Português – Nível Fundamental

Prepare-se com questões de Português para nível fundamental

01

( UFRJ - Contra – Mestre Ofício ) - Considere:

 

“ — Os pronomes? Não posso usá-los corretamente?

— Está vendo? Usar eles. Usar eles! ”

 

Podemos afirmar que nesse trecho do TEXTO 1 há:

Código da questão
Q56784Ca
02

(Instituto Legatus - 2014 - Prefeitura de Curralinhos - PI - Motorista) - Leia o Texto I para responder à questão.

Texto I

“Considerado o inventor da crônica moderna brasileira, Rubem Braga vem atravessando gerações com seus textos sobre cenas cotidianas, sempre com a roupa da língua comum. Dos grandes autores brasileiros de prosa, foi o único que nunca escreveu um romance — e mesmo assim é considerado um dos maiores escritores do país. Um dos jornalistas que mais colaboraram em diferentes jornais e revistas do país, tendo produzido cerca de 15 mil crônicas, o velho Braga, como costumava se referir a si próprio desde jovem, foi correspondente na Segunda Guerra Mundial, embaixador no Marrocos, dono de editora, amante das mulheres e da natureza. ‘Há mil Rubens dentro de Rubem Braga’, disse Clarice Lispector.”

Segundo o texto, Rubem Braga:

 

Código da questão
Q50114Ca
03

 (IBFC - 2017 - POLÍCIA CIENTÍFICA-PR - Auxiliar de Necropsia) - Dentre as palavras abaixo, presentes no texto, assinale a opção cujo vocábulo é acentuado por uma regra diferente da que justifica a acentuação dos demais.

Código da questão
Q57038Ca
04

 (CETAP - 2019 - Prefeitura de Maracanã) - 

PERSISTÊNCIA

 

Máxima latina antiga, sábia, “a gota escava a pedra". Se há algo absolutamente frágil rente a uma rocha é uma gota d’água. Não é à toa que circula o ditado 'água mole em pedra dura, tanto bate até que fura”. A persistência pode estar no campo positivo, isto é, a capacidade de ir adiante, de não desistir, mas também, no negativo: persistir em algo que está equivocado, persistirem algo que seja um desvio de rota.

A noção de persistência, quando colocada gota a gota, traz uma indicação muito séria da forma como a paciência deve entrar na persistência. Paciência não é lerdeza. E a capacidade de admitir a maturação e dar o tempo necessário aos nossos processos de conceber, de fazer, seja na nossa carreira, seja no nosso trabalho, seja na família, seja no atingimento de algum objetivo,

A máxima latina “a gota escava a pedra" é uma orientação da natureza para mostrar o valor da persistência quando ela é positiva, é capaz de ajudar a chegar ao lugar a que se deseja passo a passo.

Não de maneira lerda, não de maneira demorada, mas não desistindo, ou seja, não deixar de lado aquilo que necessita de fôlego, no estudo, na organização da vida, na certeza daquilo que se precisa conseguir.

(CORTELLA, Mário Sérgio. Pensar bem nos faz bem! Vozes p.99)

O advérbio "absolutamente”, no primeiro parágrafo, apresenta uma circunstância de:

Código da questão
Q56566Ca
05

(IBADE - 2020 - IBGE - Recenseador) -Destaca-se no fragmento: “Água que faz inocente riacho e deságua na corrente do ribeirão” um vocábulo grafado devidamente com “ch”, o que também se verifica na alternativa:

Código da questão
Q58287Ca
06

(NUCEPE - 2019 - FMS - Auxiliar de Administração) - TEXTO 01

 

Imigração: o brilho eterno da grama do vizinho

Um em cada seis adultos do planeta deseja mudar de país. E isso é uma boa notícia.

(Por Edison Veiga e Alexandre Versignassi)

 

É provável que você já tenha pensado em sair do Brasil. É muito provável que você conheça pelo menos alguém que tenha saído do Brasil. Não estamos falando sobre política aqui: trata-se de uma tendência que já vem de um bom tempo. Dados da Receita Federal mostram que o número de brasileiros que deram baixa, ou seja, fizeram o informe de saída definitiva do País da última declaração de imposto de renda, no início de 2018, foi de 21,2 mil. Em 2013, quando o número já era considerado alto, foram 9,8 mil.

(...)

A explicação, (...) não está só na busca por mais qualidade de vida. Está nos nossos instintos. A ilusão de que a grama do vizinho é mais verde, de que a felicidade está “lá fora”, foi impressa em nosso DNA ao longo da evolução. A espécie de hominídeo mais bem-sucedida entre todas foi o Homo erectus, nosso antepassado direto. Trata-se da única que durou mais de 1 milhão de anos. Nós, Homo sapiens, mal chegamos aos 300 mil e já estamos a perigo. Bom, o erectus, que não detinha muito mais tecnologia que um chimpanzé, saiu de sua terra natal, a África, e colonizou a Europa e a Ásia bem antes de o primeiro Homo sapiens ter nascido (a partir de descendentes do erectus que tinham ficado na África). Somos uma espécie migratória.

(https://super.abril.com.br/sociedade/imigracao-o-brilho-eterno-da-grama-do-vizinho/-Publicado em 25 mar 2019. Acesso em 29 de junho de 2019).

A frase que sintetiza a sustentação das ideias e dos argumentos apresentados no texto é:

Código da questão
Q56478Ca
07

(NUCEPE - 2019 - FMS - Auxiliar de Administração) - "Quem você se toma”, na segunda pessoa do singular, é:

Código da questão
Q56498Ca
08

( MPE-GO - 2017 - MPE-GO - Secretário Auxiliar ) - “Uma equipe de pesquisadores descobriu na Namíbia fósseis de esponja, que podem ser a primeira prova de vida animal na Terra, o que faz remontar em milhões de anos a data estimada da aparição desta forma de vida.

 

Os fósseis estavam, em sua maioria, no Parque Nacional de Etosha e também em outros pontos do país africano, em rochas de até 760 milhões de anos.

A descoberta é de uma equipe internacional de dez pesquisadores que publicaram seus resultados no “South African Journal of Science".

A comunidade científica considera que a vida animal teria surgido na Terra entre 600 milhões e 650 milhões de anos. (...)". Texto adaptado: “Fóssil altera data de surgimento da vida animal na terra”.

(www.folha.uol.com.br).

 

Em função da forma verbal “teria surgido", é possível concluir que a informação da descoberta é:

 

Código da questão
Q56859Ca
09

( OBJETIVA - 2016 - Agente Administrativo) - Os tripulantes a bordo da Estação Espacial Internacional terão um prato muito especial no último jantar: alface vermelha. Pode ser que você coma isso todos os dias no almoço, mas essa será a primeira vez que astronautas irão comer verduras cultivadas no espaço.

Segundo a Nasa, as alfaces vermelhas foram colhidas um mês depois de plantadas. Mas o experimento é bem mais complexo do que plantar algumas sementes e comê-las após elas crescerem. Como não existe terra na Estação Espacial, os astronautas precisam usar um sistema de agricultura artificial, chamado Veggie.
A tecnologia usa “_____________” pré-fabricados de sementes, colocados sob luzes vermelhas e azuis emitidas por lâmpadas LED. O sistema produz vegetais desde 2014, mas as plantas precisaram ser trazidas de volta a Terra para serem analisadas. A Nasa precisava ter certeza de que os vegetais poderiam ser ingeridos, já que o ambiente da Estação poderia transferir resíduos contaminantes para as plantas.
Agora que a Nasa autorizou o consumo das verduras, os astronautas precisam apenas limpar os vegetais com um líquido especial, que retira eventuais impurezas do alimento. Ainda assim, os tripulantes da Estação Espacial precisam guardar metade do que está no prato para análise em terra.
Além de servir como fonte de nutrientes para longas viagens, as plantações espaciais também podem trazer benefícios para a saúde mental dos astronautas. A Nasa afirma estar monitorando os efeitos desse novo tipo de alimentação no organismo dos tripulantes da Estação Espacial, como preparação para a futura missão até Marte da agência espacial americana.
http://planetasustentavel.abril.com.br/noticias/... - adaptado
Se o experimento é “complexo”, significa que ele é:

Código da questão
Q57245Ca
10

(Instituto Ludus - 2012 - APPM/PI) Qual sinal de pontuação deveria ser empregado na frase abaixo?
“Como você se chama__”

Código da questão
Q1615Ca

Concursos em sua
cidade