Português – Nível Superior

Prepare-se com questões de Português para nível superior

01

(IDESUL - 2020 - Prefeitura de Lima Duarte - MG - Engenheiro Civil)- Observe:

Defender? Defendei vós.

Faça o mesmo com os verbos: vir, ver, trazer, pontuar e assinale a alternativa correta:

 

Código da questão
Q59640Ca
02

(INSTITUTO AOCP - 2020 - Prefeitura de Novo Hamburgo - RS - Assistente Social) - Assinale a alternativa em que a substituição do verbo em destaque em “Existem múltiplas explicações para os benefícios da gratidão.” respeite as normas de concordância.

Código da questão
Q58946Ca
03 Considere as frases:

As escolas devem proibir frituras e refrigerantes não vendendo frituras e refrigerantes em suas cantinas.

A escola pode ensinar hábitos alimentares saudáveis, mas a família também deve incorporar esses hábitos alimentares saudáveis.

Para evitar a repetição de palavras, assinale a alternativa em que os pronomes, além de estarem adequadamente colocados na frase, substituem,
correta e respectivamente, os termos em destaque nas frases.
Código da questão
Q1111Ca
04

(NSTITUTO AOCP - 2020 - Prefeitura de Novo Hamburgo - RS - Assistente Social) - 

                  A gratidão tem o poder de salvar vidas (ou por que você deveria escrever aquela nota de agradecimento)

 


                                                                                                                                 Richard Gunderman. Tradução: Camilo Rocha

 

 

A gratidão pode ser mais benéfica do que costumamos supor. Um estudo recente pediu que pessoas escrevessem uma nota de agradecimento para alguém e depois estimassem o quão surpreso e feliz o recebedor ficaria. Invariavelmente, o impacto foi subestimado. Outro estudo avaliou os benefícios para a saúde de se escrever bilhetes de obrigado. Os pesquisadores descobriram que escrever apenas três notas de obrigado ao longo de três semanas melhorava a satisfação com a vida, aumentava sentimentos de felicidade e reduziria sintomas de depressão.

Existem múltiplas explicações para os benefícios da gratidão. Uma é o fato de que expressar gratidão encoraja os outros a continuarem sendo generosos, promovendo, assim, um ciclo virtuoso de bondade em relacionamentos. Da mesma maneira, pessoas agradecidas talvez fiquem mais propensas a retribuir com seus próprios atos de bondade. Falando de modo mais amplo, uma comunidade em que as pessoas se sentem agradecidas umas com as outras tem mais chance de ser um lugar agradável para se viver do que uma caracterizada por suspeição e ressentimento mútuos.

Os efeitos benéficos da gratidão podem ir ainda mais longe. Por exemplo, quando muitas pessoas se sentem bem sobre o que outra pessoa fez por elas, elas sentem um senso de elevação, com um consequente reforço da sua consideração pela humanidade. Alguns se inspiram a tentar se tornar também pessoas melhores, fazendo mais para ajudar a trazer o melhor nos outros e trazendo mais bondade para o mundo à sua volta.

É claro, atos de bondade também podem fomentar desconforto. Por exemplo, se pessoas sentem que não são merecedoras de bondade ou suspeitam que há algum motivo por trás da bondade, os benefícios da gratidão não se realizarão. Do mesmo modo, receber bondade pode fazer surgir um senso de dívida, deixando nos beneficiários uma sensação de que precisam pagar de volta a bondade recebida. A gratidão pode florescer apenas se as pessoas têm confiança o suficiente em si mesmas e nos outros para permitir que isso aconteça.

Outro obstáculo para a gratidão é frequentemente chamado de senso de merecimento. Em vez de sentir um benefício como uma virada boa, as pessoas às vezes o veem como um mero pagamento do que lhes é devido, pelo qual ninguém merece nenhum crédito moral. Ainda que seja importante ver que a justiça está sendo feita, deixar de lado oportunidades por sentimentos genuínos e expressões de generosidade também podem produzir uma comunidade mais impessoal e fragmentada.

Quando Defoe retratou a personagem Robinson Crusoe fazendo da ação de graças uma parte diária de sua vida na ilha, ele estava antecipando descobertas nas ciências sociais e medicina que não apareceriam por centenas de anos. Ele também estava refletindo a sabedoria de tradições religiosas e filosóficas que têm início há milhares de anos. A gratidão é um dos estados mentais mais saudáveis e edificantes, e aqueles que a adotam como hábito estão enriquecendo não apenas suas próprias vidas mas também as vidas daqueles à sua volta.

 

Adaptado de: https://www.nexojornal.com.br/externo/2018/08/11/Agratid%C3%A3o-tem-o-poder-de-salvar-vidas-ou-por-quevoc%C3%AA-deveria-escrever-aquela-nota-de-agradecimento Acesso em: 04 fev. 2020.

 

A expressão em destaque em “Outro obstáculo para a gratidão […]” (5º parágrafo) retoma

Código da questão
Q58900Ca
05

(Ferreira de Moura - 2012 - SEPLAG) Observe o trecho: “ No aspecto diplomático, os chineses vem fazendo o que bem entendem
e é um dos países que mais investem nas economias pobres.” De acordo com o Novo Acordo Ortográfico firmado entre os países lusófonos em 29 de setembro de 2008 e em vigor desde 1º de janeiro de 2009, que estabeleceu novas regras para a nova ortografia, podese afirmar em relação à ausência do acento circunflexo no verbo que está:

Código da questão
Q1678Ca
06
Clique
aqui e leia o texto relacionado com a questão

Assinale a alternativa em que a expressão por que foi empregada corretamente e com a mesma função com que aparece na frase do texto: Por que proibiram pastel?
Código da questão
Q1115Ca
07

(IDESUL - 2020 - Prefeitura de Lima Duarte - MG - Engenheiro Civil) - Leia com atenção as manchetes:

I. O governo chinês divulgou o número de infectados com o coronavírus.

II. Embora o Brasil não tenha registrado nenhum caso suspeito de contaminação, o Ministério da Saúde está em alerta.

Assinale a alternativa em que as formas passivas preservam o modo e o tempo verbais dos trechos acima:

Código da questão
Q59641Ca
08

(VUNESP - 2020 - SeMAE - Engenharia Civil) - Leia um trecho do romance “A Madona de Cedro”, de Antonio Callado, para responder à questão.

 

No primeiro dia no Rio de Janeiro, Delfino Montiel quase se afogou. Ele tinha aprendido a nadar menino ainda no rio das Velhas, na fazenda de seu tio Dilermando. Mas a corrente dos rios é honesta e determinada, vai reta e sempre se disciplina pelas margens. O mar... Ora, quem vai entender o mar? Delfino largou-se para o mar no mesmo dia em que chegara ao Rio. Atravessou a areia e foi entrando no mar numa espécie de exaltação. Queria chorar com aquela frescura de água azul, queria abraçar e beijar o mar. A primeira onda que lhe veio ao encontro, Delfino a recebeu de braços abertos. Ela o derrubou numa cascata de areia e espuma. Ele bebeu água, muita, mas estava embriagado de mar.

Só quando já se achava sentado na areia, arquejante, entre uma súcia de curiosos, é que Delfino compreendeu que quase tinha morrido afogado. Um dos que o havia salvo era um rapagão simpático que lhe perguntou:

– Você donde é que veio, patrício, de Cabrobó1 ou Caixa Prego2?

– De Congonhas do Campo, respondeu Delfino ingenuamente.

Muita gente riu em torno dele.

– Pois, se você ainda quer rever Congonhas, trate o mar com mais desconfiança.

Enquanto o rapaz se afastava, Delfino notou principalmente o riso de uma menina de cabelos cor de mel. Ele a notou porque a menina não queria exatamente rir, com pena dele que estava, mas sua companheira ria tão à vontade que ela não podia deixar de acompanhá-la.

Com os olhos fitos nela, Delfino a foi acompanhando com a vista enquanto a menina entrava no mar. Viu logo que era uma amiga íntima do mar. Viu-a furar uma primeira onda, ligeira e exata como uma agulha mergulhando na dobra azul de um pano. Quando ela se levantou do mergulho, o cabelo cor de mel estava preto e grudado ao pescoço, preto-esverdeado, como se ela tivesse voltado mais marinha do fundo do mar.

(Record/Altaya. Adaptado)

1Cabrobó é uma cidade pernambucana no sertão do São Francisco.

2Caixa Prego significa lugar muito distante, longínquo.

Considere os trechos do texto.

 

• Atravessou a areia e foi entrando no mar numa espécie de exaltação. (1° parágrafo)

• Um dos que o havia salvo era um rapagão simpático que lhe perguntou... (2° parágrafo)

 

Assinale a alternativa que apresenta, correta e respectivamente, termos de sentido oposto aos termos destacados nos trechos do texto.

 

Código da questão
Q60112Ca
09

(INTELECTUS - 2012 - Prefeitura de Rio do Sul/SC - Arquiteto) - Na frase “Deus nos proteja”, o verbo está no modo:

Código da questão
Q49466Ca
10

(INTELECTUS - 2012 - Prefeitura de Rio do Sul/SC - Arquiteto) - O substantivo coletivo CHOLDRA exprime um conjunto de:

Código da questão
Q49464Ca