? Conheça nove profissões com bons salários que não exigem nível médio.

9 informações que não precisam ser citadas em seu currículo

Vai começar a procurar emprego e quer aumentar as chances de ser convocado para um processo seletivo? Então, conheça nove informações que não precisam ser citadas no currículo.

5 profissões que pagam bem e têm vagas sobrando

As profissões que pagam bem e têm vagas sobrando saem das carreiras tradicionais por acompanharem as inovações no mercado de trabalho. Porém, existem requisitos para ocupar os cargos dessa lista.