Curso de formação CNU poderá ser aplicado na molidade EaD

Concurso Nacional Unificado: os aprovados irão fazer curso de formação, seja presencial ou à distância. Apenas cinco carreiras exigem a opção presencial.

As provas do Concurso Nacional Unificado serão aplicadas no dia 18 de agosto de 2024 em todo o país. Aqueles que forem aprovados terão que passar ainda por um curso de formação, a ser realizado de maneira presencial ou à distância, conforme a carreira em disputa.

continua depois da publicidade

Ao todo, esse concurso público visa o preenchimento de 6.640 vagas, com lotação por 21 órgãos. As remunerações ofertadas variam entre R$ 4.008,24 e R$ 22.921,71. Mais de 2 milhões de pessoas se inscreveram para concorrer a uma das vagas disponíveis.

Concurso Nacional Unificado: curso de formação será obrigatório

Os profissionais que forem contratados para atuação em um dos órgãos que compõe o Concurso Nacional Unificado (CNU) irão fazer curso de formação de maneira presencial ou à distância. Para o último caso, haverá o desenvolvimento pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap), que está vinculada ao Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos.

Leia também

Apenas cinco carreiras vão exigir formação presencial: especialista em políticas públicas e gestão governamental; analista de infraestrutura; analista de tecnologia da informação; analista de comércio exterior; e técnico em políticas sociais.

continua depois da publicidade

Para aqueles que fizerem a versão presencial, o curso de formação será a terceira etapa de avaliação. Ao final, esses profissionais terão direito à certificação de pós-graduação emitida pela Escola Nacional de Administração Pública.

De acordo com o cronograma retificado, o “Enem dos Concursos” irá convocar os aprovados a tomar posse em janeiro de 2025.

Como será o curso de formação CNU?

O curso de formação inicial e continuada, ou qualificação profissional, é realizado com objetivo de preparar o profissional para a vida produtiva e social, promovendo a inserção dos trabalhadores nas atividades a serem desenvolvidas.

continua depois da publicidade

De acordo com a Escola Nacional de Administração Pública, em especial para o Concurso Nacional Unificado, o curso de formação está sendo fundamentado com propostas dos projetos pedagógicos. Ele será realizado em parceria com os órgãos que coordenam as carreiras federais, além da participação das entidades representantes dos servidores públicos.

Para a versão final do curso de formação, serão levados em consideração o conteúdo, forma e métodos pertinentes a cada uma das carreiras.

Leia também

Concursos em sua
cidade