Quando você vai enviar um e-mail, o endereço eletrônico do destinatário deve ser colocado na parte de “Para”. Logo abaixo, ficam as caixas de “Cc” e “Cco”. Ambas servem para mandar uma cópia daquela mensagem para outras pessoas. Mas qual é a real diferença entre Cc e Cco no e-mail?
Muita gente não chega a utilizar essas funções justamente por não saber o que significam ou para que servem. No entanto, é muito importante conhecer as ferramentas disponíveis nos meios digitais, que se tornaram o principal meio de comunicação hoje em dia. Veja mais na matéria abaixo.
Entenda a diferença entre Cc e Cco no e-mail
A caixa de e-mails se tornou indispensável para trabalhadores, especialmente, aqueles que trabalham no formato remoto. É pelas mensagens eletrônicas que empregadores conseguem manter comunicação com seus funcionários e vice-versa. Além disso, é por meio delas que vários outros informativos são feitos, como:
- Confirmação de inscrição em concurso público;
- Notificação de que seu nome foi colocado no Serasa;
- Notificação de vaga de emprego após candidatura online;
- Envio de contas digitais de cartão de crédito, celular e outras faturas.
Para que o uso dos meios digitais seja otimizado, é preciso conhecer suas funções mais básicas. Todo mundo sabe que, ao enviar um e-mail, você deve indicar o destinatário em Para.
No entanto, as funções Cc e Cco também servem para indicar outras pessoas que receberão o texto. Nesse caso, o que fazer? Antes de mais nada, você precisa entender o que significa cada uma delas:
- Cc indica “Cópia carbono” na tradução em português, ou “Carbon copy” no original em inglês. Ela faz referência ao uso de papel carbono para produzir cópias de documentos. No Brasil, muitas pessoas lêem a sigla como “Com cópia”;
- Cco indica “Cópia carbono oculta”, no original em inglês é “Blind carbon copy” (Bcc). Dessa forma, ela é uma versão da Cc que impede a visualização de algumas informações dos destinatários. No Brasil, também é chamada de “Com cópia oculta”.
Diferença prática entre a Cc e a Cco
Agora que você já entendeu o que as siglas significam, é hora de entender a diferença delas na prática. Elas basicamente servem para a mesma coisa, pois servem para enviar uma mensagem eletrônica para pessoas que não sejam o destinatário principal. Esse é indicado em “Para”.
Os demais são colocados nas barras de Cc e Cco no e-mail. Com isso, entende-se que esses outros receptores têm interesse no assunto, mas não são o público principal. Essas ferramentas existem em várias plataformas, como Gmail e Outlook, por exemplo. A diferença entre elas está num pequeno detalhe:
- Cc: todas aqueles que tiverem acesso ao e-mail conseguirão ver os endereços eletrônicos das outras pessoas para as quais este foi enviado (tanto os principais como quem recebeu a cópia);
- Cco: os destinatários não podem ver quais foram as outras pessoas que tiveram acesso ao conteúdo por meio da cópia oculta.
Veja um exemplo prático dessas funções na imagem abaixo: