Para evitar: 8 erros graves que estragam seu currículo

Na hora de elaborar seu currículo é preciso se atentar aos mínimos detalhes. Isso vai te ajudar a evitar cometer erros graves que podem arruinar o seu currículo e, por consequência, as chances de você conseguir a tão sonhada vaga de emprego.

O currículo é a carta de apresentação do candidato à vaga de emprego ao seu recrutador. Afinal, no documento, constam as principais habilidades, qualificações e experiências profissionais do candidato, bem como o objetivo que deseja alcançar ao ser contratado pela empresa.

Leia também

Por isso, a importância de se ter currículo bem estruturado e elaborado. Quando isso acontece, ele tem o poder de chamar a atenção dos recrutadores em poucos segundos. Por consequência, o candidato aumenta suas chances de ser chamado para fazer a entrevista e até mesmo de ocupar a vaga de emprego.

Portanto, ao elaborar o seu currículo, o candidato deve se atentar aos mínimos detalhes, se preocupando não apenas com o conteúdo do documento, mas também com sua forma.

Essa atenção é necessária para evitar cometer erros na elaboração do currículo. Uma vez cometidos, esses erros podem arruinar as chances de o candidato conseguir a tão sonhada vaga de emprego.

Sabendo disso, o Concursos no Brasil elaborou uma lista com 8 erros graves que estragam seu currículo. Veja a seguir.

Confira os 8 erros graves que estragam seu currículo e que você deve evitar

1º erro grave: colocar foto

Um dos sete erros graves que estragam seu currículo é colocar foto. Os recrutadores não devem julgar o candidato ao cargo na empresa pela aparência, mas sim, por suas qualificações e práticas profissionais anteriores.

A foto somente deve ser colocada no currículo se assim a empresa recrutadora solicitar. Caso a empresa a qual você esteja se candidatando pedir a foto, atente-se para as roupas que você está utilizando na roupa e o cenário da foto, por exemplo. E lembre-se: nada de selfie.

2º erro grave: auto-elogiar-se

Fazer autoelogios no currículo pode fazer você perder a vaga de emprego. É que nessa hora vale ser humilde. Os recrutadores estão mais interessados em saber de suas qualificações, formações e vivências profissionais do que a sua opinião sobre você mesmo.

3º erro grave: cometer erros de português

Erros de português estragam seu currículo. Esses erros prejudicam a sua imagem perante o recrutador, uma vez que sugerem que você não escreve bem e não presta atenção ao que faz. A dica, portanto, é revisar seu currículo antes de enviar aos recrutadores da empresa.

4º erro grave: colocar informações desatualizadas

Outro erro grave que pode arruinar seu currículo é colocar informações desatualizadas no documento. Sempre que for enviar um currículo, lembre-se de verificar se as informações constantes nele estão atualizadas, ou seja, se você colocou os novos cursos feitos, as experiências profissionais recentes, etc.

5º erro grave: design chamativo

Não somente o conteúdo pode estragar o seu currículo, mas sua forma também. Ou seja, se ele for elaborado com um design chamativo, com fontes inadequadas ou com muitas cores, ele pode gerar impactos negativos nos recrutadores. Lembre-se que o currículo é a sua carta de apresentação à empresa.

6º erro grave: colocar informações desnecessárias

Informações como dados de identificação (CPF e RG), estado civil, hobbies e referências profissionais são desnecessárias em um currículo. Isso porque, essas informações podem fazer com o que o recrutador perca tempo. Ao avaliar o seu currículo, o recrutador precisa saber de você em poucos segundos.

7º erro grave: fazer currículo com muitas páginas

Como dito, o recrutador precisa saber de você com um passar de olhos. Assim, caso você coloque muitas páginas em seu currículo, isso pode arruinar o documento.  Isso porque, ao ter muitas páginas, recrutador pode avaliá-lo de forma negativa, prejudicando a sua chance de conseguir a vaga de emprego. A dica, portanto, é ser objetivo e sucinto na hora de fazer seu currículo.

8º erro grave: mentir

Outro erro grave que estraga seu currículo é mentir. Inserir informações falsas no documento, como cursos que você não fez, habilidades e experiências profissionais que você não tem é um risco muito grande. Afinal, a verdade pode vir à tona a qualquer momento, durante a própria entrevista ou no decorrer do trabalho, caso você seja contratado.

Então se você não quer ficar com a imagem péssima perante a empresa, a dica é inserir somente informações verdadeiras no seu currículo.

Leia também


você pode gostar também

Confira 9 profissões incríveis para quem é apaixonado por animais

Você gosta de bichos? Então, conheça nove profissões para quem é apaixonado por animais e decole rumo ao sucesso em sua carreira profissional.

Veja os Signos que não abrem mão da liberdade no dia a dia

Alguns signos do zodíaco precisam se sentir mais livres no dia a dia e nas relações, portanto não abrem mão do seu próprio tempo sozinhos.

Veja 3 truques infalíveis para cortar cebola sem chorar

A cebola cortada libera um tipo de ácido que acaba levando às lágrimas quem está cortando o alimento. Saiba o que fazer para evitar o choro.

É possível aumentar o limite de Pix no app do Nubank; veja como

Banco digital criou uma nova funcionalidade, permitindo que clientes façam ajustes em limites diários de transações feitas via Pix.

Estes 5 comportamentos comuns no trânsito podem render multa

Alguns motoristas têm atitudes que acabam gerando multas e notificações no trânsito. Veja os erros mais comuns e não reproduza mais.

15 palavras parecidas, mas com significados bem diferentes

As palavras parecidas que possuem significados bem diferentes fazem parte de uma categoria gramatical chamada parônimas, mas nem todos conhecem os usos e regras.