O Pix tem se popularizado cada vez mais no universo digital e hoje é utilizado no mundo todo. Vinculada ao celular e utilizada para transações financeiras instantâneas de diversos tipos, a ferramenta tem sido motivo de preocupação para os usuários em casos como o de roubo e furto de celular.
Quadrilhas têm desenvolvido cada vez mais habilidades para destravar o código de segurança dos aparelhos e acessar os aplicativos de banco. Nessa hora, para evitar prejuízos maiores, é preciso ter agilidade para proteger a sua chave antes que consigam realizar movimentações. Saiba o que fazer para bloquear o Pix nesses casos.
Veja como bloquear o Pix em caso de roubo do celular
Notifique o seu banco
Quando o celular é roubado, a recomendação é para que a vítima procure a sua instituição financeira imediatamente para notificar do fato e solicitar o bloqueio do aplicativo, das chaves Pix e das transações.
Isso deverá ser feito através dos canais de atendimento de cada banco e quanto mais rápido for o processo, maior será a chance de reter qualquer transferência indevida.
Registre o boletim de ocorrência
Registrar o boletim de ocorrência irá formalizar o crime, servindo para informar às autoridades que qualquer transação realizada a partir da data do roubo ou do furto não poderá ser imputada à vítima.
Na maioria dos estados é possível realizar o boletim de forma rápida e online, através do site das Secretarias de Segurança Pública. Caso esse serviço não esteja disponível, a vítima deverá realizar o B.O. na delegacia mais próxima.
Solicite o bloqueio junto à operadora
Esse terceiro passo é um dos mais essenciais para proteger o seu Pix. Entre em contato com a operadora e solicite o bloqueio completo do seu celular. Para realizar o bloqueio, você provavelmente terá que apresentar dados pessoais, o número do B.O. e o número do IMEI (International Mobile Equipment Identity).
O IMEI é o registro de identificação único para cada aparelho e é o dado mais essencial para que a operadora possa realizar o bloqueio rápido.
Se você não possui o seu IMEI, é possível obtê-lo discando *#06# no celular e o número aparecerá na tela. Em caso de celulares com dois chips podem aparecer dois códigos. É recomendável que você consulte e anote o código em um lugar seguro.
Adote medidas preventivas
Melhor que remediar é se prevenir. Então, além de saber como bloquear o Pix em caso de roubo, adote medidas preventivas.
Uma boa saída é reduzir os limites para transferência por Pix no aplicativo do banco, isso irá limitar o valor da transação para um montante que seja relativamente “seguro” considerando possíveis prejuízos.
Evite utilizar a senha do banco para outras funções, como o desbloqueio do aparelho ou de outros aplicativos, isso irá facilitar o acesso integral de bandidos ao seu aparelho e às suas contas bancárias online.
E, claro, adote uma atitude de alerta quando estiver mexendo no celular em lugares públicos, procurando não deixar o aparelho muito exposto e se preocupando com o horário ou possíveis condutas suspeitas por perto.