Novas regras para tirar ou renovar CNH já estão valendo em 2024

Podemos listar, ao todo, pelo menos quatro novas regras para tirar ou renovar a CNH. Elas estão em vigor e afetam o dia a dia dos motoristas. Saiba mais.

Em meados de junho de 2023, novas regras para tirar ou renovar a CNH foram aprovadas pelo governo federal e seguem vigentes neste ano. É importante se manter atualizado sobre como funcionam os procedimentos para evitar surpresas desagradáveis na sua habilitação.

continua depois da publicidade

Vamos listar as principais alterações no decorrer da matéria para que você fique ciente e não tenha mais dúvidas. Lembrando que existem diferentes categorias da CNH; cada uma contemplando grupos específicos de motoristas. A mais conhecida de todas é a modalidade "B".

Essa categoria é destinada à condução de veículos de passeio e veículos utilitários leves. Para obtê-la em 2024, o condutor deve passar por exames específicos, incluindo prova teórica e prática em circuito delimitado. Já a categoria A possui abrangência diferente da supracitada.

Ela é destinada à condução de motocicletas, motonetas, ciclomotores, triciclos e quadriciclos. Já a "C" habilita o condutor a dirigir veículos de carga. É necessário possuir, no mínimo, 21 anos e já ter 24 meses de CNH na Categoria B ou pelo menos um ano na Categoria D.

continua depois da publicidade
Leia também

Por falar em D, essa categoria é voltada para a condução de ônibus e micro-ônibus. Os requisitos para obtenção incluem ter no mínimo 21 anos e ser habilitado na Categoria B há pelo menos dois anos ou, no caso, possuir a Categoria C por pelo menos um ano, conforme regras.

A Categoria E permite a condução de veículos da Categoria B atrelados a reboques ou semirreboques, bem como a combinação de veículos das categorias C e D. Para obter, é necessário ter, no mínimo, 21 anos completos e ser habilitado na Categoria C ou D por pelo menos um ano.

continua depois da publicidade

Por fim, a Categoria AB abrange a condução de motocicletas e veículos de passeio. É basicamente a junção da A com a B. Para obtê-la, o condutor precisa cumprir os requisitos específicos em ambas as categorias, passando também pelos respectivos exames teórico e prático.

Quais são as novas regras para tirar ou renovar a CNH em 2024?

Podemos listar, ao todo, pelo menos quatro novas regras que você precisa ficar de olho, já que são extremamente importante e impactam no seu dia a dia. A primeira delas, que talvez muitas pessoas não saiba, está ligada com o procedimento específico para renovação da CNH.

Confira a relação as principais mudanças que podem ter passado despercebidas pelos motoristas brasileiros:

continua depois da publicidade
  • Renovação pela internet: fora a realização dos exames necessários, todo o procedimento para renovar a sua CNH pode ser feito pela internet. Será necessário entrar no sistema do Detran de seu estado e fornecer dados pessoais, além de pagar pela taxa correspondente. Vale salientar que, para isso, os motoristas devem estar com a CNH em situação regular e ter habilitação com a foto;
  • Prazos de renovação: as entidades competentes, por meio de lei aprovada nos meses anteriores, também definiu novos prazos para a validade da CNH no Brasil. Funciona assim: 10 anos para condutores com até 50 anos de idade; cinco anos para motoristas com idade entre 50 e 70 anos; por fim, prazo limite de três anos para condutores mais idosos, com idade superior a 70;
  • Exame psicológico: A etapa da avaliação psicológica, estritamente feita por médicos e psicólogos peritos, passou a ser obrigatória para todas as modalidades de CNH; tanto para tirar quanto para renovar o documeto no país;
  • Categorias C, D e E: conforme lei sancionada no ano passado, o exame toxicológico passou a ser obrigatório para as CNHs de categorias C, D e E. A etapa, agora, faz parte dos procedimentos iniciais para tirar o documento, sendo também prevista dentro dos exames periódicos de renovação. Para manter a CNH válida, será necessário refazer a avaliação a cada dois anos e seis meses, exceto no caso de motoristas com mais de 70 anos. Nesse caso, o prazo limite é maior: três anos.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade