Com a constante transformação do mercado de trabalho, a 4ª Revolução Industrial traz mudanças radicais. Segundo o Instituto McKinsey, metade das atividades de trabalho no mundo poderá ser automatizada até 2030. No Brasil, estima-se que quase 16 milhões de empregos podem ser perdidos nos próximos dez anos, representando 14% da atual força laboral do país. No entanto, há profissões do futuro emergindo, especialmente relacionadas à tecnologia.
Carreiras na área de TI, Marketing, Saúde e Sustentabilidade têm uma perspectiva promissora, pois são essenciais, especialmente, para o progresso e expansão de pequenos e grandes negócios. Assim, além de atender às novas necessidades da sociedade, certamente elas vão gerar oportunidades lucrativas para quem optar por segui-las. Abaixo, listamos algumas dessas profissões do futuro.
Profissões do futuro: 20 carreiras que ficarão em alta na próxima década
- Analista de Cybercidade;
- Analista de Compliance/Auditoria/Controles Internos;
- Cientista de Dados;
- Desenvolvedor de Dispositivos Wearables;
- Engenheiro de Inteligência Artificial;
- Engenheiro de Machine Learning;
- Engenheiro de Robótica;
- Engenheiro de Software;
- Gerente de Projeto de Ti;
- Gerente de Marketing Digital;
- Gestor de Desenvolvimento de Negócios de Inteligência Artificial;
- Gestor de Resíduos;
- Gerente de Relacionamento Private;
- Gerente de Mídia Social;
- Gerente de E-commerce;
- Gerente de Atendimento ao Cliente;
- Diretor de Marketing;
- Diretor de Operações;
- Consultor de Sustentabilidade;
- Coaching de Saúde e Bem-estar.
Por que as profissões do futuro estão mais relacionadas à Tecnologia?
As profissões do futuro estão mais relacionadas a esta área devido a diversos fatores que estão impulsionando mudanças significativas na sociedade e na economia, entre eles:
- Avanços tecnológicos: o rápido desenvolvimento de tecnologias como a inteligência artificial, automação, aprendizado de máquina, Internet das Coisas (IoT) e realidade aumentada está criando novas possibilidades e transformando a forma como as empresas operam.
- Eficiência e produtividade: as tecnologias permitem que as empresas automatizem tarefas repetitivas e aumentem sua eficiência e produtividade. Isso torna as operações mais ágeis e reduz os custos operacionais, sendo um campo atraente para empresas de diversos setores.
- Necessidade de inovação: para se manterem competitivas em um cenário de mudanças constantes, as organizações precisam inovar e buscar soluções tecnológicas para seus desafios. Isso impulsiona a demanda por profissionais qualificados nesta área.
- Novos modelos de negócios: a tecnologia está criando novos modelos de negócios e possibilitando a criação de startups em diversos setores, como o comércio eletrônico, fintechs, healthtechs, entre outras.