Se "Parabéns" é plural, existe a versão da palavra em singular?

Muita gente se confunde com a real versão da palavra e algumas formas ultrapassadas acabaram caindo em desuso na língua. Confira as regras e não erre mais.

A Língua Portuguesa é conhecida pela sua complexidade, o que faz com que os falantes deste idioma tenham as mais diversas dúvidas, todos os dias. Uma das perguntas que se faz é sobre a formação de plurais, de palavras e de toda a estrutura básica. Então, aproveitando o gancho, lançamos a pergunta: se existe o plural “parabéns”, o singular seria “parabém"?

continua depois da publicidade

De acordo com a norma culta da língua, a palavra "parabéns" é um substantivo masculino e plural. Entretanto, se existe a forma no plural, também temos a forma no singular. Nesse sentido, o correto para o singular é a palavra “parabém”, que acabou se tornando obsoleta e caiu em desuso.

Usada para transmitir felicitações a alguém, a palavra “parabéns” é um substantivo plural. O correto, nesse caso, é usar a palavra na forma plural. Para isso, o determinante que acompanha o substantivo deve estabelecer a concordância nominal correta. Exemplos:

    Leia também
  • Vamos cantar os parabéns.
  • Esses parabéns estão atrasados.
  • Viemos lhe desejar os parabéns por mais uma conquista.

Parabéns: origem da palavra

A palavra "parabém" tem origem no início do século XVII, pela preposição “para” unida ao substantivo “bem”, dando origem a forma como conhecemos. Assim, a preposição “para”, dentre outros tantos sentidos, indica propósito, intuito ou direção, adicionado ao substantivo “bem”, também carregado de sentidos.

continua depois da publicidade

Dessa forma, o correto uso no singular seria “parabém”. O que acontece é que a forma como está essa palavra no singular – reconhecida, inclusive, pelo Vocabulário Oficial da Língua Portuguesa (Volp) – é uma forma que acabou caindo em desuso.

Essa palavra não é mais usada no singular e isso se deve ao fato de a língua portuguesa estar sempre em evolução. Entretanto, Machado de Assis, em seu livro "Dom Casmurro" (1899), faz o uso perfeito da palavra “parabém” no singular: “(...) esse estado da alma que vê na inclinação do arbusto, tocando do vento, um parabém da flora universal, traz sensações mais íntimas e finas que qualquer outro.”

continua depois da publicidade

Outros exemplos

Além da palavra parabéns, que aparece em seu singular na forma “parabém”, a palavra “pêsames” também apresenta a mesma situação. Trata-se de uma palavra que é antônima de parabéns e que sofre o mesmo processo. Assim, em seu singular, a forma correta seria “pêsame”.

Porém, hoje em dia quase não se usa essa palavra na forma singular, mesmo que ela esteja registrada, por se tratar de uma forma arcaica perante os novos rumos da língua portuguesa.

Portanto, sempre que for felicitar alguém por qualquer motivo, a forma correta será “parabéns”. Do mesmo modo quando for preciso dar as condolências a alguém por um motivo triste; a forma correta é sempre no plural “pêsames".

continua depois da publicidade

Compartilhe esse artigo

Leia também

Concursos em sua
cidade