Governo lança Celular Seguro, app que bloqueia telefone roubado

Com o Celular Seguro, a ideia é de facilitar o bloqueio mais ágil dos aplicativos de bancos e da própria linha telefônica. Saiba como funciona.

Na última terça-feira, 19/12, o governo federal lançou o aplicativo "Celular Seguro", que já está disponível para dispositivos móveis com sistemas Android e iOS. A ideia é de facilitar o bloqueio rápido das funcionalidades do aparelho roubado - mais detalhes na matéria.

continua depois da publicidade

Para você ter uma ideia, o Brasil teve pelo menos 1 milhão de celulares roubados ou furtados. Isso se considerarmos apenas os dados do primeiro semestre do ano, conforme o 17º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgados pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

O crescimento foi de 16,6% ao compararmos com 2021, por exemplo. Pensando nisso e em maneiras de agilizar o processo de bloqueio de recursos, o governo federal decidiu criar uma plataforma às vítimas dos crimes, que também está disponível em navegadores pelo PC.

Aproveite a visita em nosso site e não se esqueça de conferir outros conteúdos que já publicamos por aqui. Além de economia e programas sociais, você também encontra pautas sobre dicas de estudo, notícias de concursos abertos, ciência, tecnologia e muito mais.

continua depois da publicidade
Leia também

Qual é a principal função do novo aplicativo do governo, Celular Seguro?

A ideia principal é de servir como uma plataforma para registrar a ocorrência de furto ou assalto do celular. Feito isso, um comunicado será automaticamente encaminhado para as instituições relacionadas ao Ministério da Justiça e Segurança Pública.

A ação poderá facilitar o bloqueio mais ágil dos aplicativos de bancos e da própria linha telefônica. Até porque, atualmente, é necessário contactar cada uma das entidades para informar sobre o ocorrido. Enquanto isso, os criminosos poderiam usar o celular indevidamente.

continua depois da publicidade

Com o registro do crime feito pelo site ou aplicativo do Celular Seguro, o objetivo é de inibir roubos/furtos de dispositivos móveis no país, além de criar condições para inutilizar os aparelhos que foram levados pelos criminosos.

Detalhe importante: mesmo com o registro feito no app, ainda é recomendado fazer o BO (Boletim de Ocorrência) junto à polícia.

Como usar o Celular Seguro pelo PC ou notebook?

Antes de falarmos sobre o aplicativo em si, é importante ressaltar que existe uma versão da plataforma para os navegadores. As vítimas, então, não precisam depender de outro aparelho móvel para registrar a ocorrência, já que estamos falando justamente de furtos e roubos.

continua depois da publicidade

Veja o passo a passo para se cadastrar no site e usufruir de suas funcionalidades:

  • Acesse a página oficial do Seguro Celular, que foi disponibilizada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública;
  • Faça o login com os dados cadastrados no GOV.BR. Caso ainda não tenha, será necessário criar o seu login;
  • Vá em "registrar telefone" na tela inicial do site e, depois, clique em "cadastrar telefone";
  • Feito isso, você deverá inserir todos os dados do seu aparelho. Ele precisa estar vinculado ao seu CPF;
  • Clique em "cadastrar" e pronto. Você também poderá inserir um contato de confiança no mesmo site.

Caso queira registrar a ocorrência do celular roubado, a opção está disponível logo na primeira página da plataforma.

Como usar o aplicativo do Celular Seguro?

A versão em formato de aplicativo para celulares tem a mesma lógica das regras para uso em navegadores. Veja o passo a passo:

  • Baixe o aplicativo, que está disponível para Android e iOS;
  • Você terá que fazer o login com os dados do GOV.BR;
  • Feito isso, aparecerá três opções no menu: pessoas de confiança (para inserir alguém que poderá fazer o procedimento por você), registrar telefone e registrar ocorrência;
  • Cada uma das opções contam com um passo a passo diferente. Basta seguir as instruções na tela para cada caso. Mas, antes de registrar a ocorrência, você precisa cadastrar o seu telefone. É o passo principal para ter acesso às funcionalidades do Celular Seguro;
  • Não se esqueça que o aplicativo não substitui o Boletim de Ocorrência. Faça-o também em caso de furtos ou roubos.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade