São fatais: confira os 7 piores parasitas humanos que ainda existem

Os 7 piores parasitas humanos que ainda existem causam infecções generalizadas no organismo e podem levar o indivíduo à morte.

Os 7 piores parasitas humanos que ainda existem são fatais por conta das enfermidades que causam nos indivíduos, podendo causar mortes prematuras e até um pouco assustadoras. No geral, a Ciência define esse tipo de problema de saúde como parasitoses humanos, pois são criadas infecções decorrentes desses microrganismos invasores durante o parasitismo.

Neste caso, são consideradas parasitoses todas as protozoonoses, bacterioses, verminoses e viroses. Na categoria dos maléficos, também está incluído os vírus e vermes. Comumente, as parasitoses humanas surgem por conta do ataque de espécies que são parasitas humanos. Saiba mais a seguir:

Os 7 piores parasitas humanos que ainda existem

1) Plasmódio

O plasmódio é um protozoário parasita que causa uma infecção responsável pelo desenvolvimento da malária no organismo humano. De acordo com informações da Organização Mundial da Saúde, estima-se que cerca de 200 milhões de casos dessa enfermidade afetam seres humanos no mundo.

Comumente, a malária é caracterizado por febres e calafrios intensos que podem progredir até a morte do indivíduo. Ainda que existam tratamentos para redução do risco, não há uma vacina oficial.

2) Tênias

Em resumo, essa espécie é um tipo de platelminto que hospeda diferentes tipos de parasitas. Porém, a ingestão da tênia em alimentos contaminados causa problemas como a cisticercose. Basicamente, a tênia fica ligada ao revestimento gastrointestinal e acaba privando o corpo dos nutrientes consumidos à medida que crescem.

Porém, a presença de cistos da tênia no cérebro podem levar à morte, em especial quando as condições de maturação das larvas não são suficientes para a espécie e ela acaba migrando para outros órgãos.

3) Carrapato de paralisia

Essa espécie de carrapato é original da Argentina e pode ser considerado um ectoparasita. Em outras palavras, isso significa que são espécies que realizam o trabalho parasitário do lado de fora do corpo, pois se fixam na pele e criam mordidas extremamente prejudiciais.

Em alguns casos, a picada dessas espécies podem criar doenças desagradáveis capazes de gerar uma paralisia nos pulmões. Portanto, é possível que a vítima acabe morrendo por conta de uma insuficiência respiratória.

4) Ácaro-da-sarna

Biologicamente próximo do carrapato, esse parasita humano entra na pele humana e acaba criando uma série de inchaços, além de coceira intensa. Basicamente, depositam fezes na pele humana, mas cada vez que alguém coça essas regiões o que acaba acontecendo é que uma infecção secundária é espalhada por meio da corrente sanguínea.

5) Mosca do verme

Em resumo, a mosca do verme é um parasita humano cuja fêmea deposita cerca de 100 ovos em uma ferida aberta na pele. Porém, as larvas desses ovos eclodem e acabam se enterrando na carne do indivíduo, pois se alimentam para crescer. Com isso, conseguem invadir órgãos, músculos e nervos enquanto crescem.

6) Verme do sangue

Essa espécie cria uma infecção por meio da água contaminada com as larvas de Schitosoma, também conhecida como cercarias. Rapidamente, as espécies conseguem penetrar a pele do hospedeiro por meio do sangue, atingindo diversos órgãos como o fígado, intestinos e trato urinário, além de outros membros do corpo humano.

7) Minhoca-da-guiné

Conhecido como o parasita humano responsável pela doença do verme da Guiné em seres humanos, a infecção também é causado por conta do consumo de água contaminada. Porém, os sintomas da doença aparecem somente um ano depois da infecção, pois é quando a larva se transforma em adulto e começa a atacar o organismo.

Basicamente, a Minhoca de Guiné adulta libera as suas larvas por meio de um ataque na pele, criando diversas bolhas infeciosas. Além disso, a sensação ode dor e queimação pode causar infecções bacterianas graves com sérios riscos de vida. Para remover as larvas, deve-se estourar as bolhas para eliminar os parasitas, e também buscar remover o parasita adulto.

Leia também

você pode gostar também

7 sinais de que você deveria mudar de profissão

Está insatisfeito com o seu atual emprego? Então conheça os sete sinais de que você deveria mudar de profissão e cogite uma transição de carreira.

Para que servem aquelas bolas laranjas nos fios de transmissão?

Fios de alta tensão geralmente possuem itens de segurança bastante chamativos para evitar acidentes que possam danificar os fios e causar maiores problemas.

Convocação, nomeação e posse: saiba qual é a diferença

A diferença entre a etapa de convocação, nomeação e posse em um concurso público pode criar dúvidas nos candidatos, principalmente sobre a burocracia e procedimentos ao longo desses níveis.

O que 2023 reserva para os concursos? Veja 7 editais previstos

Os concursos públicos previstos para serem realizados no Brasil em 2023 podem ofertar vagas para profissionais de níveis médio, técnico e superior.

7 verdades sobre concursos públicos que vão te motivar

Está querendo começar uma carreira pública em 2023? Então, conheça sete verdades sobre concursos públicos que podem deixar a sua motivação nas alturas.

Como usar o marketing pessoal para ter bons relacionamentos no trabalho?

Entenda melhor o conceito de marketing pessoal e veja como aplicar esse conhecimento à sua vivência profissional.