Ser qualificado como uma pessoa inteligente vai muito além da capacidade em adquirir conhecimentos práticos e teóricos, pois o conceito pode ser enquadrado em diferentes modalidades. Há, por exemplo, a inteligência emocional, que pode ser entendida como a capacidade de se expressar diante de situação que demande grande carga de emoção.
Para falar um pouco sobre o assunto, o site Concursos no Brasil entrevistou Ketlin Monteiro Felipe de Oliveira, psicóloga, que atua no âmbito da Psicologia Hospitalar, especificamente no Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia e no Hospital Estadual de Aparecida de Goiânia Caio Louzada, ambos no estado de Goiás.
O que significa inteligência emocional?
Em um mundo complexo, com relacionamentos que misturam mundo real com virtual, exige-se desenvolvimento para entender melhor a sociedade e as pessoas que fazem parte dela.
Primeiro, é importante compreender o que define a inteligência emocional. Segundo a profissional entrevistada, esse é um campo que visa compreender as emoções e elaborar um raciocínio sobre a situação onde a pessoa está envolvida.
No trabalho, é comum que colegas da mesma equipe passem por divergências, conflitos, contradições e outros tipos de situação que não são agradáveis. Assim, a inteligência emocional pode ser compreendida a partir da capacidade de o indivíduo gerir emoções, tomar decisões assertivas, além de desenvolver autoconhecimento e autoconfiança.
Entenda como desenvolver inteligência emocional no trabalho
Entender o caminho para a emoção é o primeiro passo para compreender o estado de inteligência emocional a ser desenvolvida no trabalho. Com esse entendimento, é possível que haja um melhor controle sobre o comportamento e como utilizar da emoção em condições favoráveis no trabalho.
“A inteligência emocional possibilita o desenvolvimento de competências indispensáveis nos relacionamentos interpessoais e, portanto, nas atividades profissionais. As pessoas que possuem uma prática emocional bem desenvolvida tendem a se sentir mais satisfeitas e a serem mais eficientes em suas vidas”, disse a Psicóloga sobre o assunto durante entrevista.
Além disso, ela citou a empatia como característica importante para que a pessoa avance na busca do desenvolvimento da inteligência emocional. A capacidade de reconhecimento dos sentimentos dos outros contribui para um melhor relacionamento com os colegas e para solucionar possíveis problemas.
Dessa maneira, uma comunicação eficaz e produtiva, com objetivo de entender as demais pessoas envolvidas, auxilia na obtenção de soluções satisfatórias para as partes.
“Ter consciência dos próprios sentimentos e atitudes contribui para uma melhor compreensão das situações e das circunstâncias que acontecem no ambiente de trabalho, possibilitando uma melhor reação, ação, comunicação e intervenção”, pontuou e finalizou a profissional.