Português – Nível Fundamental

Prepare-se com questões de Português para nível fundamental

01

 (MGS - 2015 - MGS - Auxiliar Técnico)  - Leia a seguinte frase: “Tereza era filha única e pensava que o mundo era muito pequeno” e assinale a opção INCORRETA:

Código da questão
Q57224Ca
02

(Serctam - 2016 - Prefeitura de Quixadá - CE - Motorista) - Veja essa regra de acentuação: “Todas as proparoxítonas são acentuadas”. Marque a opção em que todas as palavras são proparoxítonas. (Nenhuma palavra estará acentuada nos itens a seguir).

Código da questão
Q57634Ca
03

 (MPE-GO - 2017 - MPE-GO - Secretário Auxiliar) - Complete as lacunas da frase seguinte: “A transgressão era ...............: assim, o policial rodoviário lavrou o .................. para aplicação das .............. cabíveis, colhendo os dados para a expedição de ............... judicial”.

Código da questão
Q56917Ca
04

(Serctam - 2016 - Prefeitura de Quixadá - CE - Motorista) - Marque a opção em que todas as palavras estão separadas corretamente.

Código da questão
Q57630Ca
05

(FCC - 2016 - CREMESP - Copeiro) - Atenção: Considere o texto abaixo para responder a questão.

Uma pesquisa feita em uma universidade mostrou que cães têm a capacidade de distinguir palavras de um vocabulário e captar a entonação da fala dos donos usando regiões cerebrais semelhantes àquelas usadas por seres humanos.
Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores mediram a atividade do cérebro dos cães em aparelhos de ressonância magnética. Eles ouviam então gravações de vozes de seus donos ou treinadores usando várias combinações de vocabulário e entonação, ou elogiando ou de modo neutro.
"A imagem por ressonância magnética fornece um método inofensivo de medição de que os cães gostam", diz a coautora do estudo.
Independentemente da entonação, cães reconheceram cada palavra como algo distinto e o fizeram de uma forma similar aos seres humanos, usando o lado esquerdo do cérebro.
Os pesquisadores descobriram ainda que os cães processam a entonação separadamente do vocabulário, nas regiões auditivas no lado direito do cérebro, o que também acontece com humanos.
Os pesquisadores observaram que o elogio ativa o "centro de recompensa" do cérebro dos cães – a região que responde a estímulos de prazer. Mas o centro de recompensa só era ativado quando o cão ouvia palavras de louvor com entonação adequada.
Isso mostra que, para os cães, um elogio pode funcionar como recompensa, mas funciona melhor ainda se as palavras e a entonação baterem. Ou seja, os animais não só separam o que dizemos e como dizemos, mas também podem combinar os dois para uma melhor interpretação do que aquelas palavras realmente querem dizer.
Os resultados indicam que os mecanismos neurais para processar palavras evoluíram bem antes do que se imaginava. "O que torna as palavras singularmente humanas não é a capacidade neural para processá-las", dizem os autores. Seres humanos são únicos na sua capacidade de inventar palavras.
(Adaptado de: NETO, Ricardo Bonalume. Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/ciencia)
... cães têm a capacidade de distinguir palavras de um vocabulário e captar a entonação da fala dos donos usando regiões cerebrais semelhantes àquelas usadas por seres humanos. (1º parágrafo)
No contexto, o segmento sublinhado acima retoma

Código da questão
Q56419Ca
06

(MPE-GO - 2018 - MPE-GO - Secretário Auxiliar) - Qual das alternativas abaixo não admite as formas variantes propostas?

Código da questão
Q56647Ca
07

(MPE-GO - 2019 - MPE-GO - Secretário Auxiliar) - Assinale alternativa em que o verbo assistir foi empregado em DESACORDO com as normas de regência:

Código da questão
Q56534Ca
08

 (CETAP - 2019 - Prefeitura de Maracanã) - Em “(...) seja no atingimento de algum objetivo.”, é correto afirmar:

Código da questão
Q56572Ca
09

( OBJETIVA - 2016 - Agente Administrativo) - Assinalar a alternativa que apresenta o CORRETO plural da palavra “estação”:

Código da questão
Q57244Ca
10

(FGV - 2014 - Prefeitura de Osasco - SP - Cozinheiro) - TEXTO - O Cavalo e o seu Cuidador

Esopo

Um zeloso empregado de uma cocheira costumava passar horas, e às vezes dias inteiros, limpando e escovando o pelo de um cavalo que estava sob seus cuidados.

Agindo assim, passava para todos a impressão de que era gentil para com o animal, que se preocupava com o seu bem estar.

Entretanto, ao mesmo tempo que o acariciava diante de todos, sem que ninguém suspeitasse, roubava a maior parte dos grãos de aveia destinados a alimentar o pobre animal, e os vendia às escondidas para obter lucro.

Então o cavalo se volta para ele e diz:

"Acho apenas que se o senhor de fato desejasse me ver em boas condições, me acariciava menos e me alimentava mais..."

“Agindo assim, passava para todos a impressão de que era gentil para com o animal, que se preocupava com o seu bem estar.” Nesse parágrafo do texto, o sinônimo adequado para “gentil” é:

Código da questão
Q57124Ca

Concursos em sua
cidade