O Detran de Mato Grosso do Sul divulgou uma nota portaria no dia 31 de janeiro de 2024, no sentido de notificar os condutores que estão com a CNH suspensa ou cassada. Portanto, eles passaram a cumprir as penalidades previstas em lei – e você confere os detalhes a seguir.
Existem inúmeros que podem ocasionar a suspensão do documento, como infrações gravíssimas que levam ao bloqueio imediato, excesso de pontos, falta de regularidade quanto à renovação, ausência de curso de reciclagem e assim por diante. Leia mais e fique por dentro.
Aproveite que está aqui e não deixe de explorar outros conteúdos que já publicamos. Temos de tudo um pouco para te deixar constantemente atualizado, como dicas de estudo, regras explicadas de gramática, notícias de concursos abertos no país e página com simulados gratuitos.
Motivos que levam à suspensão da CNH
Uma das razões mais comuns para a suspensão da CNH no Brasil é o acúmulo de pontos na carteira. A lógica em vigor atribui pontos a infrações de trânsito, variando de acordo com a gravidade da violação. Então o que pode acontecer na prática, no final das contas?
Quando um motorista atinge um determinado número de pontos dentro de um período de 12 meses, sua CNH pode ser suspensa. Os limites de pontos para suspensão variam de acordo com a gravidade das infrações. Portanto, existe a proporcionalidade com base nas multas.
As mais graves podem resultar em suspensão com um número menor de pontos acumulados. Dirigir sob a influência de álcool ou drogas, por exemplo, é uma infração grave que pode resultar na suspensão imediata da sua carteira, ainda mais por trazer riscos à vida das pessoas.
Qualquer motorista flagrado dirigindo acima desses limites pode ter sua CNH suspensa, além de enfrentar outras penalidades legais, como multas e até mesmo detenção. Participar de competições não autorizadas, como rachas ou corridas ilegais, também é visto como grave.
Poderíamos citar também: evadir-se de fiscalização policial, dirigir em velocidade excessiva, não prestar socorro em acidentes de trânsito, entre outros motivos. Abaixo, você confere quais motoristas de MS tiveram suas carteiras suspensas e cassadas, conforme nova portaria.
Quais motoristas tiveram suas CNHs suspensas ou cassadas?
Os motoristas atingidos pela nova portaria residem em Mato Grosso do Sul e, por inúmeros motivos, passaram a cumprir as penalidades previstas no CTB (Código de Trânsito Brasileiro). A lista completa pode ser acessada no Diário Oficial do Estado do dia 31 de janeiro de 2024.
Para conferir os nomes, basta consultar o documento a partir da página 39. Aqueles que tiveram a carteira suspensa, por sua vez, precisam passar pelo “Curso de Reciclagem para Condutor Infrator”. O próprio Detran oferece o serviço para facilitar a retomada da CNH.
Também será necessário realizar as provas cabíveis para regularizar a situação. Se os condutores forem pegos dirigindo sem terem resolvido o problema, um processo deverá ser instaurado para aplicar a penalidade de cassação quanto ao direito de conduzir automóveis.
A lista de agências do Detran MS, bem como telefones e endereços, pode ser consultada no site oficial do órgão.