A Agência Nacional de Telecomunicações publicou informações sobre a realização das provas objetivas e discursivas do concurso Anatel, que serão aplicadas no próximo dia 15 de setembro.
A publicação, feita no Diário Oficial da União na edição desta quinta-feira, 29/8, também inclui orientações detalhadas sobre os itens permitidos e proibidos para o dia do exame.
Horários das provas objetivas e discursivas
A aplicação das provas objetivas e discursivas do concurso Anatel seguirá o horário oficial de Brasília–DF. Os portões serão abertos às 12h e fechados pontualmente às 13h, com início das provas às 13h30. A duração total da prova será de 5 horas.
Para consultar o local de prova, os candidatos deverão acessar o site da banca organizadora, que é o Cebraspe, a partir do dia 5 de setembro de 2024.
A consulta individual é realizada mediante a inserção dos dados solicitados e define o local de prova de cada candidato, sendo obrigatório que a prova seja realizada nesse local específico.
Orientações aos candidatos
Os candidatos deverão comparecer ao local de provas munidos de caneta esferográfica preta transparente, comprovante de inscrição e documento de identidade original. É fundamental estar atento aos itens proibidos durante a realização das provas, a fim de evitar a eliminação do concurso.
A lista de itens proibidos inclui aparelhos eletrônicos de qualquer tipo, como celulares, tablets, relógios, fones de ouvido e outros dispositivos que possibilitem comunicação ou acesso à informação.
Também são proibidos óculos escuros, lápis, marca-texto, borracha, acessórios de chapelaria e qualquer recipiente ou embalagem não transparente, como garrafas e embalagens de alimentos.
A presença de qualquer um desses itens durante a realização das provas resultará na eliminação do participante, independentemente da intenção de uso.
Sobre o concurso Anatel
O concurso da Agência Nacional de Telecomunicações oferta 50 vagas e formação de cadastro reserva para o cargo de Especialista em Regulação de Serviços Públicos de Telecomunicações, que contempla diversas áreas.
O cargo exige nível superior e oferece salário de R$ 16.413,35. Vale ressaltar que o cronograma original do certame foi alterado em junho devido à situação de calamidade pública no Rio Grande do Sul, com a realização das provas sendo reagendada para o dia 15 de setembro.
Concorrem às vagas 13.787 candidatos, que farão as provas nas capitais dos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal.
Cronograma
- 29/08/2024: divulgação do edital com informações sobre a consulta aos locais de provas;
- 15/09/2024: aplicação das provas objetivas e discursivas;
- 17/09 a 19/09/2024 (19h do primeiro dia até as 18h do último dia, horário de Brasília): consulta individual aos gabaritos oficiais preliminares das provas objetivas e divulgação do padrão preliminar de respostas da prova discursiva;
- 18/09 a 19/09/2024 (10h do primeiro dia até as 18h do último dia, horário de Brasília): prazo para interposição de recursos contra os gabaritos oficiais preliminares e/ou o padrão preliminar de respostas da prova discursiva;
- 20/09/2024: divulgação dos gabaritos oficiais definitivos das provas objetivas;
- 16/10/2024: divulgação do edital de resultado final nas provas objetivas e de resultado provisório na prova discursiva.