Antes de começar uma carreira pública de sucesso, ter um alto salário, estabilidade e uma aposentadoria tranquila, é preciso ser aprovado em um disputado concurso. O problema é que muitos candidatos cometem erros que deixam esse sonho praticamente inalcançável. Por isso, selecionamos sete erros comuns que devem ser evitados quando for prestar concurso. Leia até o final e fique por dentro.
Conheça alguns erros comuns ao prestar concurso
1) Não ter foco em uma área
Esse é um dos erros comuns ao prestar concurso que precisam passar bem longe da rotina do concurseiro. Tem muito candidato por aí que “atira” para todos os lados e não mantém o foco em uma área que seja mais compatível com o seu perfil profissional.
Achar que precisa ser aprovado a qualquer custo, independente da área de atuação, não é uma atitude inteligente. O mais sensato a se fazer é escolher um cargo com que tenha mais afinidade e manter o foco. Lembre-se de que trabalhar com o que não gosta, durante décadas, pode ser um martírio.
2) Ficar se comparando com os outros concorrentes
Outro dos erros comuns ao prestar concurso é aquele candidato que fica comparando o seu nível de conhecimento com os concorrentes. Mesmo que as inevitáveis comparações sejam algo inerente a todo ser humano, essa atitude não vai deixar a sua aprovação mais perto e tampouco vai agregar conhecimento.
Vale ressaltar que cada concurseiro é único e comparações não devem ser feitas. Tenha maturidade para entender que sempre vai existir pessoas que sabem mais e menos do que você. Por isso, concentre-se no seu aprendizado e não se preocupe se fulano ou sicrano acertou todas as questões do simulado do cursinho.
3) Não escolher uma técnica de estudos
Tem muito concurseiro por aí que, na hora de estudar, aposta em vários métodos de estudo ao mesmo tempo e acabam aprendendo o conteúdo de forma superficial. Antes de começar a se preparar para as provas, é fundamental apostar em uma técnica de estudos que seja adequada.
É claro que você tem o livre arbítrio de testar duas ou três técnicas diferentes para saber a qual delas mais se adaptou. Mas ficar usando uma técnica diferente a cada dia, vai deixar o seu cérebro uma verdadeira bagunça.
4) Não revisar o conteúdo
Mais um dos erros comuns ao prestar concurso que precisa ser evitado. Se você é daqueles candidatos que acha que revisar o conteúdo é pura perda de tempo e de energia, está cometendo um dos piores equívocos.
Estudar sem fazer uma boa revisão nos assuntos pode deixar a aprovação bem mais distante. A revisão evita a famosa curva do esquecimento e reforça as informações em sua mente com mais eficácia. Quer aprender de verdade? Faça revisões periódicas nas disciplinas estudadas.
5) Não escolher um material de qualidade
Milhares de concurseiros, ávidos pela aprovação no certame, acabam usando material de baixa qualidade para estudar para as provas. O problema é que a didática de determinados livros ou apostilas pode não ser eficiente e levar o candidato a fracassar.
Por isso, não deixe de investir em um material de altíssima qualidade para aprimorar os seus conhecimentos para o concurso. Uma boa dica é usar a bibliografia indicada no edital, já que foi produzida por autores de referência e vai fazer você aprender de verdade, sem enrolações.
6) Não descansar durante a fase de preparação
Outro dos erros comuns ao prestar concurso. Se você acha que consegue a proeza de estudar tranquilamente 12 horas por dia, inclusive nos finais de semana, até a data das provas, sem tirar um ou dois de folga para descansar a mente, a sua aprovação pode estar bem distante.
Por mais que você tenha muito assunto para estudar, é fundamental reservar um tempinho para relaxar. Tanto o corpo quanto o cérebro precisam recarregar as energias para se manterem saudáveis. Por isso, seja organizado e não abra mão do seu descanso por nada.
7) Contar com a sorte
Por fim, outro dos erros comuns ao prestar concurso é aquele candidato que acha que a sorte está do lado dele e vai ajudá-lo a passar nas provas. Se você é desses que acredita que só estudar um pouquinho é mais do que suficiente e a sorte se encarrega do restante, está perdendo o seu tempo.
Para ser aprovado em um certame a receita é: estudar muito. Acreditar que na hora H a sorte vai interceder e te mostrar a resposta certa, é a mesma coisa que achar que Papai Noel existe. Sem essa de contar com a sorte, combinado?