O Concurso Nacional Unificado (CNU) abre 6.640 vagas imediatas, com lotação por 21 diferentes órgãos do país. Após a realização das etapas de seleção definidas, haverá o curso de formação ministrado pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap).
As provas objetivas do concurso estão previstas para acontecerem no mês de agosto, enquanto as convocações para posse devem ocorrer em janeiro de 2025. Dessa maneira, os cursos para formar os novos servidores devem ser realizados apenas no próximo ano.
Enap fará cursos de formação para aprovados no CNU
Mais de seis mil novos servidores terão que fazer o curso de formação, que tem o objetivo de preparar esses novos profissionais para o exercício da função pública. Essa etapa será realizada posteriormente a aplicação das provas objetivas e prova de títulos.
De acordo com o Ministério da Gestão e da Informação em Serviços Públicos (MGI), apenas para cinco carreiras haverá exigência de formação presencial na Escola Nacional de Administração Pública (Enap). São elas:
- Especialista em políticas públicas e gestão governamental;
- Analista de infraestrutura;
- Analista de tecnologia da informação;
- Analista de comércio exterior;
- Técnico em políticas sociais.
As cargas horárias da formação presencial variam entre 360 e 580 horas, conforme a carreira. Ao final desse processo, o curso realizado de maneira presencial valerá como uma pós-graduação para o aluno.
Curso de formação CNU à distância: como vai funcionar?
O curso de formação aos aprovados no CNU acontecerá de maneira online para a maioria dos convocados. Ele será ministrado pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap), que disponibiliza este endereço eletrônico.
A plataforma indicada oferece diferentes cursos de especialização e, em breve, trará os cursos de formação dos aprovados CNU, que serão específicos para a área de atuação. O acesso ao endereço eletrônico é possível com login da plataforma GOV.BR.
De acordo com o Ministério da Gestão e da Informação em Serviços Públicos, a carga horária dos cursos à distância será de 280 horas. A formação desses profissionais deverá ser concluída durante os 36 primeiros meses de exercício da função.
O cronograma retificado do CNU aponta que os aprovados no concurso público serão convocados a tomar posse e ingressar nos cursos a partir de janeiro de 2025.