O Conselho Federal de Biomedicina (CFBM) deu um novo passo para o lançamento de seu edital para efetivos. Nesta terça-feira (22/10), o órgão divulgou extrato de contrato com banca organizadora que vai cuidar do concurso CFBM. A empresa escolhida foi o Instituto Brasileiro de Educação, Seleção e Tecnologia (Ibest).
As entidades firmaram acordo no dia 20 de outubro de 2024, e esse ficará válido até o dia 20 de outubro de 2025. O documento foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) após vários meses sem nenhuma atualização em relação ao certame previsto.
Ibest é a nova banca do concurso CFBM
As oportunidades do Conselho Federal de Biomedicina foram autorizadas no ano de 2023, contemplando profissionais de várias áreas de atuação e níveis de escolaridade. Na época, o órgão chegou a contratar outra empresa para cuidar da seleção por um valor de R$ 165 mil.
O Instituto de Apoio à Gestão Educacional (IGEDUC) foi a banca escolhida, com contrato assinado em junho de 2023 e validade de 12 meses. Porém, os prazos de publicação do edital não foram cumpridos, e o acordo entre as entidades acabou perdendo a vigência em junho de 2024.
Com isso, o concurso CFBM precisou de uma nova banca organizadora, e o Ibest foi a instituição selecionada. No extrato do contrato, foi informado que o órgão não terá nenhum ônus financeiro, e a empresa contratada será paga por meio da arrecadação das taxas de inscrição que serão pagas pelos candidatos.
O que esperar do concurso CFBM?
Em 2023, o governo federal aprovou a abertura de 13 vagas imediatas no Conselho Federal de Biomedicina mais formação de cadastro reserva. Esse quantitativo, porém, pode ser alterado no novo edital, tendo em vista as demandas do órgão. Os cargos ainda serão confirmados, mas a expectativa é de que haja oportunidades para:
- Nível superior: Analista Administrativo, Analista de Controle Interno, Analista Contábil e Analista Jurídico;
- Nível médio: Motorista e Técnico Administrativo;
- Nível técnico: Técnico em Tecnologia da Informação;
- Nível fundamental: Auxiliar de Serviços Gerais.
É provável que os candidatos do concurso CFBM sejam submetidos a provas escritas, podendo abranger questões objetivas e até mesmo uma parte discursiva. No caso dos cargos de nível superior, ainda pode ser aplicada uma prova de títulos, dependendo do padrão adotado pela banca.