Você já imaginou um lugar onde não existam noites? Apesar de parecer improvável, eles são reais. Afinal, nos polos Sul e Norte, existem meses com dias eternos, onde não fica escuro por longos períodos de tempo. Este tipo de ocorrência é um fenômeno natural conhecido como sol da meia-noite, incidente em lugares onde o sol não se põe e nunca anoitece.
É importante ter em mente que estes lugares não possuem dias contínuos o ano inteiro. O fenômeno que faz com que o sol permaneça dominante por 24 horas ocorre durante determinados períodos, como por algumas semanas ou meses. Mesmo assim, o tal sol da meia-noite é um efeito interessante, principalmente pelo fato de também existirem países “sem sol”.
Confira abaixo uma lista de 9 lugares onde o sol não se põe e nunca anoitece, pelo menos por certos períodos do ano.
Veja os lugares onde o sol não se põe e nunca anoitece
1. Svalbard, Noruega
Esta é uma cidade ainda habitada mais ao norte do planeta, e é um local excelente para conferir o fenômeno do sol da meia-noite no verão, e a aurora boreal no inverno.
Este arquipélago no Oceano Ártico é conhecido como o reino dos ursos polares, e é uma área de proteção ambiental. Possui três reservas naturais, seis parques nacionais, 15 santuários de aves e uma área de proteção geotrópica.
2. Lapônia, Finlândia
A região da Lapônia se estende por países como a Finlândia, Noruega, Suécia e Rússia, mas é na Finlândia em que é chamada de terra do sol da meia-noite. No verão, a região recebe até mesmo festivais relacionados aos dias eternos, como o Festival de Cinema do Sol da Meia-Noite.
3. Ilulissat, Groenlândia
Ilulissat foi fundada em 1743, e possui cerca de 4500 habitantes, sendo a terceira maior da Groenlândia. Conhecida como o paraíso dos icebergs, a cidade também recebe o fenômeno do sol da meia-noite. Uma de suas atrações turísticas famosas é o fiorde de gelo Ilulissat, declarado patrimônio histórico da humanidade.
4. Fairbanks, Alaska
Localizada ao norte do Alaska, Fairbanks possui pouco mais de 30 mil habitantes, e também possui períodos em que a noite jamais dá as caras. Durante a época do sol da meia-noite, ocorrem vários festivais e comemorações, como o Festival do Sol da Meia-Noite. Pelo fato de ser dia por 24 horas, jogos ocorrem até mesmo às 22h, sem que seja necessário utilizar luzes artificiais.
5. Whitehorse, Canadá
O território Yukon está localizado ao norte o suficiente para que, no dia mais longo do ano, o sol só desareça a partir da 1h da manhã, reaparecendo apenas três horas depois. Este é um ótimo destino para aproveitar o fenômeno e fazer atividades ao ar livre.
6. São Petersburgo, Rússia
São Petersburgo é uma das grandes cidades da Rússia, com mais de um milhão de habitantes. Este também é um dos melhores lugares para aproveitar dias contínuos sem noite. Igualmente, nestas épocas ocorrem festivais como o Festival das Noites Brancas, com óperas, balés e outras performances artísticas.
7. Grimsey, Islândia
Na capital islandesa, Reykjavik, o sol da meia-noite também encanta os habitantes, mas sua beleza é aproveitada ao máximo em Grimsey, uma pequena ilha que fica 40 km ao norte do país. Com pouco mais de 100 habitantes, possui uma grande população de pinguins, e no verão, não há noites. Apenas no final de julho o sol verdadeiramente se põe, próximo da meia-noite.
8. Norilsk, Rússia
Norilsk é outra integrante da seleta lista de lugares onde, durante longos períodos de tempo, o sol não desaparece ou não nasce. De maio a junho, é sempre dia; por sua vez, de novembro a fevereiro, é sempre noite. O fato do sol permanecer no céu não significa que o local realmente viva o verão, já que a temperatura média do mês mais quente, julho, é de 15 ºC.
9. Ólafsfjörður, Islândia
Mais uma das cidades islandesas que vivem dias de sol ininterruptos, em Ólafsfjörður, é sempre dia no verão. No dia mais longo do ano, no final de junho, o astro apenas toca o horizonte após 1 hora da manhã, e imediatamente volta a subir, assim como no território Yukon, no Canadá.