Quais carros podem rodar na Uber? Veja as regras oficiais da empresa

Está pensando em trabalhar como Motorista de Aplicativo? Conheça as regras sobre carros que podem rodar na Uber.

Motorista de Aplicativo se tornou um cargo popular nos últimos tempos. Se você deseja começar o ano novo exercendo essa profissão, conheça em nossa matéria as regras sobre os carros que podem rodar na Uber.

continua depois da publicidade

Além disso, vamos te mostrar o passo a passo sobre o processo de admissão dos Motoristas parceiros das três categorias disponibilizadas pela plataforma, bem como outras informações relevantes.

Quais são os modelos de carros que podem rodar na Uber?

Leia também

O futuro Motorista parceiro da Uber tem três opções de categorias que são ofertadas por essa plataforma: UberX; Uber Confort e Uber Black. Se você está em dúvida sobre quais os carros que podem rodar na Uber, veja os detalhes de cada uma delas abaixo:

UberX

A plataforma aceita qualquer veículo, seja nacional ou importado, com no máximo 10 anos de fabricação ou de acordo com a regulamentação de cada município brasileiro, que seja de 4 portas, que ofereça 5 lugares e que tenha ar-condicionado.

continua depois da publicidade

Se você possui um carro na categoria sedan, hatch ou SUV com ano de fabricação acima de 2012 e que atenda aos requisitos citados acima, é bem provável dele ser aceito pela plataforma, desde que esteja em bom estado de conservação, evidentemente.

Uber Confort e Uber Black

Para essas categorias, a plataforma exige que o Motorista parceiro já tenha realizado no mínimo 100 viagens completas pela Uber, possua um carro de 4 portas, com 5 lugares e ar condicionado.

Os requisitos idade e modelo do automóvel, além da nota média mínima de avaliações dos usuários, variam de município para município. Se você está pretendendo começar a trabalhar como Motorista de Aplicativo em 2023, a categoria UberX é a mais indicada.

continua depois da publicidade

Restrição importante

A Uber não aceita, em nenhuma das categorias, qualquer carro com placa vermelha, vans, pick-ups e caminhonetes. Além disso, a empresa não aceita veículos plotados, adesivados, sinistrados e com qualquer tipo de alteração na suspensão (rebaixados) ou no sistema de freios.

Mas como posso me tornar Motorista parceiro da Uber?

Agora que você conhece os modelos de carros que podem rodar na Uber, veja o passo a passo para se tornar um Motorista parceiro dessa plataforma:

Passo 1: Faça corretamente o seu cadastro e envie a sua CNH

A plataforma precisa de uma foto legível da sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH) com a seguinte observação no verso: “Exerce atividade remunerada – EAR”. Em nenhuma hipótese, a Uber aceita a Permissão Para Dirigir (PPD), apenas a CNH permanente.

continua depois da publicidade

Passo 2: Verificação de segurança

Depois de finalizar o cadastro inicial, a Uber vai utilizar as informações que constam na sua CNH para verificar a autenticidade e elegibilidade da mesma na plataforma.

Passo 3: Envie seu CRLV e baixe o aplicativo da Uber

Caso o seu cadastro seja aprovado, o futuro Motorista parceiro precisa enviar a foto do Certificado de Registro de Licenciamento Veicular (CRLV) e ficar online no aplicativo para receber as chamadas dos passageiros.

Vale ressaltar que, se você ainda não possui um automóvel, é possível alugar um que esteja dentro das exigências da plataforma. A Uber não tem restrições quanto a veículos alugados que prestam serviço para a mesma.

Sobre a documentação

Mesmo que você já saiba quais os carros que podem rodar na Uber, a plataforma não aceita cópias autenticadas ou documentos digitalizados. Somente fotos com boa resolução dos documentos originais serão permitidas.

continua depois da publicidade

O Motorista deve garantir que os quatro cantos de todos os documentos enviados estejam visíveis. Caso as fotos enviadas não sejam 100% nítidas, com objetos ou sombras que cobrem parte da imagem, elas não serão aceitas.

Exportando o CRLV pelo app da Uber

Para exportar o CRLV pelo aplicativo, siga as orientações abaixo:

  • Abra o app da Uber (Android e iOS) no seu celular;
  • Clique na opção “Veículos”;
  • Escolha o modelo do automóvel que será cadastrado na plataforma;
  • Selecione a opção dos três pontos;
  • Agora, escolha a opção “Exportar”;
  • Salve o arquivo exportado no formato PDF no seu smartphone. Pronto.

Foto do perfil: orientações

Apesar de você já estar ciente dos carros que podem rodar na Uber, é preciso estar a par sobre algumas orientações a respeito da sua foto do perfil que ficará cadastrada na plataforma de Motorista parceiro. São elas:

continua depois da publicidade
  • A foto deve ter um enquadramento centralizado e deve mostrar todo o rosto e ombros;
  • Foto com óculos escuros não serão aceitas, em nenhuma hipótese;
  • Somente o Motorista parceiro é quem deve estar na foto, que deve ser tirada em um ambiente com boa iluminação, ter uma resolução adequada e foco;
  • Não será aceita foto da CNH do Motorista que foi tirada de uma outra fotografia impressa, mesmo que ela tenha boa resolução.

Agora que você está por dentro das orientações para se tornar um Motorista de Aplicativo e conhece os modelos de carros que podem rodar na Uber, desejamos boa sorte nessa nova profissão.

Leia também

Concursos em sua
cidade