Português

Prepare-se com questões de Português

01

(IBGP - 2017 - CISSUL - MG - Condutor Socorrista) - 

TEXTO 1
Educando com valores
O trânsito é feito pelas pessoas. E, como nas outras atividades humanas, quatro princípios são importantes para o relacionamento e a convivência social no trânsito.
O primeiro deles é a dignidade da pessoa humana, da qual derivam os Direitos Humanos e os valores e atitudes fundamentais para o convívio social democrático, como o respeito mútuo e o repúdio às discriminações de qualquer espécie, atitude necessária à promoção da justiça.
O segundo princípio é a igualdade de direitos. Todos têm a possibilidade de exercer a cidadania plenamente e, para isso, é necessário ter equidade, isto é, a necessidade de considerar as diferenças das pessoas para garantir a igualdade o que, por sua vez, fundamenta a solidariedade.
Um outro é o da participação, que fundamenta a mobilização da sociedade para organizar-se em torno dos problemas de trânsito e de suas consequências.
Finalmente, o princípio da corresponsabilidade pela vida social, que diz respeito à formação de atitudes e ao aprender a valorizar comportamentos necessários à segurança no trânsito, à efetivação do direito de mobilidade a todos os cidadãos e o de exigir dos governantes, ações de melhoria dos espaços públicos.
Comportamentos expressam princípios e valores que a sociedade constrói e referenda e que cada pessoa toma para si e leva para o trânsito. Os valores, por sua vez, expressam as contradições e conflitos entre os segmentos sociais e mesmo entre os papéis que cada pessoa desempenha. Ser "veloz", "esperto", "levar vantagem" ou "ter o automóvel como status", são valores presentes em parte da sociedade. Mas são insustentáveis do ponto de vista das necessidades da vida coletiva, da saúde e do direito de todos. É preciso mudar.
Mudar comportamentos para uma vida coletiva com qualidade e respeito exige uma tomada de consciência das questões em jogo no convívio social, portanto na convivência no trânsito. É a escolha dos princípios e dos valores que irá levar a um trânsito mais humano, harmonioso, mais seguro e mais justo.
Fonte: http://www.detran.pe.gov.br/download/cartilha/Cartilha_Primeiros_Socorros.pdf Acesso em: 18/09/2016. (Adaptado)
Assinale alternativa que apresenta um período composto por quatro verbos.

Código da questão
Q57086Ca
02

(IBEG - 2016 - Prefeitura de Mendes/RJ - Auxiliar de creche) - Assinale a alternativa onde a palavra flor está em sentido conotativo.

Código da questão
Q49827Ca
03

(IBEG - 2016 - Prefeitura de Mendes/RJ - Auxiliar de creche) - Na dupla de palavras apresentadas a seguir, assinale a alternativa que não apresenta ideia de antonímia entre elas.

Código da questão
Q49826Ca
04

(REIS & REIS - 2016 - Operador de Máquinas Pesadas) - São advérbios de modo, exceto:

Código da questão
Q57785Ca
05

(OBJETIVA - 2012 - EPTC - Agente de Serviços Gerais) - Quanto ao vocábulo “pinguins”, assinalar a alternativa CORRETA:

Código da questão
Q57486Ca
06

(Instituto UniFil - 2020 - Prefeitura de Ângulo - PR - Auxiliar Administrativo) - Assinale a alternativa que apresenta um verbo.

Código da questão
Q59219Ca
07

(FUMARC - 2017 - COPASA - Agente de Saneamento) - A pontuação está CORRETA em:

Código da questão
Q56701Ca
08

(Instituto Legatus - 2014 - Prefeitura de Curralinhos - PI - Motorista) - Indique a alternativa em que ocorre erro de concordância nominal na alternativa:

Código da questão
Q58127Ca
09

(Fepese - 2012 - Casan) Em palavras compostas, existe hífen se a segunda delas começa por h (anti-horário) ou pela mesma letra
com que a primeira termina (anti-imediato). Assinale a alternativa com as palavras em que os dois elementos devem seguir essa norma.

Código da questão
Q1727Ca
10

(NUCEPE - 2019 - FMS - Auxiliar de Administração) - TEXTO 01

 

                       Imigração: o brilho eterno da grama do vizinho

             Um em cada seis adultos do planeta deseja mudar de país. E isso é uma boa notícia.

                         (Por Edison Veiga e Alexandre Versignassi)

 

É provável que você já tenha pensado em sair do Brasil. É muito provável que você conheça pelo menos alguém que tenha saído do Brasil. Não estamos falando sobre política aqui: trata-se de uma tendência que já vem de um bom tempo. Dados da Receita Federal mostram que o número de brasileiros que deram baixa, ou seja, fizeram o informe de saída definitiva do País da última declaração de imposto de renda, no início de 2018, foi de 21,2 mil. Em 2013, quando o número já era considerado alto, foram 9,8 mil.

(...)

A explicação, (...) não está só na busca por mais qualidade de vida. Está nos nossos instintos. A ilusão de que a grama do vizinho é mais verde, de que a felicidade está “lá fora”, foi impressa em nosso DNA ao longo da evolução. A espécie de hominídeo mais bem-sucedida entre todas foi o Homo erectus, nosso antepassado direto. Trata-se da única que durou mais de 1 milhão de anos. Nós, Homo sapiens, mal chegamos aos 300 mil e já estamos a perigo. Bom, o erectus, que não detinha muito mais tecnologia que um chimpanzé, saiu de sua terra natal, a África, e colonizou a Europa e a Ásia bem antes de o primeiro Homo sapiens ter nascido (a partir de descendentes do erectus que tinham ficado na África). Somos uma espécie migratória.

(https://super.abril.com.br/sociedade/imigracao-o-brilho-eterno-da-grama-do-vizinho/-Publicado em 25 mar 2019. Acesso em 29 de junho de 2019). 

Em: “Trata-se da única que durou mais de 1 milhão de anos. Nós, Homo sapiens, mal chegamos aos 300 mil e já estamos a perigo.”, a palavra “única” retoma textualmente, a palavra/expressão:
Código da questão
Q56477Ca