Feriadões: quais serão as próximas folgas prolongadas de 2024?

Ao todo, teremos dois feriados prolongados em 2024 que vão cair em sextas-feiras. Confira o calendário completo e atualizado com as datas.

Com exceção do Rio de Janeiro, o Carnaval não é considerado como folga obrigatória para trabalhadores e servidores públicos. Os empregadores, mesmo assim, costumam conceder dispensa de expediente em alguns dias para manter as tradições carnavalescas.

continua depois da publicidade

Mas e quando estamos falando sobre os próximos feriados nacionais que estão previstos em lei e já foram confirmados pelo governo brasileiro? Teremos poucas folgas que caem em dias da semana e, ao todo, só existirá possibilidade de emendar duas datas em específico.

Ou seja, os brasileiros somente terão feriado prolongado durante duas vezes, considerando o calendário de 2024. Para já te deixar informado a respeito do assunto e planejar possíveis viagens, elencamos as datas na matéria. Leia até o final e fique por dentro de mais detalhes.

Lembrando que estar atualizado quanto ao cronograma de feriados no país é bem importante para os concurseiros. Assim, é possível ajustar o cronograma de estudos, no sentido de verificar as datas para descanso ou, dependendo do caso, reforço nas preparações para os certames.

continua depois da publicidade
Leia também

Aproveite que está aqui e não deixe de explorar outros conteúdos que já publicamos. Temos de tudo um pouco para te manter constantemente informado, como dicas de estudo, atualidades, regras de gramática, notícias de concursos abertos no país e muito mais.

Quais serão os feriados prolongados de 2024?

Ao todo, haverá emenda de feriado em duas datas específicas, conforme portaria divulgada pelo governo federal. Apesar de o documento ser direcionado para órgãos e entidades da Administração Pública Federal Direta, também costuma ser usado como referência por empresas.

continua depois da publicidade

Até porque as regras elencadas pelo governo são baseadas em decretos e leis anteriores, que também valem para os demais brasileiros. Em 2024, teremos dois "feriadões" para um descanso mais prolongado, considerando que ambos vão cair numa sexta-feira. Confira as datas:

  1. Sexta-feira Santa (Dia da Paixão de Cristo): 29 de março. Cai numa sexta-feira;
  2. Proclamação da República: 15 de novembro. Cai numa sexta-feira.

Os demais feriados caem em sábados, domingos ou no meio da semana. Você confere o calendário completo a seguir.

Calendário completo de feriados nacionais de 2024

O primeiro feriado nacional do ano já passou. Ele correspondeu à Confraternização Universal, celebrada no dia 1º/1. Por sua vez, o próximo já será prolongado, ou seja, cairá numa sexta-feira (Dia da Paixão de Cristo). Confira o calendário completo para você já se organizar:

continua depois da publicidade
  1. Ano Novo (Confraternização Universal): 1º de janeiro. Cai numa segunda-feira;
  2. Sexta-feira Santa (Dia da Paixão de Cristo): 29 de março. Cai numa sexta-feira;
  3. Tiradentes: 21 de abril. Cai num domingo;
  4. Dia do Trabalho: 1º de maio. Cai numa quarta-feira;
  5. Independência do Brasil: 7 de setembro. Cai num sábado;
  6. Nossa Senhora Aparecida: 12 de outubro. Cai num sábado;
  7. Finados: 2 de novembro. Cai num sábado;
  8. Proclamação da República: 15 de novembro. Cai numa sexta-feira;
  9. Dia Nacional do Zumbi e da Consciência Negra: 20 de novembro. Cai numa quarta-feira;
  10. Natal: 25 de dezembro. Cai numa quarta-feira.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade