Português – Nível Médio

Prepare-se com questões de Português para nível médio

01

(IDIB - 2019 - Câmara de Petrolina - PE - Agente Administrativo) - Acerca das comunicações oficiais, analise os itens abaixo:

 

I. Na identificação do signatário, o cargo ocupado por pessoa do sexo feminino não deve ser flexionado no gênero feminino.

II. Os pronomes Vossa Senhoria ou Vossa Excelência são usados para se comunicar diretamente com o receptor.

III. Nas comunicações oficiais, há situações em que não se pode abreviar os pronomes de tratamento.

 

Analisados os itens, pode-se afirmar que:

 

Código da questão
Q55951Ca
02

(METTA- 2012 - Pref. Pocinhos/PB) Sobre a importância da água para todos os seres vivos, julgue os itens a seguir em V ou F:

I. Nos últimos anos mudanças no clima têm gerado alterações no regime de chuvas e na umidade relativa do ar, o que tem afetado a qualidade de vida das populações e levado a escassez de água.
II. É necessário cessar o despejo de esgotos não tratados nos corpos d’água como uma forma de conservação.
III. Cerca de 12% de toda a água doce do mundo se encontra no Brasil.

É(são) VERDADEIRO(s) o(s) item(ns):

Código da questão
Q5848Ca
03

(CETRO- soldado da Polícia Militar do Estado de São Paulo) - Leia o texto abaixo para responder à questão.

Viaturas da Polícia Militar de São Paulo terão tablets

Com o objetivo de facilitar o trabalho dos policiais, as 11 mil viaturas da Polícia Militar de São Paulo terão instalado, até o final deste ano, um tablet, computador de mão em formato de prancheta e com tela sensível ao toque. Na aquisição de 16,5 mil tablets, o governo paulista gastou R$23,1 milhões. A instalação dos computadores nas viaturas começou a ser feita em janeiro. Neste mês, os veículos que fazem o policiamento dos 39 municípios da região metropolitana de São Paulo receberão os tablets. Em outubro, será a vez das viaturas do interior. Parte dos equipamentos será reservada aos policiais que fazem o patrulhamento com o uso de motocicletas.

Segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP), 3 mil viaturas da PM na capital paulista já têm acoplados ao painel o equipamento que lhes permite, da rua, consultar os bancos de dados criminais e civis, fazer registros de boletins de ocorrência, anotações e relatórios, além de enviarem informações ao comando. Os tablets também vão ajudar os policiais a chegar mais rápido aos locais das ocorrências, uma vez que são equipados com GPS, o sistema de navegação que permite localizar ruas e traçar rotas com maior rapidez.

Outra vantagem diz respeito ao dinamismo e à velocidade que os policiais ganharão, uma vez que a tecnologia permitirá que o comando acompanhe, em tempo real, toda a movimentação das viaturas e possa chamar as mais próximas a cada nova ocorrência. O tablet tem duas câmeras embutidas, todas as imagens são captadas com áudio e as gravações são enviadas para o Centro de Operações da Polícia Militar (Copom), onde ficarão armazenadas.

18 de agosto de 2011 | 16h10. Solange Spigliatti – Agência Estado. Disponível em: http://www.estadao.com.br/noticias/geral,viaturasda- policia-militar-de-sao-paulo-terao-tablets,760539,0.htm. Adaptado.

De acordo com o texto, é correto afirmar que

Código da questão
Q57961Ca
04

(VUNESP - 2014 - MPE-SP - Auxiliar de Promotoria) - 

Leia o texto para responder a questão.

Este ano marca o 20.º aniversário do genocídio em Ruanda.
Em exatos cem dias, de abril a julho de 1994, entre 800 mil e
um milhão de ruandeses, predominantemente da etnia tutsi,
foram massacrados, quando um governo extremista liderado por
outra etnia, a hutu, lançou um plano nacional para basicamente
exterminar a minoria tutsi e qualquer outra que fizesse oposição
a suas políticas, até mesmo hutus moderados. Foi um cenário
infernal no qual assassinatos brutais – inclusive de crianças e
bebês – eram realizados por pessoas que poucos dias antes eram
vizinhas, colegas ou mesmo amigas
O genocídio só chegou ao final quando a Frente Patriótica
de Ruanda (RPF, na sigla em inglês), movimento tutsi liderado
por Paul Kagame, saiu da vizinha Uganda e derrubou o governo
hutu. Kagame tornou-se presidente em abril de 2000 e continua
sendo até hoje.
As coisas mudaram muito em Ruanda desde então, e para
melhor. Foi a partir de 2006 que a evolução do país passou a
mostrar dados impressionantes: mais de um milhão de ruandeses
saíram da pobreza; o acesso à saúde e à educação está em
expansão; um boom imobiliário transformou a capital Kigali; e
pelo menos dois terços da população do país estão abaixo dos 25
anos, tornando o potencial para a força de trabalho de Ruanda
extremamente promissor..
Apesar disso, o austero e exigente Kagame reconhece que
do vírus do ódio, da raiva e do desejo de vingança não é fácil de
se livrar.

(http://revistasamuel.uol.com.br, 28.03.2014. Adaptado)
Assinale a alternativa correta quanto à colocação pronominal.

Código da questão
Q55217Ca
05

(IBADE - 2020 - Prefeitura de Linhares - ES - Monitor de Educação Infantil) - Em “No dia do reencontro, até o sol ficou mais feliz.”, a figura de linguagem expressa na frase é:

Código da questão
Q60011Ca
06

(Enem-2019) - Ela nasceu lesma, vivia no meio das lesmas, mas não estava satisfeita com sua condição. Não passamos de criaturas desprezadas, queixava-se. Só somos conhecidas por nossa lentidão. O rastro que deixaremos na História será tão desprezível quanto a gosma que marca nossa passagem pelos pavimentos. A esta frustração correspondia um sonho: a lesma queria ser como aquele parente distante, o escargot. O simples nome já a deixava fascinada: um termo francês, elegante, sofisticado, um termo que as pessoas pronunciavam com respeito e até com admiração. Mas, lembravam as outras lesmas, os escargots são comidos, enquanto nós pelo menos temos chance de sobreviver. Este argumento não convencia a insatisfeita lesma, ao contrário: preferiria exatamente terminar sua vida desta maneira, numa mesa de toalha adamascada, entre talheres de prata e cálices de cristal. Assim como o mar é o único túmulo digno de um almirante batavo, respondia, a travessa de porcelana é a única lápide digna dos meus sonhos.

Incorporando o devaneio da personagem, o narrador compõe uma alegoria que representa o anseio de

Código da questão
Q61389Ca
07

(CESPE - 2019 - TJ-AM - Assistente Judiciário - Programador) - 

Leia o TEXTO 2 para responder à questão.

TEXTO 2

caetanoveloso João Gilberto foi o maior artista com que minha alma entrou em contato. Antes de completar 18 anos, aprendi com ele tudo sobre o que eu já conhecia e como conhecer tudo o que estivesse por surgir. Com sua voz e seu violão, ele refez a função da fala e a história do instrumento. Pôs em perspectiva todos os livros que eu já tinha lido, todos os poemas, todos os quadros, todos os filmes que eu já tinha visto. Não apenas todas as canções que ouvi. E foi com essa lente, esse filtro, esse sistema sonoro que eu passei a ler, ver e ouvir. Aos 88 anos, com aspecto de quem não viveria mais muito tempo, João morrer é acontecimento assustador. Orlando Silva, Ciro Monteiro, Jackson do Pandeiro, Ary, Caymmi, Wilson Batista e Geraldo Pereira não teriam sido o que são não fosse por João Gilberto. Tampouco Lyra, Menescal e Tom Jobim. Ou os que vieram depois. E os que virão. O Hino Nacional não seria o mesmo. O mundo não existiria. Sobretudo não existiria para o Brasil. Que era uma região ensimesmada e descrente da vida real fora de suas fronteiras. João furou a casca. O samba não seria samba sem Beth Carvalho cantando “Chega de Saudade”. A música não seria música sem a teimosia de João. Ele foi uma iluminação mística. Nenhum aspecto do mundo que ele sempre tocou tão rente pode ameaçar a grandeza da verdade de sua arte. E isso era sua pessoa. É sua pessoa, em todos os sons gravados em matéria ou na minha memória.

1. Em SP, na inauguração do Credicard Hall em 1999.
2. Caetano e João – Buenos Aires, em 1999.
3. Caetano, João e Gal | No estúdio da Tupi, em 71.
4. Turnê na Europa, com @zecaveloso e Luana Costa.
5. Em 1990, durante o festival Internacional de Jazz na França.

#CaetanoVeloso #JoãoGilberto #RIPJoaoGilberto #ChegaDeSaudade

VELOSO, Caetano. Texto do Instagram, Rio de janeiro, 7 jul. 2019. Instagram: caetanoveloso. Disponível em: https://www.instagram.com/p/BznikdLlgke/. Acesso em: 7 jul. 2019.
Releia o trecho:
Orlando Silva, Ciro Monteiro, Jackson do Pandeiro, Ary, Caymmi, Wilson Batista e Geraldo Pereira não teriam sido o que são não fosse por João Gilberto. Tampouco Lyra, Menescal e Tom Jobim. Ou os que vieram depois. E os que virão.
No trecho, Caetano Veloso usa conectores (subentendidos ou explicitados) para sinalizar determinadas relações de sentido e imprimir o rumo argumentativo que deseja dar ao seu texto. Nos quatro casos, as relações sintático-semânticas expressas pelos conectores são, respectivamente, de

Código da questão
Q55279Ca
08

(INAZ do Pará - 2017 - Prefeitura de Rolim de Moura - RO - Agente Comunitário de Saúde) - Observe o poema de Mario Quintana e marque a alternativa correta no que diz respeito ao jogo de palavras usado pelo poeta:

 

Todos esses que aí estão

Atravancando meu caminho

Eles passarão

Eu passarinho

(Poeminha do contra- Mario Quintana)

 

Código da questão
Q55389Ca
09

(VUNESP - 2019 - Prefeitura de Valinhos - SP - Agente de Endemias) - O time de futebol paraense Paysandu anunciou a criação do projeto Alegria do Povo, o qual, em parceria com o curso de serviço social da Universidade da Amazônia (Unama), selecionou torcedores para um programa de concessão de entradas gratuitas em jogos do clube.

Do outro lado, o também paraense Remo não ficou atrás. Em dezembro de 2018, a agremiação azulina reformulou seu plano de sócio-torcedor e incluiu a categoria Ouro Social, destinada a beneficiários de programas sociais como o Bolsa- -Família. Em apenas um mês, as 600 vagas da modalidade foram esgotadas. Nela, os torcedores pagam mensalidade de 30 reais e têm acesso garantido a todos os jogos. “Fizemos questão de não colocar nenhuma distinção na carteirinha de sócio”, conta o presidente Fábio Bentes. “Para cumprir nosso papel social é fundamental mostrar que todo torcedor tem importância.”

Na contramão dos clubes do eixo Sul-Sudeste, o preço do ingresso praticado pela dupla “Repa”, como é conhecido o clássico paraense, ainda se encaixa no orçamento de boa parcela de seus torcedores. Enquanto o Corinthians, terceira bilheteria mais cara do país, cobra em média 50 reais na Arena, Remo e Paysandu se mantêm estáveis na casa dos 20 reais.

“Quando jogamos contra times de outros estados, nosso trunfo é o apoio maciço do torcedor”, afirma Bentes. “Vamos provar que aproximá-lo do clube, não importa de onde venha, vale a pena.”

(Breiller Pires. A receita dos times do Pará para se reconectar ao povo e encher os estádios. https://brasil.elpais.com, 05.05.2019. Adaptado)

Os vocábulos distinção e fundamental, em destaque no 2° parágrafo, apresentam, respectivamente, como sinônimo e antônimo no contexto em que se encontram:

Código da questão
Q55885Ca
10

(Enem-2019) - Irerê, meu passarinho do sertão do Cariri, Irerê, meu companheiro, Cadê viola? Cadê meu bem? Cadê Maria? Ai triste sorte a do violeiro cantadô! Ah! Sem a viola em que cantava o seu amô, Ah! Seu assobio é tua flauta de irerê: Que tua flauta do sertão quando assobia, Ah! A gente sofre sem querê! Ah! Teu canto chega lá no fundo do sertão, Ah! Como uma brisa amolecendo o coração, Ah! Ah! Irerê, solta teu canto! Canta mais! Canta mais! Prá alembrá o Cariri!

Nesses versos, há uma exaltação ao sertão do Cariri em uma ambientação linguisticamente apoiada no(a)

Código da questão
Q61392Ca

Concursos em sua
cidade