O dicionário define inteligência como a capacidade de compreender e resolver problemas, assim como adaptar-se a novas situações. Mais do que decorar respostas e tirar boas notas, pessoas inteligentes são flexíveis, empáticas e curiosas.
Sobretudo, a inteligência é uma habilidade adquirida ao longo da vida, a partir das experiências e relacionamentos. Em entrevista para a Revista INC., o autor Marcel Schwantes listou 5 atitudes que pessoas inteligentes tomam dia após dia, como formas de exercitar essa capacidade a longo prazo. Confira-as a seguir!
1) Elas procuram por “mentores reversos”
Mais do que apoiar a inteligência no campo intelectual, a pessoa inteligente consegue absorver sabedoria de outros indivíduos, pois reconhecem que não sabem de tudo. Nesse sentido, o mentor reverso consiste em uma pessoa mais jovem e menos experiente, mas que possui habilidades em alguma área que seja desconhecida às pessoas inteligentes.
Portanto, em vez de buscar ensinamentos nos mesmos lugares, é normal buscarem por adolescentes na família que dominam a tecnologia para aprender mais sobre, por exemplo. Sobretudo, pessoas inteligentes têm mente aberta, sendo amplamente flexíveis e dispostas a mudar, o que facilita a aprendizagem.
2) Tomam cuidado com o que falam
Para além de informar, as pessoas inteligentes buscam se comunicar, ou seja, trocar informações com outras pessoas, estabelecer vínculos e prolongar relacionamentos. No geral, são aqueles amigos conselheiros, ou os líderes natos nos grupos da faculdade, mas isso não impede que tenham noção do peso de suas palavras.
Por serem mais influentes em seus ciclos, as pessoas inteligentes evitam se contradizer, e costumam racionalizar bastante suas falas. Dessa forma, levam em consideração todos os pontos possíveis antes de opinar, agindo de maneira equilibrada e justa.
3) Têm alto nível de autoconsciência
Em resumo, a autoconsciência é a capacidade de estar ciente dos processos emocionais e físicos que acontecem em seu interior. Dessa forma, exige um nível elevado de autoconhecimento e também de inteligência emocional.
As pessoas inteligentes conseguem evitar situações desagradáveis, cair em armadilhas ou ficarem presas às situações de pouco crescimento. Porque possuem uma visão mais ampla e empática, entendem os processos em andamento, mesmo que não participem desde o começo, e isso se aplica tanto a relacionamentos quanto a atividades.
Sendo assim, a inteligência é uma habilidade que aplicamos conosco, e não somente com os outros. A partir da consciência pessoal e da noção dos nossos limites, somos capazes de trafegar nas relações, espaços e demandas com maior qualidade e atenção.
4) São bons ouvintes
Pessoas inteligentes são atentas e estão presentes em seus diálogos. Sobretudo, valorizam os relacionamentos e sabem a importância da comunicação na manutenção de todas as relações, tanto as pessoais quanto as profissionais.
Mais do que escutar, eles realmente ouvem o que está sendo dito, prestando atenção, fazendo perguntas e aconselhando. Em especial, praticam a empatia nesse processo, colocando-se no lugar do locutor para melhor entender a situação.
5) São curiosos por natureza
Acima de tudo, as pessoas inteligentes têm consciência do que não sabem e do quanto há para aprender. Dessa forma, agem com curiosidade e interesse diante dos desafios, perguntando sempre para aqueles que possuem mais conhecimento e se engajando nas experiências, a fim de ganhar mais informações.