Foi publicada a portaria de pessoal nº 523/2024, com a nomeação de profissionais que serão responsáveis pelo processo seletivo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). As oportunidades serão para 31 vagas destinadas a candidatos com grau de escolaridade superior.
Essa contratação de profissionais temporárias é justificada pela necessidade excepcional de interesse público, com objetivo de suprir demandas relacionadas ao licenciamento ambiental no escopo de atuação do IPHAN no novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
Processo seletivo IPHAN: situação atual
Foi publicada no Diário Oficial da União de 6 de setembro de 2024, por meio de Portaria Conjunta do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos e do Ministério da Cultura, a autorização para realização do processo seletivo IPHAN.
Outro documento foi publicado em 16 de outubro de 2024, com nomeação de profissionais para comissão organizadora do processo seletivo simplificado. A seguir, conheça os titulares da comissão nomeada:
- Ana Paula de Oliveira Fernandes;
- Lais Barros Gonçalves;
- Aretha Lecir Rodrigues dos Santos;
- Diana Dianovsky;
- Jeanne Cristina Menezes Crespo;
- Dinoelly Soares Alves;
- Bruna da Silva Ferreira.
Esses profissionais serão responsáveis pelo planejamento, coordenação, acompanhamento e execução das atividades relacionadas ao processo seletivo simplificado para contratação temporária de 31 novos servidores.
Vagas previstas no seletivo IPHAN
As oportunidades do processo seletivo IPHAN serão destinadas a profissionais com grau de escolaridade superior, que estarão distribuídas da seguinte maneira:
- 15 vagas na área de Arqueologia;
- 5 vagas de Geoprocessamento de Dados;
- 5 vagas de Analista Ambiental;
- 2 vagas na área de Antropologia;
- 2 vagas na área de Arquitetura;
- 2 vagas na área de Educação Patrimonial.
As remunerações que serão ofertadas aos contratados ainda não foram informadas. Os profissionais inscritos serão avaliados em processo seletivo simplificado, que poderá ser compostos de provas e/ou títulos.
Esses detalhes serão divulgados no edital normativo de abertura. O prazo para a publicação do documento normativo da seleção é de até seis meses a partir da publicação da Portaria, que entrou em vigor no dia 6 de setembro de 2024.