O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) divulgou três novos avisos sobre a previsão do tempo, que valem a partir desta quinta-feira, 17/4. De acordo com as informações consolidadas, diversas localidades do país devem passar por chuvas classificadas como “intensas”.
O nível de severidade varia entre “perigo potencial” e “perigo”, a depender da área analisada. Considerando o risco de rajadas de vento, é importante que os cidadãos tomem medidas de precaução. Por exemplo, não é recomendado se abrigar debaixo de árvores.
Os motoristas também não podem estacionar veículos perto de torres de transmissão e placas de propaganda. O instituto também alerta para o perigo de usar aparelhos eletrônicos ligados diretamente à tomada. Se o temporal persistir, vale a pena desligar o quadro geral de energia.
Ao todo, 1.925 municípios espalhados por todas as regiões brasileiras devem se preparar para as chuvas intensas. O instituto também listou as áreas específicas que podem ser afetadas pelo novo temporal.
Chuvas intensas com alerta amarelo
Quando o INMET divulga algum aviso com alerta amarelo, é sinal de que as chuvas podem apresentar “perigo potencial”. Ou seja, volume entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, além de ventos intensos (40-60 km/h). No entanto, o risco de corte de energia e alagamento é baixo.
O primeiro alerta valerá até às 23h59 desta quinta, 17/4, contemplando áreas como o Noroeste Paranaense, Presidente Prudente, Norte Central Paranaense, Sudoeste de Mato Grosso do Sul, Pantanal Sul Mato-grossense, Leste de Mato Grosso do Sul, Assis e assim por diante.
Já o segundo é mais abrangente, estendendo-se até às 10h da Sexta-Feira Santa, 18/4. Confira algumas das áreas que podem ser afetadas:
- Centro Goiano;
- Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba;
- Leste Goiano;
- Central Mineira;
- Zona da Mata;
- Centro-Sul Mato-grossense;
- Vale do Acre;
- Sul Goiano;
- Vale do Rio Doce;
- Presidente Prudente;
- São José do Rio Preto;
- Central Espírito-santense;
- Nordeste Mato-grossense;
- Leste de Mato Grosso do Sul;
- Oeste de Minas;
- Norte de Minas;
- Noroeste Espírito-santense;
- Centro Norte de Mato Grosso do Sul;
- Sul Espírito-santense;
- Sul/Sudoeste de Minas;
- Entre outras.
Alerta laranja
Outro aviso prevê chuvas mais severas, classificadas como “perigo”, no Vale do Rio Doce, Noroeste Espírito-santense, Vale do Mucuri, Norte de Minas, Sul Baiano, Jequitinhonha, Litoral Norte Espírito-santense e Centro Sul Baiano. A previsão valerá até às 10h de sexta-feira, 18/4.
Nesse caso, o volume de água pode ficar entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, além da possibilidade de ventos intensos (60-100 km/h). Há o risco mais considerável de corte de energia, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.