Confira 5 livros que todo mundo deveria ler ao menos uma vez na vida

Ler é uma atividade que traz inúmeros benefícios para o intelecto. Dentre tantos títulos disponíveis, buscamos algumas leituras indispensáveis. Então, veja os livros que todo mundo deveria ler.

A leitura é uma atividade prazerosa, que requer tempo e concentração, de modo que o leitor possa embarcar em cada história disponível em diversos títulos da literatura nacional e internacional. Que tal conhecer os livros que todo mundo deveria ler?

Listas são feitas a toda hora, com obras que são verdadeiros sucessos entre crítica e público. Escolher os melhores e mais importantes títulos nem sempre é uma tarefa fácil, gerando milhares de opções a quem quer se debruçar em uma boa leitura.

Diante disso, o Concursos no Brasil elegeu alguns livros aclamados tanto pela crítica, quanto pelo público leitor. Confira.

Conheça os livros essenciais que todo mundo deveria ler

Confira 5 livros que todo mundo deveria ler ao menos uma vez na vida
Foto: Reprodução / Pexels.

1 – Dom Casmurro, de Machado de Assis

O primeiro nome da lista é este clássico escrito por ninguém menos que Machado de Assis. O livro, de 1899, é narrado em primeira pessoa e conta o romance entre Bento e Capitu.

Capitu é uma das personagens mais famosas da literatura brasileira, e o romance entre ela e Bentinho traz à tona uma série de perguntas que podem ser feitas pelo próprio leitor, durante a leitura desta obra.

2 – O Livro do Desassossego, Fernando Pessoa

Fernando Pessoa é um dos grandes autores da Língua Portuguesa. O poeta português, tem obras marcantes na literatura mundial e uma delas é o seu “Livro do Desassossego”.

Escrito em prosa poética, o livro publicado em 1982 traz diversos temas, em sua maioria existencialistas e assinados sempre por Bernardo Soares – um ajudante de guarda-livros em Lisboa -, um dos heterônimos de Pessoa.

3 – A Hora da Estrela, de Clarice Lispector

Clarice Lispector publicou esta obra em 1977. Seu último romance tornou-se bastante conhecido, sendo leitura obrigatória em escolas, por exemplo.

A trama conta a história de Macabéa, uma jovem vinda de Alagoas para o Rio de Janeiro, em busca de trabalho e melhores condições de vida.

A narrativa desenvolve-se de maneira linear, contando todo o sofrimento da jovem, que se vê diante de várias situações impostas pela cidade em que vive.

Esta é uma das obras mais importantes da literatura nacional e acabou ganhando as telas do cinema em 1985.

4 – O Vermelho e o Negro, de Sthendal

Este clássico da literatura francesa é a principal obra de Stendhal. Ela conta a história de um jovem pobre e talentoso, que em 1830 acaba deixando sua província para viver em Paris.

Durante o desenrolar da trama, o jovem Julien acaba lidando com a dificuldade em apagar o seu passado, ao mesmo tempo em que tenta se instalar na alta esfera da sociedade da época.

O livro pertence ao gênero romance psicológico, além de fazer uma narrativa histórica do momento dos grandes salões das artes francesas, frequentados pela nobreza e por pessoas influentes na política, arte e diversos campos do conhecimento.

5 – Quarto de Despejo, de Carolina Maria de Jesus

Esta obra foi escrita por Carolina Maria de Jesus em 1960, e é um título necessário para aqueles que desejam saber um pouco mais sobre a realidade das pessoas que estão situadas à margem da sociedade e pouco recebem atenção.

A compilação de diários escritos por uma mulher negra, mãe solo e moradora de uma favela em São Paulo ganhou notoriedade ao mostrar um pouco o cotidiano das pessoas que são oprimidas pela sociedade, justamente por sua posição social pouco favorecida.

De tanto sucesso entre público e crítica, a obra de Carolina Maria de Jesus (que a tornou protagonista de sua vida), foi traduzido para 13 idiomas diferentes.

Leia também

você pode gostar também

Gastronomia: como empreender nessa área? Confira 5 dicas

A Gastronomia é um ramo profissional que está associado com atividades como o turismo, lazer, comércio de alimentos e outros setores da indústria. Assim, empreender nessa área é mais simples do que parece.

Como conciliar trabalho e estudo? Confira 7 dicas simples e práticas

Vai começar o cursinho preparatório para o concurso, mas trabalha o dia inteiro? Fique por dentro de sete dicas de ouro sobre como conciliar trabalho e estudo.

Você sabia que existe o Dia da Saudade? Conheça essa data comemorativa

A palavra saudade pode remeter a um episódio de alegria ou de tristeza. Seja como for, esse sentimento é tão importante que tem data comemorativa, o Dia da Saudade.

As cores de esmalte que mais combinam com cada signo

Bateu aquela indecisão na hora de escolher a tonalidade que vai passar nas unhas? Então, conheça as cores de esmalte que mais combinam com cada signo.

7 sinais de que você deveria mudar de profissão

Está insatisfeito com o seu atual emprego? Então conheça os sete sinais de que você deveria mudar de profissão e cogite uma transição de carreira.

Para que servem aquelas bolas laranjas nos fios de transmissão?

Fios de alta tensão geralmente possuem itens de segurança bastante chamativos para evitar acidentes que possam danificar os fios e causar maiores problemas.